veja a materia publicada uma semana atras.

XUCURU-PALMEIRA por JUSTIÇA

Amanha terça-feira 27 de novembro de 2007, o cacique Xiquinho Xucuru-Kariri acompanhado de cinco indígenas terão, às 11 horas, em Arapiraca, uma audiência com o Procurador Geral da República em Alagoas: Dr. Rodrigo Antonio Tenório, com o Juiz da 1º vara Federal de Alagoas: Dr. Leonardo Resende Martins, procurador da FUNAI e Administrador Regional da FUNAI-AL para resolver a questão da terra: “XUCURU-PALMEIRAS” que se arrasta há muito tempo.

O cacique Francisco José Lourenço da Silva, o Xiquinho, já relatou, há sete meses, ao juiz federal Dr. Resende Martins a caótica situação dos índios em Palmeira dos Índios, já informou das 150 famílias desassistidas pela Funai, os graves problemas de saúde e principalmente a necessidade de terra que o grupo vem cobrando há anos. Foi assim que o Ministério Publico Federal, em abril de 2007, se comprometeu a agilizar o processo das terras da comunidade indígena chamada: “XUCURU-PALMEIRAS”, conseguindo assim a confiança dos índios para assinarem um acordo e desocupar a sede da FUNAI que os índios estavam tomando como forma de pressionar tanta morosidade. Ate a presente data não saiu terra para as 150 famílias indígenas morar e eles continuam sobrevivendo numa situação lamentável. O grupo se organizou e foi a Brasília a cobrar do Presidente da FUNAI várias vezes, mas também ate agora nada foi resolvido.

Segundo Xiquinho, para a última viagem que o grupo fez a Brasília em maio de 2007, o administrador da FUNAI-AER Maceió se comprometeu a arcar com quatro mil reais de gastos de transporte e três mil reais com gastos de alimentação dos indígenas para eles executarem as reivindicações necessárias em Brasília. Como ate a presente data, nem o acordo do pagamento das despesas da viagem nem terras foram adjudicadas aos indígenas, representantes da comunidade ocuparam o prédio da FUNAI e aguardarão os resultados da audiência de amanha, terça para decidir se a ocupação continua ou não.

O orelhão da FUNAI, para quem quiser maiores informações é: 82 3336 2246

Veja mais:

Todos os dias é dia do Índio, dia 19 é mais um deles!

II Caucus Indígena Internacional sobre Acesso e Proteção de Conhecimentos Tradicionais e Biodiversidade