No dia 29 de julho de 2011. recebemos a visita de uma comitiva do SESAI, na cidade de Pau Brasil, aonde tem uma casa de referencia a saúde dos Pataxó Hãhãhãe. Essa comitiva estava composta da coordenadora do DSEI/SESAI-BA Nancy Costa, Madalena Braga, Reginaldo Tuxa(presidente do Conselho Distrital) Eduardo Tupinambá (presidente do Conselho Local Sul daBahia) Goya  Pitágoras (enfermeira SESAI), Walter José (engearia DSEI), Divino(saneamento polo Ilhéus). Ambos foram recebido pelos as lideranças tradicionais Pataxó Hãhãhãe e Equipe Multidisciplinar de Saúde. O objetivo dessa reunião foi um diálogo de conhecimento sobre a realidade de ambas parte, saúde indígenas e o SESAI, e a oficialização da próximas reunião programada para o dia 09 e 10 do próximo mês na aldeia Caramuru.

 

 

 

 

A comitiva visitou primeiro a secretaria de saúde do município de Pau Brasil, aonde a secretária de saúde Sandre contou as dificuldades que tem no município. E a coordenadora Nancy explicou como é que vai funcionar o SESAI, após essa conversar foi firmado parceria de apoio mutuo, para que os indígenas sejam melhorado a qualidade de saúde. ao término dessa reunião a comitiva seguiu para a casa de apoio aonde se reuniu com as lideranças e alguns membros da comunidade Pataxó Hãhãhãe, nesse mesmo momento as lideranças fizeram uma explanação da realidade da saúde indígena Pataxó Hãhãhãe, e queixando a omissão dos sistema de saúde nas comunidades indigenas, a negligencia por parte do órgão FUNASA, aonde tem deixado a desejar, permitindo que membro da comunidade seja prejudicado na saúde por falta de assistencia. As lidernças até propros idéias para melhorar a saúde da comunidade. Em seguida Nancy explicou o que é SESAI, as dificuldades, confirmou que essa realidade está em todas as aldeias que ela tem visitado na Bahia, e que nesse processo de formulação da estrutura do SESAI, poderia começar adiantar algumas coisa, já que tem muitas ações a ser feita, mas que o números de funcionário ainda está pouco… e que SESAI está em processo de formação da casa. A mesma se colocou sensivia a causa indígenas, Demostrou Parceira. e confirmou a vinda dela no dia 09 e 10. Declarou também que ela gosta é de conhecer a realidade de perto, e que vai continuar no decorrer de seus trabalhos fazendo as visitas nas aldeias. A comunidade se colocou a disposição a colaborar com a alimentação na próxima reunião, já que no memento o novo órgão não dispõe de recurso para esse fim. E nós indígenas se identificamos muito com Nancy, sentimos firmezas na suas palavras.

Depois de muitos desabafos e exclarecimento, ficou firmado um acordo amigável, os indios estão carentes de assistencias a saúde e os profissionais precisam trabalhar com amor a causa da saúde. Ficou combinado que os Indios Online fará fotos para demostrar o que deve ser mudado e melhorado. Na reunião também contamos com a presença da CNPI/APOINME na pessoas de Luis Titiá. Do qual ajudou bastante no contexto da discussão. Essa reunião foi muito significativa e satisfatória. Nos resta agora a Esperanças por dias melhores.

Depois que terminou a reunião foram feita uma visita ao único hospital da cidade, com a presença do vice prefeito Jeovan Pereira e a secretária Sandra, aonde foi percebido a carência que se encontra o referido hospital.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

2 COMENTÁRIOS

  1. Esperamos que com esta nova secretaria encontremos tambem uma nova sistemática de melhores soluçoes para nossos usuários.Esperamos também a compreenção das lideranças indígenas e que sejamos parceiros em busca das soluçoes,só assim podemos dar uma melhor assistencia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here