Vejam a primeira visão de Nhenety:

e-@rco

Nos índios já estamos usando o computador como ferramenta de buscar soluções. O computador nos serve para escrever projetos ou cartas, que nos auxiliam para buscar melhorias na saúde educação, sustentabilidade e tudo que se refere a nossa sobrevivência e desenvolvimento, servindo como um Arco e Flecha.
O arco e flecha é um instrumento de defesa, de caça… Hoje em dia, um computador com internet também pode ser utilizado pelos os indios como um instrumento de defesa e caça.

Quando nos índios pensamos em fazer uma caçada, nós nos preparamos, estudando todas as possibilidades: o clima, o terreno, a época do ano… Preparamos nossas flechas, fazemos nossas orações e saímos em grupo… tem índio que pesquisa no google, o que escreve carta para governo, o que escreve projeto, o que tem faro para os recursos, o que tira os vírus, o que faz contas, gráficos, apresentações.As ações da ” Grande Caçada” é um termo que simboliza qualquer atividade que busque a subsistência como no tempo que vivíamos na floresta, mas agora refere-se uma operação atual, caçamos: fazendo projetos, cartas, documentos, casas, plantando, criando animais doméstico, estudando, enfim e um série de coisas mais.
Hoje em dia, também nos reunimos em grupo e através do computador e a internet nos estudamos todas as possibilidades: os órgãos do governo e seus editais e suas leis, as agencias de cooperação, os financiadores, os programas, os patrocínios de empresas, o mundo das parcerias… Preparamos nossos projetos e saímos na busca de concretizar nossa caçada.

Arco e flecha = computador e internet
Caçada = elaboração de projetos
Caça = projeto aprovado
Cozinhar = executar
E depois só comer o resultado

Quando um projeto é pensado, projetado, elaborado, encaminhado é igual à CAÇADA TRADICIONAL.

O que se precisa para ser um bom CAÇADOR?

Precisa aprender com os mais hábeis caçadores e principalmente praticar muito.
É bom estudar os hábitos dos animais: onde comem, onde bebem, onde vivem…
É importante saber imitar os animais para atrai-os.
É importante farejar, rastejar para capturar as caças.
É muito importante também o domínio do arco e flecha para atingir a caça.

O que se precisa para ser um bom CAÇADOR ELETRÔNICO?

Precisa aprender um pouco da informática com aqueles que já sabem sem se importar com a tribo digital que a outra pessoa pertença. Dedicar horas a pratica no computador é fundamental. Praticando se aprende. Muito do que sabemos hoje temos o aprendido praticando… Sozinhos.
Com a internet nos podemos estudar “os hábitos” das agencias, das secretarias, dos órgãos, das empresas… Onde se localizam, quais são a suas missões, quais suas formas de proceder (editais, chamadas, patrocínios, apoios, parcerias…).
É importante saber “imitar”, saber ajustar nossos projetos aos perfis daqueles que agente quer atrair, sejam eles financiadores ou parceiros…
È importante procurar, pesquisar, navegar na INTERNET para assim saber melhor como “capturar”.

Hábitat (Floresta, rio, lagoa, árvores, subsolo…) = Financiadores (Agencias, Secretarias, Empresas).

Hábitat é onde agente vai buscar a caça.
Financiador é onde agente vai buscar aprovar o projeto.

O computador é muito rápido ele vai longe pode até atrevessar o oceano, ir ao final do mundo em segundos. A luta para buscar as soluções dos problemas exige um grupo de pessoas articuladas e planejamento, portanto o arco foi esticado, quando o trabalho vai sendo desempenhado em forma de papel (flechas) elas são lançadas em todas as direções e atingem o alvo quando a ação for concretizada.

Um arco e flecha pendurado na parede é decorativo não caça nem defende.
Vamos usar nossos computadores.

Nhenety Kariri-Xocó
Nhenety@indiosonline.org.br
Comentários:
Comentário de: lian [Visitante]
Sem dúvidas amigos somos acima de tudo uma família,”pequenos”guerreiros com pensamentos grandes e vitoriosos. O arco digital é mas um meio de nos conhermos mas para que possamos buscar meios de crescimentos produtivos para ambos,mesmo não tendo um contato físico,estamos juntos com um mesmo pensamento de UNIÂO,HARMONIA,ESPIRITO DE EQUIPE,SOLIDARIEDADE E claro OTMISMO,pois somos guerreiros que acreditam em um novo orizonte em uma nova vida , vida essa feita por nós! Sim somos uma tribo colaborativa de aprendisagem, “somos aprendizens de nós mesmos”. Hávante amigos juntos somos embatives!!!!!!!!!!!!! FORÇA E FÉ, UM ABRAÇO A TODOS LIAN!!!
20.01.07 @ 14:20
Comentário de: Ivana [Membro] Email
NHENETY ESTÁ CERTO QUERIDOS ARQUEIROS!

“Um arco e flecha pendurado na parede é decorativo não caça nem defende.
Vamos usar nossos computadores.”

PRECISAMOS ESTAR ATENTOS À IMPORTANCIA DO MOVIMENTO, DA ARTICUPALAÇÃO, DA BUSCA PELOS NOSSOS DIREITOS, A LUTA PELA CIDADANIA PLENA, PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, SAÚDE DIGNA… E ISSO SÓ SE CONSEGUE CONHECENDO OS DIREITOS, CONHECENDO A ESTRUTURA
DO PODER, CONHECENDO SUA COMUNIDADE… É PRECISO INVESTIGAR… OLHAR COM OUTROS OLHOS… ESTAR ATENTOS ÀS NECESSIDADES E BUSCAR MELHORIAS… MELHORIAS ATRAVÉS DE PROJETOS.

EM TODA HISTÓRIA DA HUMANIDADE SÓ SE CONSEGUIU ALGO DE CONCRETO PARA AS MINORIAS NO MOMENTO EM QUE ELAS SE ARTICULARAM E FORAM A LUTA… EIS O MOMENTO DE IRMOS À LUTA… DE NOS ARTICULAR…

O ARCO DIGITAL NOS POSSIBILITA:

– APRENDIZADO
– ARTICULAÇÃO
– VISIBILIDADE

VAMOS TODOS ESCREVER EM NOSSOS CADERNOS, LER E COMENTAR AS MATÉRIAS … INVESTIGAR… SONHAR COM OS PROJETOS E BUSCAR REALIZÁ-LOS.

UMA GRANDE BEIJO,
MUITA LUZ PRA TODOS,
IVANA CARDOSO.
31.01.07 @ 22:26
Comentário de: nataly [Membro] Email
precisamos usar as armas que temos pricipalmente o dialogo,para lutar pelos nossos direitos,educação,saúde,conhecimentos é a ponte para tudo isso se conhecermos nossas leis saberemos como lidar com a vida de nossa aldeia,é preciso ficamos atentos a nesecidades de nossos parentes e tentar ajuda-los para melhorar a nossa covivencia.
01.02.07 @ 21:01
Comentário de: nhenety [Membro] Email · kariri-xoco
O Arco Digital é construção de todas as tribos online,e futuramente outras nações complementarão o projeto,uma UNIDADE,pela humanidade,somos todos da TRIBO DA TERRA.Vamos em frente “Arqueiros Eletrônicos”,participem na elaboração do arco,preparem as flechas com projetos necessários,apontar…teclar…atirem no alvo.Agora vamos verificar se acertou a caça,para depois trazer para as aldeias.Distribuir os benefícios do projeto(caça) em partes(direitos) iguais.Assim era dividida a caça pelos guerreiros tribais quando caçavam pela floresta.Nhenety Kariri-Xocó Guardião da Tradição Oral.
06.02.07 @ 10:19
Comentário de: inucenciokaririxoco [Membro] Email · indigena kariri-xocó
O arco digital é nossa tribo online, que está consegui unir todas etnias, é exemplo a seguir por cada comunidade porque discutimos nossos problemas e procuramos ouvir os conselhos de outros parentes para tentar solucionar nossos problemas por isso que digo o arco digital é hoje uma nova tribos de todos indígenas um abraço para todos parentes.

inucenciokaririxoco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
06.02.07 @ 18:11
Comentário de: Railapankararu [Visitante] Email
Parabéns parentes,é muito bom está participando de um projeto onde estão reunido indios que tem coragém de lutar pelos nossos direitos.Nós já lutavamos muito sem o computador, agora vamos lutar mais ainda pois estamos com uma flecha a mais o computador.
07.02.07 @ 12:22
Comentário de: Railapankararu [Visitante] Email
Parabéns parentes,continuem assim. Pois estou muito feliz com suas materias por que mim passam mais força para lutar pelos nossos direitos. Contém comigo.
07.02.07 @ 12:30
Comentário de: nhenety [Membro] Email · kariri-xoco
Fico feliz ver os parentes fazendo o curso pela internet,ganhando sementes e pedras,pelo seu esforço,para fazer seu colar digital, pela primeira vez.Agora estou vendo como se constrói um colar digital,ussando um sistema avaliativo indígena.Acho o máximo nossa tribo online fazendo sua arte,agindo nesse mundo digital,para depois fazer suas caçadas. Nhenety Kariri-Xocó.
08.02.07 @ 15:48
Comentário de: txawapataxo [Membro] Email · Terra Indigena Guarani
é isso mesmo SEbastian e Nhenety juntos estamos nos ajudando construindo um mundo melhor .Aprender a caçar e lutar pelos nossos ideias e para que sejam concretizados.
hoje podemos nos nos comunicar com pessoas que nao conhecemos mas que temos os mesmos pensamentos.O arco digital está ai para ajudar nos jovens guerreiros que vamos adiante pela conquista de nossos sonhos ,uma realidade que cada dia mais se torna viavel.um exemplo claro disso sao nos aki nos comunicando uns com os outros sem nem conhecermos.
devemos ser persistentes na luta ….
eu por exemplo estou na luta para conseguir levar a conexao para minha aldeia mas ta dificil e por enquanto nao penso em desistir, agora que começei vou até um fim ,mas sei que vou conseguir do mesmo jeito que conseguir as mudas de plantas nativas para reflorestar a nascente da minha aldeia que está se esgotando .
tenho muita fé em tupã e sei tambem que posso contar com todos os arqueiros…

Txawã

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here