www.dominiopublico.gov.br

O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o “Portal Domínio Público”, ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais – de modo que a “preservação de certos direitos incentive outros usos” -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

TARSO GENRO
Ministro de Estado da Educação

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

89 COMENTÁRIOS

  1. Este site é de suma importancia para o Brasil, deve ser mais divulgado, pois muitas pessoas não sabem da sua existência, e por falta de conhecimento não é utilizado.É inacreditável se tornar conhecido através de um pedido de socorro, para não desativar. Divuguem.

  2. Descobri o site porque uma amiga me enviou dizendo que queriam desativá-lo e precisavam que mais pessoas tomassem conhecimento para que isso não acontecesse. Fiquei curiosa e acessei. Desde então não vi coisa melhor pra nos enriquecer culturalmente na internet. Espero que seja boato. É desse tipo de site que nosso país precisa!18.05.07@08:37

  3. Tenho certas dúvidas quanto à atitude ética de quem coloca no ar um projeto desses, sem que uma campanha de conscientização e divulgação alerte a população de que tal projeto exista, que disponibiliza o conhecimento de forma gratuita. Penso que se deleita em demagogia barata aquele que elaborou , colocou em prática, não informou a população da sua existência, mas a avisa de sua “ineficiência” e desativação. Só penso quanto dinheiro mal investido ou terá sido desviado no pretenso interesse de “levar a cultura a todos”, se isso é possível, pois a população que efetivamente tem acesso à internet é um pequeno nicho da sociedade. Isso realmente é lamentável.

  4. É necessário compartilharmos URGENTEMENTE este site pra todos os brasileiros ávidos e carentes de boas informações…
    Divulguem-no !!!!!!!

  5. Adorei o site, é de suma importancia para o povo brasileiro. Mas é preciso que invista mais em divulgá-lo!Fiquei sabendo porque recebi um email falando sobre a desativação do mesmo por falta de acesso, porém o acesso é pequeno porque faltou propaganda! Um país que luta pela igualdade social como o Brasil, não pode desistir de oferecer tais informações, é preciso divulgar mais o site, não desativá-lo.
    Parabéns pela iniciativa do MEC! Um povo de qualidade se faz com EDUCAÇÂO e CULTURA, somente assim o país cresce e mostra para o mundo seu real valor.

  6. Parabéns por manterem este excelente material de apoio.
    sou muito beneficiado pelo conteúdo do domínio publico.
    Obrigado!

  7. sujestão todos os dias na hora que for falar das materias efatos do lesgilativo executivo ejudiciario que seja obrigado primeiro ha divulgar este site

  8. sujestão todos os dias na hora que for falar das materias efatos do lesgilativo executivo ejudiciario que seja obrigado primeiro ha divulgar este site

  9. Este site deveria ser uso obrigatório das escolas estaduais,municipais e particulares de todo o país brasileiro, pois sua leitura é de suma importância aos nossos estudantes e admiradores da boa leitura.

  10. Adorei o site!Sensacional a iniciativa!Passei a visitá-lo a fim subsidiar minhas aulas.
    Parabéns pela iniciativa!
    Sugiro uma campanha nacional de divulgação pelos meios de comunicação.

  11. excelente trabalho! continuem assim! gostaria de obter mais informações a respeito deste site.

  12. Este site na minha opiniao deveria ser mais divulgado, nao so pelos visitantes mas tambem pelo Ministerio da Educaçao. Elogio o site e fantastico e parabens pela sua criaçao.

  13. Esta é uma boa iniciativa para construir a cultura de nosso povo, no entanto, é necessário maior divulgação. Sugiro que esta ferramenta de vital importância na vida do estudante e do profissional brasileiro seja divulgada em canal aberto de televisão, pois com certeza, muitos não a usam porque desconhecem sua existência.
    Adalberto Lima – Montes Claros – MINAS GERAIS.

  14. Este site é um dos melhores para pesquisa e entretenimento,devendo ser mais divulgado principalmente nas escolas.

  15. Esta iniciativa é de extrema importância para a população, mas são poucas pessoas que as usam, sugiro que informem este site nas grandes redes pois assim mais pessoas terão conhecimento deste, sem mais obrigado pelo conteúdo deste.

  16. É um site de extrema importância para estudantes, professores. Infelizmente Brasil é um país de poucos leitores e ainda precisa mudar esta situação. Tirar o site de circulação não ajudará em nada. O que falta é divulgação, para as escolas, mala direta para os educadores.. Muitos não sabem de sua existência. Infelizemtne, o governo tem colocado laboratórios de informática nas escolas ( cada um mais completo que o outro) só que MUitos professores não operam, pois não sabem manusear os mesmos. E o que se vê, na maioria das vezes, os laboratórios estão montados, mas estão trancados por medo de usar. Acredito que deve-se se fazer maior divulgação do site e ainda uma diquinha para os cabeças da educação; Promovam cursos básicos de computação para seus professores, assim eles não teram medo de ficar em frente ao computador!

  17. Gostaria de encontrar a obra de Gibran Khalil Gibran.É só o que falta para ser completo.Mesmo assim, não existe site igual a este.

  18. Parabéns para todos que de uma maneira ou de outra faz crescer a educação de nosso País., Estou muito feliz
    porque sou um dos exemplo que o nosso País, está indo para frente. Eu não sabia como fazer para por em mo
    vimento um compútador, hoje estou cada dia mais aprendendo mais e mais, graças a criação de programas do

    governo, como á Inclusao digital.mg,gov.br e outros. Parabéns a todos que favorece o crescimento do nosso
    povo.

  19. como não tem propaganda dessa site na tv ? Pagamos tantas propagandas do governo que não afetam nossa vida e um trabalho dessa natureza só no boca boca para se chegar nele ,na minha faculdade ninguem tinha ouvido falar,tenho uma amiga que é uma biblioteca ambulate e me disse que tinha auvido comentário entre os alunos carentes (os que não podem comprar livros) então fui no, quem tem boca vai a roma e descobri no salão do livro em palmas TO no stand da biblioteca nacional o endereço.Não é de admirar que num país dominado pelo mec(mercado comsumista)tirem do ar esse site de utilidade POBRE; pois é a opção para quem não tem como comprar livros.PARABENS PARA O GOVERNO .por que não cortam a ajuda teno (palitó ,beca)para os deputados como corte de despesas do governo.Sou pobre ,universitária ,mãe de 5 filhos,querem tirar me mais esse direito?

  20. PARA O MAL SEMPRE SE AJUNTAM MILHARES DE PESSOAS; NÃO É O MESMO PARA O BEM; PARA ESTE ACHAMOS POUCOS ADEPTOS OU QUASE NENHUM. PORÉM FICO COM OPINIÃO TAMBÉM DESTA ÚLTIMA; PORQUE NÃO COORTAM AS MORDOMIAS DE QUEM NÃO PRODUZ NADA E AINDA ROUBAM DOS TRABALHADORES DESTA NAÇÃO? MUITOS SÓ POSSUEM ESTE RECURSO PARA ESTUDAR E SABE ; EU SOU REALISTA; O QUE ELES QUEREM É QUE TODOS FIQUEM BURROS E SEM INSTRUÇÃO NENHUMA, PARA NÃO PERCEBER AS SUAS FALCATRUAS, MAS DE DEUS CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA NINGUÉM ESCONDE NADA, ESSE É O MEU ALENTO. BOA SORTE PARA VOCÊS E JUSTA CONSCIÊNCIA. 22.05.08 @ 15:05

  21. Senhores, por favor divulguem mais este site, não é possível que um instrumento da cultura mundial possa ser
    desativado. Basta de lixo eletrônico que está na rede mundial, valorizemos o que foi feito com tanto empenho.
    Desativem os maus políticos, os corruptos e os corruptores, a escória deste país, mas não desativem este site.
    Por favor não deixem este espaço cultural ser apagado.

  22. Tentei acessar para enfermagem sem sucesso, o que houve? má divulgação? a profissão enfermeiro não existe no site não foi cadastrados as obras estensas da enfermagem? necessita-se rever isto rapidamente

  23. Este syte é muito importante. Só deveria ser mais divulgado, pois nós estudantes necessitamos muito de lugares para pesquisa.

  24. É de grande utilidade este syte, só deveria ser mais divulgado, pois é uma fonte valiosa de informações e conhecimento para todos nós.31/06/2008

  25. É de grande utilidade este syte, só deveria ser mais divulgado, pois é uma fonte valiosa de informações e conhecimento para todos nós.31/06/2008

  26. Este syte é um achado !!! Podemos encontrar lindas obras que dificilmente poderíamos acessar por outros meios. A divulgação na web deveria ser intensificada.

  27. O que é bom é construtivo deve permanecer.
    A maioria das pessoas não tem acesso a cursos, para se atualizar,ou mesmo ampliarem seus conhecimentos. – este espaço, é um grande bem que o governo está oferecendo para a nação. Parabéns!

  28. ACHEI MUITO BOM E INTERESSANTE O SITE, PARABÉNS A TODOS QUE TIVERAM A BRILHANTE IDÉIA DE FAZER ESSE SITE! TEREI O MAIOR PRAZER EM DIVULGAR ESSE SITE, E MUITO SUCESSO A TODOS. QUE BRILHEM SEMPRE O CONHECIMENTO E A SABEDORIA DE TODOS QUE ESTIVERAM EMPENHADOS EM FAZER ALGO DIFERENTE E INTERESSANTE!

  29. Não sabia da existencia deste site,tomei conhecimento devido a um pedido para visitar este site.Não concordo que o mesmo não exista mais,com divulgação ele será acessado com frequencia pois existem obras maravilhosas.

  30. tudo de bom as pessoas merecem informação de boa qualidade. já basta o lixo que somos obrigados ouvir todos os dias. parabéns….

  31. Este site, nao pode ter fim, fiquei conhecendo através de uma amiga.Ele precisava ser divulgado nas escolas pois o seu conteudo é ótimo para trabalhar em salas de aula.

  32. A preservação desta blibioteca é tão importante, como o prazer de beber agua. É vida é memória. Vamos divulgar nas escolas, resgatar e formsr novos, leitores. Quem ler debate critica, orienta, e transfere conhecimentos.Maceió/ Al

  33. eu achei muito importante esta pagina onde se ve pode se aprender muito com os costumes e crenças indigenas pois eles são puros e sem maldades são os verdadeiros donos da TERRA e eles nos ensinão a vivermos melhor nos dias de hoje onde tudo gira en torno do poder e da ambição…O INDIO NÃO TEM AMBIÇÃO eles são simples e buscam tão somente serem FELIZES na NATUREZADE ONDE FAZEM PARTE…….eu sou solidario com qualquer MOVIMENTO INDIGENA que servir para a felicidade desta nação tão sofrida………….IVAN SOARES O INDIO BRANCO…….ARTISTA SERTANEJO..

  34. PRESIZAMOS DAR MAS APOIO AS ALDEIAS E AO POVO INDIGENAS….MINHA GENTE O INDIO E NA VERDADE O VERDADEIRO DONO DAS TERRAS DESTE PAIS MAS DO GEITO QUE TA DAQUI A POUCO ELES NÃO NTERAM MAS AONDE CAÇAR E FAZER SUAS OCAS ……BRASILEIROS AJUDE AO SEU IRMÃO FILHO NATO DESTE TORRÃO SIM OS INDIOS SÃO NOSSOS IRMÃOS UTETAIGA….IVAN SOARES O INDIO BRANCO…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here