Para conhecimento e divulgação…

— Em qui, 24/3/11,

jrosha escreveu: De: jrosha Assunto: Viva o capitalismo e a “sustentabilidade” dos colonizadores

Data: Quinta-feira, 24 de Março de 2011, 15:08

Viva o capitalismo e a “sustentabilidade” dos colonizadores

A grande imprensa manauense vive momentos de êxtase e euforia. Fartos são os comentários ufanistas do mega evento que se realiza na capital amazonense de hoje até o próximo sábado. Arnold Schwarzneger, o exterminador do futuro – e só agora eu começo a entender a razão do título -, James Cameron, Bill Clinton e algumas “estrelas” da política local, estarão reunidos 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, que acontece no Hotel Tropical.

O fórum será um espaço para discutir saídas que proporcionem melhor aproveitamento do meio ambiente para todos os tipos de investimentos, sobretudo de grandes empresas transnacionais. Com aval do governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente, ali estão reunidos empresários, políticos, dirigentes de órgãos governamentais e algumas Organizações Não-Governamentais – ONG’s para tratar do “valor econômico, ambiental e social da floresta”.

Mais uma vez, a Amazônia e seu patrimônio são temas para discussão a partir da ótica puramente mercantilista. O referido evento, além de ser um bom negócio para as empresas que o organizam, propõe-se a discutir essencialmente formas de explorar os recursos naturais de forma a combinar o saque das riquezas locais com a aparência de preservação ambiental. O conceito de “sustentabilidade” largamente empregado parece estar vinculado apenas à manutenção da saúde financeira dos empreendedores.

Os povos da Amazônia, sobretudo os povos indígenas, ficaram de fora. A sociedade civil da região não foi convidada. Sobrou para uma elite provinciana o papel de expectadora, com direito a bater palmas para os astros de lá e de cá. Não apareceu, ainda, quem se proponha a questionar que tipo de “sustentabilidade” estará em pauta. Isso, sem falar de outros temas, como políticas governamentais que vão na contramão da preservação e da falta de iniciativas concretas para conter desastres ambientais e sociais provocados pelas mudanças climáticas – esse que é um dos maiores dilemas da humanidade nos dias de hoje.

E só assim se explica a razão da exclusão dos povos da Amazônia. Se é para discutir formas de explorar e gerar lucros com a exploração dos recursos da floresta, não há de fazer sentido convocar os indígenas, ribeirinhos, trabalhadores rurais e outros segmentos da população amazônida porque estes querem, na verdade, um novo parâmetro de desenvolvimento que não veja a região apenas como uma mina a céu aberto para ser explorada de qualquer jeito e por quem não tem compromisso algum com a vida aqui e no resto do mundo. _______________________________________

Contacte-me

00 55 (92) 8811-2906 / 8143-5032

Skype: jrosha

www.jrosha.blogspot.com

FONTE :Retirado  do email mayrawapi@yahoo.com.br repassado pelo jrosha <jrosha@yahoo.com.br>http://www.jrosha.blogspot.com/

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Rodrigo Makuxi Meu nome e Rodrigo Diego dos santos,do povo macuxi terra indigena raposa serra do sol, da Organização ALIDICIR, da comunidade são jorge, graduando no 6 semestre do curso de História -Licenciatura e Bacharelado,na Universidade Federal de Roraima,e membro do projeto maruwai pela UFRR, membro do Centro acedemico de História

4 COMENTÁRIOS

  1. Este tal Capitalismo, para quem não acredita que satanás existe eis a prova pois só pode ser ele que inventou esse sistema, tão brutal e desumano destruindo a natureza a moral a decência e a alma humana.

  2. Infelizmente no Brasil, o capitalismo parece falar mais alto que tudo. Mas não é este o Projeto de Deus. O Projeto de Deus, Jesus já o deixou bem claro “Eu vim para que todos tenham vida; e todos tenham vida plenamente”. Observemos que ele não disse “Para que todos tenham vida, exceto os indígenas”!!!ELE NÃO EXCLUIU NINGUÉM! Mas os que estão no poder muitas vezes, estão surdos e só visam o próprio bolso!
    Zélia Maria
    Leiga dominicana
    Toda de Cristo
    Cps, 09/7/11

  3. Meus caros amigos leitores, cegos e ludibriados por essa baboseira de “fora capitalismo”

    Vi um comentário aí em cima do tipo “inventaram o capitalismo”
    Se estudassem um pouquinho que seja de historia, saberiam que o capitalismo não foi inventado, mas sim CONSTATADO.
    Sempre existiu, desde o Egito antigo, onde os faraós guerreavam por terras e suas riquezas.
    isso é a evolução, pessoas se superando e buscando mais para ter EVOLUÇÃO.
    Não seja hipócrita dizendo “abaixo capitalismo” quando o que você quer é sair da frente do computador e andar de carro importado, ter uma casa maior com piscina, jantar nos melhores restaurantes e ir nos melhores teatros.

    O capitalismo existe e vai continuar existindo até o fim dos tempos, e quem se incomoda com isso é porque não tem capacidade de se sobressair em nada.

    Se quiser pregar a bandeira do socialismo ou qualquer tipo de regime econômico, HAJA! Quero ver quantos aqui trabalham e doam sua 90% da sua renda p/ entidades carentes, quero ver quantos fazem trabalho voluntario, e apenas isso, já que se for remunerado é capitalismo.

    Enfim, sejam racionais, não julguem um conceito sem saber do que se trata, e se for contra, seja 100% contra, não apenas onde lhe é conveniente.

    Eu por exemplo sou vegano (quem não sabe o que é, pesquise) odeio a indústria da carne e o que fazem com animais.
    Não consumo nenhum produto de origem animal seja alimento roupas ou qualquer coisa. e Sou adepto a isso 100% do tempo, não apenas quando me é conveniente.

    PS: Indio nessa pais é igual PUTA
    Tenho certeza que não viram esses indios que venderam uma parte da amazonia para uma empresa irlandesa. por nada menos que 120R$ MILHOES!
    Viva os indios que além de se venderem, vendem suas terras – INDIOS CAPITALISTAS de merda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here