Como todo mundo os indios também têm direito de votar,O voto é muito importante
Mas têm muito indio que não gosta muito,Em varias coisas eu concordo por que os
indios ficom junto com os branco, E os brancos não gostão muito muito dos indios,
Ainda mas agora que tamos tentando retomar nossas terras,e eu estou com muito medo
De que os brancos se revolte e qui aconteça uma coisa pior,eu queria que estivesse Uma ou duas urna na aldeia kariri-xocó para que os indios não se misturacem com os branco,e sem o voto agente indios não se indetificamos e não entramos na sociedade
Agora pra ser um cidadão temosque vota, Muita gentediz que o voto não é nada, mas
só que é o comtrario vota é tudo na nossa vida, mas também você tem que saber em
que vota não é só chegar la e disca em qualquer prefeito e veriador nós temos que
obiservar qual deles que vai saber o que fazer na cidade, nós tiamos um veriador
indio que não venceu as eleiçoes de de 2004,ele esta tentando de novo, tomara que
ele consiga se eleger por que nós vamos vazer de tudo nessas eleçoes de 2008
JOSÉ LUIZ

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Concordo totalmente com a sua opinião. Não é pelo fato da política estar passando por uma crise moral e ética que devemos nos afastar dela. A política é muito importante para todo o povo brasileiro. ( vide o poema “O Analfabeto Político” de Bertoldo Brech). Discordo de vc quando diz que os brancos não gostam dos índios. Você está generalizando. Sei que uma ou duas secções eletorais aí na aldeia facilitaria o acesso à votação, mas que essa instalação não seja pelo fato da discriminação. Espero que vocês consigam eleger um vereador, pelo menos. É preciso apoiá-lo e participar do seu mandato criando um colegiado do mandato, discutir coletivamente os problemas e as possíveis soluções. Ele sozinho não resolverá nada se não demonstrar força popular e eleitoral. Apesar de não ser índio se eu votasse aí eu votaria nele, evidentemente depois de conhecer suas propostas e seu caráter. Tomara que vocês consigam elegê-lo.

  2. Oi, José Luiz
    Não sou indígena, moro no RJ e amo a sua cultura…amo a causa de seu povo!
    Como vc pode ver, não é todo não índio que não gosta de índio.
    As mudanças na sociedade acontecem muito devagarinho, sabe?
    É com a história do povo que as coisas vão se modificando e elas só mudam pra melhor quando a gente vota certo!
    Votar certo é votar na pessoa que é realmente comprometida com o povo…é votar naqueles que são honestos e sinceros…mesmo sabendo que nenhum candidato vai mudar tudo rápido…pq demora mesmo…mas que este candidato faça o que prometeu…e para isso temos que votar em quem realmente conhecemos.
    Vote no índio que seja sério em suas propostas e acompanhe tudo q ele fizer na política, mesmo depois de eleito.
    Se ele errar, vc tem todo o direito de cobrar isso dele!
    Amei sua matéria!
    Escreva mais!
    Um abração!

  3. Olá parente José Luiz!!!! eu sou indio pataxó hã-hã-hãe. A minha ópinião é o seguinte eu não gosto de “politicas” não sou afiliado a nem um partido e não volto em ninguem, só justifico é um direito meu: enxiste alguns companheiros que são fanaticos na politicas do branco não sou contra, é opcional cada um faz o que achar melhor.
    Eu só acho que nós indios tinhamos que nos organizar unir forças e cobrar os nossos direitos que são garantido por lei, e fazer cumprir o que é de direito é obrigaçãoi dos palarmentares fezer justo o salários que ganham. Só para termos ideias, nós para conquistar o nosso território que foram ivadido, nós contamos com politicos, e se formos analizar só temos poucos ao nosso favor, que a maioria é afovor dos ant-indios ( os ladões das nossas terras ) Temos exempolos deste fatos na nossa região. Quero deixar uma alerta p/os companheiro não indio é qie o nosso parente ao digitar ficou nervoso e expressou desta forma, que os companheiros não levam em consideração por que, já foram tantas perseguições contra o nosso povo que muitas vezes os parentes temem de apontar os culpados , digo os ant-indios. Nós samos conciente que temos muitos e muitos companheiro não indios que abraça esta luta juntos com os povos indigenas, só no fato de vcs acessarem o nosso seite mostrou o carinho e o respeito que tem por nós.
    E voltando ao assuntos nao gosto de politicas; a politicas se ela não for bem articulada com pessoas preparadas, honesta e dgnas, se não tiver estes perfil não adianta vão fazer parte dos mensaleiros do mesmo jeito.
    E gostaria de finalizar esta minha ópinião, pedindo desculpas aos companheiro, não indios que não fiquem chateado e tenho certeza que o parente não quiz expressar desta forma, quero dejar um feliz natal p/ todos os parentes indios e não indios, que Deus abeçoa a todos…

    Emal: jovanildotitia@hotmail.com
    Cel: (73)81245667.

  4. tomara q ganhe mesmo josé luiz..
    é bom lembrar q quando é tempo de eleição,
    somos muito bem lembrados, mais quando esse tempo passa…
    eles nem sabe q existimos não é…
    legal sua materia..
    foi um bom tema…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here