veja a materia publicada uma semana atras.

XUCURU-PALMEIRA por JUSTIÇA

Amanha terça-feira 27 de novembro de 2007, o cacique Xiquinho Xucuru-Kariri acompanhado de cinco indígenas terão, às 11 horas, em Arapiraca, uma audiência com o Procurador Geral da República em Alagoas: Dr. Rodrigo Antonio Tenório, com o Juiz da 1º vara Federal de Alagoas: Dr. Leonardo Resende Martins, procurador da FUNAI e Administrador Regional da FUNAI-AL para resolver a questão da terra: “XUCURU-PALMEIRAS” que se arrasta há muito tempo.

O cacique Francisco José Lourenço da Silva, o Xiquinho, já relatou, há sete meses, ao juiz federal Dr. Resende Martins a caótica situação dos índios em Palmeira dos Índios, já informou das 150 famílias desassistidas pela Funai, os graves problemas de saúde e principalmente a necessidade de terra que o grupo vem cobrando há anos. Foi assim que o Ministério Publico Federal, em abril de 2007, se comprometeu a agilizar o processo das terras da comunidade indígena chamada: “XUCURU-PALMEIRAS”, conseguindo assim a confiança dos índios para assinarem um acordo e desocupar a sede da FUNAI que os índios estavam tomando como forma de pressionar tanta morosidade. Ate a presente data não saiu terra para as 150 famílias indígenas morar e eles continuam sobrevivendo numa situação lamentável. O grupo se organizou e foi a Brasília a cobrar do Presidente da FUNAI várias vezes, mas também ate agora nada foi resolvido.

Segundo Xiquinho, para a última viagem que o grupo fez a Brasília em maio de 2007, o administrador da FUNAI-AER Maceió se comprometeu a arcar com quatro mil reais de gastos de transporte e três mil reais com gastos de alimentação dos indígenas para eles executarem as reivindicações necessárias em Brasília. Como ate a presente data, nem o acordo do pagamento das despesas da viagem nem terras foram adjudicadas aos indígenas, representantes da comunidade ocuparam o prédio da FUNAI e aguardarão os resultados da audiência de amanha, terça para decidir se a ocupação continua ou não.

O orelhão da FUNAI, para quem quiser maiores informações é: 82 3336 2246

Veja mais:

Todos os dias é dia do Índio, dia 19 é mais um deles!

II Caucus Indígena Internacional sobre Acesso e Proteção de Conhecimentos Tradicionais e Biodiversidade

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. sua materia foi muito boa que o que é mais inportante é nossas terras
    e nos temos que lutar por ela porque sem ele nos não temos onde trabahla

  2. é de absoluta importância essa iniciativa de francisquinho de juntar e fazer esse movimento e reinvindicar seus direitos, mas tem que prestar atenção em quem é e em quem não é índio, pois estou cansado de ver muita gente que não é se aproveitar de um direito que é meu e de muitos outros parentes, vamos deixar de ipocresia e de querer dizer que ” há minha avó foi pega de dente de cachorro ou há minha tataravó foi pega a laço”, é lamentavel que hoje em dia exista um monte de gente querendo se aproveitar politicamente da imagem do índio que já é tanto masacrado e tem sua vós calada por uma sociedade preconçeituosa fã de cultura estrangeira e fiél a essa podre mídia, meu sincero apoio a francisquinho que continue brigando por seus direitos mas com as “armas” certas.
    sarapó wakonã

  3. é de absoluta importância essa iniciativa de francisquinho de juntar e fazer esse movimento e reinvindicar seus direitos, mas tem que prestar atenção em quem é e em quem não é índio, pois estou cansado de ver muita gente que não é se aproveitar de um direito que é meu e de muitos outros parentes, vamos deixar de ipocresia e de querer dizer que ” há minha avó foi pega de dente de cachorro ou há minha tataravó foi pega a laço”, é lamentavel que hoje em dia exista um monte de gente querendo se aproveitar politicamente da imagem do índio que já é tanto masacrado e tem sua voz calada por uma sociedade preconçeituosa fã de cultura estrangeira e fiél a essa podre mídia, meu sincero apoio a francisquinho que continue brigando por seus direitos mas com as “armas” certas.
    sarapó wakonã

  4. sabemos que a maior luta de todos os indiginas e pela terra a nossa mae terra nos tem honrado pela força de bekoi tupa~itohã nao podemos desiste dessa luta sou um guerreiro e nao disisto nunca assim espero de todos os parentes indio de toda a parte do brasil. thoy_19@hotmail.com

  5. nos saber que e de esstrema inportãncia iço porque todos nos merecem uma educassao de congreço e muitho boa entao eu vim dize isso ta qlq coisa me xama ta obrigado pela educassao

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here