Na terça-feira 5 de agosto, a comunidade indígena Kariri-Xocó (AL) inaugurou um novo espaço dentro da aldeia o Ponto de Cultura Viva – Escola Viva e Vídeo-BibliOca Kariri-Xocó.
Esta iniciativa foi possível graças ao Prêmio Escola Viva ganho pelos Kariri-Xocó da Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura (SPPC/MinC) no ano de 2007 e as parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Alagoas, o Banco do Nordeste do Brasil e a ONG THYDEWAS.

Para festejar as conquistas, visitarão a aldeia Kariri-Xocó o secretário de Cultura de Alagoas, Osvaldo Viegas
a quem o paje Julio Queiroz Suira entregou uma lembrança da aldeia enquanto recebia uma doação de livros.
A Secretaria de Cultura esteve tambem presente com sua equipe, Catarina Laboure, Kandida e Wilma Maria Nobrega , quem fez uma Oficina de Incentivo a Leitura com os jovens do Ponto.
Um dos responsáveis pelo Núcleo Avançado em Educação (Nave) do Instituto Oi Futuro, Julio Horta
recebeu a lembrança das mãos de Yakuy Tupinamba.

A Sra. Eneide Rosso, Secretaria de Educação Indígena de Alagoas e a Sra Antonina estiveram presentes e receberam a lembrança das mãos de Nhenety Kariri-Xoco.

Aproveitose a comemoração para lançar o CD “Kariri-Xocó Canta”, resultado da parceria da comunidade indígena com a ONG THYDEWAS, a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (SECULT-AL) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Ayra Kariri-Xoco entregou a lembrança para Wilson Jose do Banco do Nordeste.

A FUNAI se fez presente atraves de Maria Pankararu que fez uma doação de livros e recebeu a lembrança do Paje Xoco.
.

O Canal Futura, representado por Roberto Sousa, que entregou em doação uma MALETA DE CIDADANIA (livros e DVDs)e recebeu de Atia Pankararu uma lembrança indigena.

Na mesma terça-feira 5 de agosto, esta se iniciando uma nova fase do ARCO DIGITAL – Comunidade Colaborativa de Aprendizagem – que visa fortalecer aos indígenas no seu jeito de fazer jornalismo e de utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação para buscar transformações para suas comunidades. Esta fase surge do Prêmio Parcerias ganho pela REDE ÍNDIOS ON-LINE e a parceria consolidada entre a ONG THYDEWAS e o Instituto Oi Futuro, o premio foi organizado pela Aliança Interage e pelo Instituto Ação Empresarial pela Cidadania.

A comunidade Kariri-Xocó aproveita a data para solicitar a doação de livros para sua BibliOca, Computadores, impressoras, câmaras de fotos ou vídeo para serem utilizadas pelos índios na busca da projeção de sua cultura. “Quem tiver interesse, pode vir na aldeia ou entrar em contato diretamente com os índios”

Ayrá ayra@indiosonline.org.br
Nhenety nhenety@indiosonline.org.br

Vejam a divulgacao
radio – http://ciencia.fapeal.br/player/noticia2/indexnoticia2.php
Jornal – www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia.kmf?cod=7567585&indice=0
ou em pdf www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia_pdf.kmf?cod=7567585

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Kandida da Secretaria de Cultura de Alagoas publicou seu comentario na REDE DE PONTOS DE CULTURA DO ESTADO.

    Enviado por: “Kândida Gomes” kandidagomes@yahoo.com.br kandidagomes
    Ter, 5 de Ago de 2008 7:58 pm
    Indios On-line / Kariri-Xocó – Porto Real do Colégio / 05 de agosto de 2008
    Inaugura a BibliOca e a VideOca do Ponto de Cultura, tivemos a presença do Secretário de Estado da Cultura Osvaldo Viégas, a Superintendente Catarina de Labouré, dos representantes da Oi Futuro, Canal Futura, Banco do Nordeste e da Secretária de Educação de Alagoas entre outros.
    A Bibliotecária Wilma Nóbrega realizou uma capacitação junto aos jovens indígenas que foi um sucesso, todos motivados a por em prática as informações que foram passadas na manhã de hoje.
    Assistimos a apresentação do Toré, que movimentou toda uma comunidade, das crianças pequenas aos idosos, nesse momento os Indios receberam os Cds do Toré com a participação de índios daquela comunidade. Foi um momento mágico

    Estavam presentes indígenas de diversas localidades como Bahia e Pernambuco, em seguida fomos saborear um delicioso almoço servido pelas indígenas da tribo Kariri-Xocó. “Fazia tempo que não comia algo tão saboroso.”

    No período da tarde, Wilma Nóbrega retoma com os jovens índios em sua capacitação, e um outro grupo formado por vários convidados como os líderes da Aldeia Kariri-Xocó, índios da Bahia e Pernambuco, representante da Oi Futuro e do Canal Futura, como representantes da Sec. de Educação e Eu, representando a Secult – Pontão Guerreiros Alagoanos. Em uma rodada de discussões que se tornou uma grande troca de experíências, onde o tema foi Educação e Cultura Indígena.

    Parabéns Sebastian, agora é só mais uma estapa que está sendo inaugurada, daqui pra frente, o trabalho só tem a crescer. Foi um prazer ter participado desse encontro, dessa troca de experiências.

  2. Partilho mais este e-mail:

    Sebastian,
    Agradeço a oportunidade de estar aí com essa gente maravilhosa!!Adorei os jovens, ví o quanto são inteligentes e dispostos a ajudar. Acima de tudo, todos com muitas idéias. A BibliOca terá todo meu apoio sempre que possível. Me inscrevi no CHAT e ficamos de trocar idéias com frequência.
    Parabéns pela iniciativa, pelo trabalho sério, assim, tornaremos essas crianças e jovens mais participativos, responsáveis e acima de tudo informados.
    Um grande abraço a todos.
    O meu carinho.
    Wilma
    nobregawm@hotmail.com
    Sistema de Bibliotecas Públicas
    Secult (82) 8833 9105

  3. Agradeço a Thydewas, BNB, Oi Futuro, Secretaria de Cultura de Alagoas, Secretaria de Educação/AL, Canal Futura, Funai, Indios Pankararus, Tupinambás e a comunidade Kariri-Xocó.Nhenety Kariri-Xocó.

  4. Essa materia que voce fez falando sobrea inauguraçao do ponto cutural é muito inportante porque fala tudo oque acoteceu aqui em kariri-xoco
    e que tabem fala sobre a biblioca porque quem ler tambem vai
    querer doar alguns livros

  5. Fico feliz em saber que nossos parentes estão inaugurando mais um Ponto de Cultura, agora como uma VideOca, fortalecimento e coragem para mudar é disso que precisamos para alcançar liberdade e bons projetos para o nosso povo.
    Parabéns!!!

  6. ja feis trés dia e ja esta tendo resutado chegaram alguas crianças para
    ouvir aguas historia e muita gente vei olha tira alguas duvida e eu quero agradeçer quei ajudo a contrui obrigado de coracão a thydewas,Secretaria de Cultura de Alagoas, Secretaria de Educação/AL, Canalfutura,BNB,os indios Pankararus, Tupinambás , algum indios da da minha aldeia que participaram.

  7. Parabéns a todo povo Carirí-Xocó por mais esta conquista e também a todos que de alguma maneira contribuiram para que este projeto se realiza-se com êxito. Fico feliz em saber da utilidade desta videoteca e da biblioteca para todos que delam fizerem uso , e principalmente para divulgação da cultura de vcs , abrindo caminhos , e quebrando barreiras , assim como diminuindo preconceitos.
    Vcs são merecedores deste projeto , e no final todos ganham com este pto de cultura , tanto indios qto não indios. Que esta semente se espalhe por todos os povos indigenas do nordeste !!

  8. Tive a felicidade de participar deste momento importantíssimo para a Comunidade Kariri-Xocó. Realmente, a Biblioca será um espaço de interação entre os indígenas e não indígenas, o entusiasmo dos jovens deixou-me muito feliz, sei que darão continuidade aos trabalhos que deverão ser realizados. Tudo isso só foi possível graças aos esforços da THYDÊWÁ, Instituições parceiras, Airá Kariri-Xocó, Nhenety Kariri-Xocó, e principalmente, a união de toda Comunidade representada pelos jovens.
    Que possibilitem mais Bibiliocas em todas às Nações Indígenas, assim, poderemos praticar o exercício da cidadania, na busca de um mundo mais justo.
    Parabéns a todos!!!

  9. Fiquei imensamente grata e feliz em contribuir com a instalação da BibliOca, em estar perto dos jovens que demonstraram entusiasmo e determinação. O canto das crianças, ainda soam em meus ouvidos….. Maravilha!!!! Maravilha!!!! Vamos divulgar a idéia e fazer com que BibliOcas sejam instaladasa em cada canto desse país, claro, com acervos variados e mil e uma atividades lúdicas, educativas e de estímulo à leitura, envolvendo toda comunidade. Valeu! Estaremos sempre à disposição acompanhando de perto a evolução dos trabalhos.
    Parabéns a todos!
    Wilma Nóbrega
    Bibliotecária – SECULT-AL
    (82) 9973-7063

  10. A Superintendência do IPHAN em Alagoas comunica honrosamente que a Thydêwá sagrou-se vencedora na Categoria Divulgação do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – Edição 2009, tendo como reconhecida a relevância cultural da ação “Indios-Online”. Maiores informações na Sede da Superintendência e por meio do site do IPHAN: http://www.iphan.gov.br

    Sinceras congratulações a todos!

    MÁRIO ALOÍSIO BARRETO MELO
    Superintendente do IPHAN em Alagoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here