O povo Ikpeng localizado no parque indigena do xingu,Mato Grosso,recebeu entre os 11 á 19 de março os realizadores indigenas do Acre,Roraima,Rio Grande do Sul,Mato Grosso e Pernambuco, para seu quarto encontro que foi financiado pelo o pontão de cultura video nas aldeias.
Realizadores indigenas são pessoas de comunidades e povos indigenas que trabalham com audio visual,produzindo videos que tratam do seu povo na visão do proprio povo,esse e um trabalho do video nas aldeias ensinar pessoas de dentro dos povos para trabalhar com seu povo; durante todo os dias que passamos no xingu tivemos uma oficina de roteiro com o professor Leandro Saraiva, que com o seu vasto conhecimento nos passou com clareza o que se deve fazer ao se pensar em fazer um video,essa oficina foi de suma importancia para todos realizadores que puderam ver luz ao fim do tunel dos seus proximos projetos.
No ultimo dia tivemos a presença de Celio Turino representante do ministerio da cultura,sebastian e o cacique do povo pataxo hã hã hã hãe. representantes do indiosonline,duas canadesse (uma delas é índia),duas meninas de Brasilia e Leandro Saraiva,representante da tv Brasil;para discurtimos juntos os projetos e as contra-partidas dos mesmos,discurtimos tambem um programa de tv na tv Brasil onde temos como conselheiro um indígena isaac do acre,que propoês para o ministerio e para a tv que custiasse um pequeno encontro entre representantes indigenas e outra organizações para se discurtir a programação, Celio então propoês a tv Brasil de dividir a dispezas desse encontro, a tv ficou de responder; sebastian falou um pouco sobre a rede e fez um convite a todos participarem da rede estar aberta pra todos ( palavras deles que assino embaixo).
o xingu e uma beleza de se ver, fiquei muito feliz de poder conhecer outro territorio fora do nordeste,pude ver um ritual muito lindo…e conhecer pessoas maravilhosas que mim deixaram soudades, estive realmente em um paraiso, nao que minha aldeia nao seja tambem um paraiso mas o xingu e realmente inesplicavel…….
O video nas aldeias nos propocionou e nos propociona a cada minuto momentos que iram ficar pra eternidade, seja no conhecimento la fora como dentro do seu proprio povo atraves dos videos. O video nas aldeias e muito mas que videos ele perpassa tudo isso quebrado as barreiras a nossa frente e formando um elo de fortalecimento entres os povos de norte a sul este e o video; e tudo que vivi durante estes dias so tenho agradecer ao popvo Ikpeng, aos realizadores,a cada um que representou sua etidade e ao video nas aldeias, NEU MUITO OPRIGADA……….

CLÁUDIA TRUKÁ
claudiatruka@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ola Claudia , espero que esteja bem com você? e sua familia. Bom fico muito feliz de sabe que gostou muito do Xingu, especialmente do meu povo Ikpeng da aldei Moygu. Quero dizer que um video e um estrumento que vai ser muito ultio para nossa comunidades indigenas como uma arma que pode nos defender dos governo e entre outros. Nosso somos visto como impecilio pelo so brancos. Bom desejo todo de bom firme no trabalho.
    Kumare txicão(Ikpeng)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here