Nos dias 10 e 18 de janeiro comemoramos a conquista de nossa terra. O Ministro da Justiça Tarso Genro assinou a Portaria Declaratória da TI Potiguara de Monte-mor em 13 de dezembro do ano passado durante a última reunião da CNPI (COMISSÃO NACIONAL DE POLÍTICA INDIGENISTA) em Brasília.
Foi momento de grande alegria e emoção para todos nós e como forma de agradecimento a nosso pai Tupã e a todos os parceiros que nos apoiaram realizamos uma caminhada no dia 10 nas ruas de João Pessoa, capital paraibana, saindo da Procuradoria da República até a Assembléia Legislativa. Continuamos no município de Rio Tinto seguindo até a aldeia de Monte-mor finalizando com muito toré e churrasco em frente a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, marco da resistência Potiguara.

Não se contentando com um dia de festa, resolvemos estender mais um pouco, aí no dia 18 caminhamos mais de 6 km de Monte-mor à aldeia Três Rios no município de Marcação onde terminamos com nosso ritual.
Estamos cientes que a luta não terminou, nossas lideranças junto com o povo Potiguara tem que se empenhar e buscar meios para que possamos ter uma terra produtiva e um povo feliz.

Irembé Potiguara
irembe.indiosonline@gmail.com
Poran Potiguara
tanipotiguara@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

43 COMENTÁRIOS

  1. Meus amigos essa matéria já deveria ter sido publicada, mas por estarmos com problemas com a internet não eu pra colocarmos antes. Então, após um enorme sacrificio conseguimos colocar a matéria.
    Esperamos que gostem e comentem.
    Abraçooooo
    Poran e Irembé Potiguara

  2. Isso é mais uma prova de que se fomos à luta pelos nossos direitos conseguimos conquistar nossos objetivos, tudo depende da atitude de cada um de nos e da união de um povo pela mesma causa, é sempre bom ouvir que parentes indígenas conseguiram reconquistar suas terás isso é um motivo de alegria para todos

  3. PARABENS POVO POTIGUARA!!!
    POR MAIS UMA CONQUISTA!!!!
    PARABENS IREMBE E POREN PELA EXCELENTE MATERIA!!!!
    VALEU AS FOTOS!!!!
    DIVULGUEM!!!!!

  4. Parabéns parentes Potiguara, a luta é essa mesmo. E pode ter certeza q tds os
    povos do país esta muito feliz por vcs, pois a vitoria é nossa.
    parabéns Irembe e Poran pela materia, muito boa mesmo e as fotos então do jeito
    q agente gosta de ver.

    divulguem para que tds saibam.

    fiquem bem na paz!!

    Abraços a tds!

  5. parabésn por mais uma matéria contatada por um grupo unidos para conquistar seus direitos,pessoas que luta pelos seus ideais e a luta continua os povos indigenas unidos jamais serão vencidos.

  6. adorei sua matéria por que fala de suas conquista e por que insentiva para nós não desistirmos de nossos sonhose acreditar que sempre nós conseguiremos os nossos objetivos

  7. Parabenizo o povo Potiguara e todas as nacões indiginas por esta conquita.
    Mas nossa luta continuara ate que de fato e de direito, tenhamos os nossos direitos reconhecidos.
    Parabens povos Potiguaras.

  8. Nós:JArbele e MArineide,
    Estamos acompanhando o processo de luta pela Terra Potiguara á pouco tempo ,mas já podemos perceber o espirito guerreiro deste povo!
    PArabenizamos á todos pela conquista!!!
    Que essa conquista não se resuma apenas , a conquista da terra,mas de um fortalecimento cultural e do fim da discriminação!

    Não desistam de seus objetivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here