Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil

21 11

Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 – não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros não pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras.

Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares.

Alguns anos após a sua fundação,o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianças, foram degolados. Um recém-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife.

O menino, batizado pelo padre com o nome de Francisco, foi criado e educado pelo religioso, que lhe ensinou a ler e escrever, além de lhe dar noções de latim, e o iniciar no estudo da Bíblia. Aos 12 anos o menino era coroinha. Entretanto, a população local não aprovava a atitude do pároco, que criava o negrinho como filho, e não como servo.

Apesar do carinho que sentia pelo seu pai adotivo, Francisco não se conformava em ser tratado de forma diferente por causa de sua cor. E sofria muito vendo seus irmãos de raça sendo humilhados e mortos nos engenhos e praças públicas. Por isso, quando completou 15 anos, o franzino Francisco fugiu e foi em busca do seu lugar de origem, o Quilombo dos Palmares.

Após caminhar cerca de 132 quilômetros, o garoto chegou à Serra da Barriga. Como era de costume nos quilombos, recebeu uma família e um novo nome. Agora, Francisco era Zumbi. Com os conhecimentos repassados pelo padre, Zumbi logo superou seus irmãos em inteligência e coragem. Aos 17 anos tornou-se general de armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje.

Com a queda do rei Ganga Zumba, morto após acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei e levou a luta pela liberdade até o final de seus dias. Com o extermínio do Quilombo dos Palmares pela expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmãos, então terra de Pernambuco.

Contudo, em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.

“Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome Zumbi, o seu significado para a história do Brasil e para o movimento negro é praticamente unânime: Zumbi dos Palmares é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua história é contada com orgulho pelos habitantes da região onde o negro-rei pregou a liberdade.

Artigos similares

0 170

0 143

21 comentários

  1. E que venha a RESISTÊNCIA INDÍGENA…NATIVA…OU SEJA LÁ QUE NOME FOR… mas que sejam vcs…UNIDOS DE VERDADE E EXIGINDO RESPEITO !!!

    UNI-VOS!!!!

    Não ha forma de luta maior do que a UNIÃO!

    A consciência negra é um grande exeplo disso!

    Pensem nisso!
    Um abraço.

  2. EU TENHO QUE APLAUDIR A NEGADA,DIA DELES É FERIADO..E DIA DO INDIO? QUAL É O FERIADO? QUE VERGONHA…OS ÍNDIOS SÃO OS DONOS LEGÍTIMOS DESSA TERRA,E NEM UM FERIADO TEM,ISSO É UM POUCO,ALIÁS MUITO DESCASO TOTAL,AGORA USAM ESSE POUCO ESPAÇO PRA LEMBRAR DESSE DIA,DIA DO ZUMBI,FALA SÉRIO..UMA BOA PARTE DA POPULAÇÃO É RACISTA,E AGORA ESSA HIPOCRISIA,E GOSTARIA DE ESCLARECER PRA ESSA JULIANE,QUE RESPEITO E REVOLUÇÃO,NÃO TEM NADA Á VER,UMA COISA COM OUTRA,ESSA JULIANE DEVIA ESTAR DORMINDO…KKKKK…É O SEGUINTE..É INDIOS ON LINE OU NEGROS ON LINE? VAMOS SEPARAR AS RAÇAS,POIS NEGRO É NEGRO,E INDIO É INDIO,ELES TEM UM FERIADO,E NÓS? O QUE TEMOS? VAMOS PARAR DE VIVER UM MUNDO QUE NÃO EXISTE,O MUNDO É RACISTA.

  3. É bom ver que esta página é espaço para outras etnias também. Não é por ser um espaço de defesa dos povos indígenas, de preservação da cultura e de integração que dever-se-á ter viseira para outros assuntos, principalmente aos que se asse melham a de tantos e tantos povos que sofrem preconceitos. A defesa intransigente e radical de assuntos ligados a etnias e raças, pode ser uma demonstração de preconceito. Defender a união entre povos e raças é obrigação de todos aqueles que querem ummundo sem preconceitos e ódio. Todos nós pertencemos a uma mesma raça: a humana. A luta de todos, sejam brancos, índios, negros, amarelos é uma só. Pela solidariedade, pelo respeito e pela harmonia, eu elogio o artigo e, inclusive, hoje, dia 20 de novembro, sugeri que meus alunos o lessem.
    Escola Estadual Professor Rousset – Sete Lagoas – MG

  4. #
    # Truká
    # Tumbalalá
    # Xucurú-Karir
    # Pataxó-Hahãh
    # Thydêwá
    # Pataxó
    # Tuxá
    # ac-lian
    # ac-hiata
    # ac-thiago
    # ac-vivi
    # ac-yonana
    # ac-calango
    # ac-graciela
    # ac-pires34
    # ac-w5g
    # ac-juvencio
    # ac-yssotruka
    # ac-amanaiara
    # ac-kawran
    # ac-moyosay
    # ac-mara
    # ac-aracepank
    # ac-lilian
    # ac-swyani
    # ac-yuran
    # ac-alex
    # ac-maria
    # ac-curupaty
    # ac-mayra
    # ac-cecilia
    # ac-natan
    # ac-txawa
    # ac-claire
    # arco-of-etno
    # Potiguara
    # ac-anapuaka
    # Guarani
    # Tupinikim
    # Ambi_links

  5. ZUMBI DOS PALMARES,MARTIN LUTHER KING E NELSON MANDELA SÃO MEUS HERÓIS EU ADMIRO MUITO ELES.NA MINHA OPINIÃO TODO DIA É DIA DELES E ESSE FERIADO DO DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA É O MELHOR DIA DO ANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Gente,
    Se há uma coisa muito boa nesse sitio dos indios on line é o objetivo de respeitar a diversidade cultural. O preconceito existe pelo desconhecimento das diferenças dos outros. Não é a cor da pele somente que faz alguém se identificar como negro, indio ou europeu, ou asiático, mas o conjunto de crenças, sua cultura, a maneira como compreende o mundo, seus rituais,seus sonhos, suas memórias. Assim, vamos expressando nossa opinião com respeito, com boas palavras, denunciando as injustiças, relembrando as vitórias, prosseguindo na luta.Ganga Zumba, Zumbi dos Palmares, Dandara e tantos outros foram guerreiros que não se sujeitaram à opressão,o dia da consci~encia negra é um dia pra refletir, pra encaminhar as lutas, por respeito aos direitos. Aqui no sitio eu leio tantos guerreiros de hoje, fazendo a mesma coisa que eles fizeram, de maneira diferente, lutando com suas idéias. Aceitar que o preconceito é natural é um pouco como curvar outra vez a cabeça a quem diz que uns valem menos e outros mais. Somos todos cidadãos brasileiros, de várias cores. Lutemos, cada um do seu jeito e vamos em frente!

  7. será que eles tinham, cabelo na churréia ??
    a história deles é muitoooooooooooo tocante
    Cheguei a me molhar111
    Seem brincadeira é sério o que eles viviam, tudo que eles passavam é muito…
    ah1
    Vo6 tem afliceta??
    ahuahauhauahuahauhauhauahuaauahuahau

  8. eu acho assim que na epoca dos escravo poderia ser melhor como hoje ñ com essa violencia mais com a paz do nosso mundo como na epoca deles ñ tinha escola na nossa ten na epoca deles ñ tinha son na nossa ten como varias coisas que no epoca deles e melhor que a nossa as coisas da epoca deles e muito melho que hoje em dia.

  9. eu acho assim que na epoca dos escravo poderia ser melhor como hoje ñ com essa violencia mais com a paz do nosso mundo como na epoca deles ñ tinha escola na nossa ten na epoca deles ñ tinha son na nossa ten como varias coisas que no epoca deles e melhor que a nossa as coisas da epoca deles e muito melho que hoje em dia.

  10. ola eu sou um negro mas nurca quis ser branco porquer eu achoquer teria vegonha da minha pele poriso eu fis essa frase admito q há homem brancos, bons mas em proporção infinitamente menor q os maus; os maus são mais fortes pq governam. fazem o q querem . escravizam os q não são da sua cor, ainda q tenham sido criados pelo mesmo grande espirito q nos criou .não se pode ter fé em suas palavas.eles pegam o indio pela mão, dizendo. meu amigo mue irmão ; e ao mesmo tempo os destroem.

  11. bom quer os negros tenha ogulho da sua cor enquanto acor da pele for mas emportante do quer o blilho no olho sepre avera guera

  12. O meu comentario sobre o dia da consiencia negra é de que o racismo da cadeia porque os negros tem as privacidades deles por causa da nascensia deles foi Deus que quis assim essa é a minha opinião.

  13. O dia da consiencia negra é um
    marco na Histia do nosso pais
    por mais que queiram esconder o
    poder que o negro tem em nosso
    dia-a-dia só eles mesmo que não
    tem esta consiencia do poder em
    suas mãos pois a história está ai
    para todos que este feriado seja
    um em muitos bom com muita paz e
    alegria para todos vamos comemorar
    esta passagem em nossas vidas com
    alegria agora e sempre.

  14. PARA MIN NÃO SEI DE QUE FALAM QUANDO REFEREM-SE A DESCRIMINAÇAO PRECONCEITO E SE É PRETO OU BRANCO.COSTUMO FAZER DE CONTA QUE ESTOU OUVINDO, PARA QUE TANTA DISCRIMINAÇAO SE O ARROZ, O FEIJÃO, O MACARRÃO OU DEZENAS DE OUTROS MEIOS DE SOBREVIVÊNCIA PASSAM PELAS MÃOS DO PRETO, BRANO E PRINCIPALMENTE DO POBRE QUE TAMBÉM É DISCRIMINADO SOMENTE PORQUER È POBRE. SERÁ QUE É PORQUER ELES SOFREM PARA QUE AS MELHORES PRODUTOS CHEGUEM À SUA MESA COM QUALIDADE?
    SABE DE QUE ELES PRECISAM É DE OLHAREM COM RESPEITO PARA OS 10 MANDAMENTOS DA BÍBLIA AI SIM TENHO CERTEZA QUE ESSAS PESSOAS REFLETIRÃO.

Partilhe um comentário