No início deste mês, estive acompanhando uma Assembléias dos Povos do Médio São Marcos. Juntamente com o professor do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, Maxim Repetto. Na assembléia contou com com aproximadamente 70 pessoas, entre lideranças, estudantes, agentes de saúde e professores. Estiveram presentes também, o prefeito e o secretário de saúde do município de Pacaraima.
O objetivo da nossa visita era apresentar o projeto PET INTERCULTURAL, que será trabalhado nesta região. O projeto contará com 12 bolsista indígenas dos diversos cursos da Universidade Federal de Roraima.
Os tuxauas todos aceitaram que o projeto fosse trabalhado la na Região. A idéia é que possamos discutir junto com as comunidades, propostas pedagógicas para a escola, assim como fazer um etnomapeamento da região, preservação de alguns animais que já não existem em grande quantidades no local.
A assembléia teve um bom proveito, além de a comunidades estar em lugar maravilhoso, o vento corre a solta, a paisagem é encantadora, enfim a comunidade é linda. A assembléia durou quatro dias e terminou com a dança do parichara e o caxiri foi liberado…

Alex Makuxi
TODOS NÓS SOMOS UM SÓ:> O POVO INDÍGENA

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here