Nós comunidade Pataxó Hãhãhãe estamos passando uma difícil situação com as nossas estradas que se encontra em condição precária, alem de ressaltar que a comunidade está correndo rica de vida ao trafegá-la.

A estrada da Aldeia Caramuru que destina a cidade de Pau Brasil a Itaju do Colônia e a estrada da região da Água Vermelha estão todas desterroada e cheia de buracos, pois quando fica úmida o nosso ônibus escolar tem dificuldade de nos conduzir ate aldeia Caramuru onde nós estudante estuda.Na estrada o nosso ônibus começa a tombar e os estudantes fica apavorado com esta situação do transporte.

Os pais dos estudantes ficam bastante aflitos com seus filhos que estão correndo risco de vida, porem não sabe o que fazer o jeito é pedir a tupã para que não aconteça nada de ruim.

Alèm deste caso que esta acontecendo a comunidade esta sofrendo com uma noticia muito ruim que existe um empresa de Camacan que faz linha dois dias na semana e esta ameaçada a de sair por razões da estrada esta na situação precária de difícil acesso.

E o prefeito da cidade de pau Brasil não esta nem ai com esta situação será que nós somos merecedores para vivemos enfrentando tantas dificuldades em nossas vidas?

Começamos fazer mutirão, mas não tivemos condições de prosseguir este trabalho porque é muito grande a estrada e para nós fazer este serviço bração é muito duro, e que não vai adiantar em nada, pois os buracos são muitos de bastante profundidade.

E quando chove corremos o risco de morrer, porque os carros se tornam indefesos e os motoristas não querem correr o risco de transportá-lo e o mesmo no diz que ele não quer vê o nosso povo se acabar porque a situação é grave.

Eu Bainan sou estudante desta comunidade sinto uma preocupação muito grande porque as nossas vidas são importantíssimas e não queremos que venha acontecer o pior. Pois também somos filhos de deus e merecemos ser respeitado como tal.

Esta entrevista partiu de Yonana com índio Bainan Pataxó Hãhãhãe