Na manhã de 21 de outubro, as 08:30 da manhã a Policia Federal fortemente armada e com um contigente de 120 homens, invadiram a Aldeia Tucum, para cumprir o Mandato de Reintegração de posse da Fazenda Bela Vista onde se encontram 45 familas indígenas a quase tres anos, que já possuem plantações de banana, mandioca, abobora, feijão, quiabo, e criações de galinhas, perus e porco. Sem avisar ao Cacique Ramon Souza Santos e nem ao Administrador Regional da Funai Romulo Ciqueira, que foi impedido de participar da negociação e de entrar na área por quase uma hora pelos agente da Federal que fizeram uma barreira na entrada da aldeia. O clima foi tenso todo dia, lideranças indigenas que tentaram entrar também foram impedidas, Claudio Magalhães,
Luiz Titiá (Apoinme), Vice Cacique Adelson Amaral, que denunciaram as autoridades competentes a situação.

A área possue 785 hectares onde o grilheiro Fernando Nabuco só comprova docomentos de 190 hectares.
Só no final de tarde foi que a Policia Federal consegui desocupar a Fazenda com ajuda de oito veículos entre carro e caminhões (cedidos pelos fazendeiros),

retirando todos do indios, mulheres, crianças, idosos e seus pertences, levando-os para a sede da FUNAI onde aguardam providencias.
Sobre forte emoção e revolta os indios prometeram retornar . ‘A TERRA é NOSSA E MAIS UMA VEZ ESTAMOS SENDO EXPULSOS DELA, MAIS VAMOS CONTINAUR LUTANDO PARA QUE A FUNAI DEMARQUE DE IMEDIATO NOSSAS TERRRAS PARA QUE POSSAMOS VIVER EM PAZ’, finalizou o Cacique Ramon (foto).

Claudio Magalhaes – Liderança Tupinamba de Oliven�a
claudiocarillo@hotmail.com

COLABORE:

clique – mande sua força!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Só queremos viver e para isso temos que ter terra para plantar, dançar, pisar e comer. Roubaram as matas, poluiram os rios e agora querem terminar o que começaram… Somos filhos do sol e como seu foco, também sabemos provocar a dor no inimigo.

    Declaro o apoio a luta

    Nenhum passo a traz.

  2. mais um vez a corda quebra para o lado hiposuficiente, ate quando esse tipo de injustiça será feita contra os povos indigenas no Bahia e no Brasil.

  3. Caros parentes, é lamentavél tal decisão da Justiça Federal de Ilhéus na pessoa do juiz do qual não merece seu nome em nosso SITE, veja como funciona a Lei no Brasil de milhões de descendente de burgueses do século XVI: O litoral do Brasil era habitado ( e continua sendo) pelos Tupinambá, povo guerreiro e valente, habéis com seus arcos – e flexas defendiam seus direitos com muita competência e dignidade ( só não foram mais fortes que a pólvora, canhões e doenças dos portugueses)assim tinham tudo o que a natureza oferecia, mas hoje os grandes latifundiários que de forma ilegal nos roubaram as nossas terras deveriam estar nos bancos dos réus, mas como estamos num país “democratico” tudo estar sendo ao contrário. Cadê a lei que rege a constituição? a justiça não foi feita para proteger as Lei e assim fazê -la cumprir, acho que estar tudo errado desde os politicos até os “magistrados”
    Hoje os índios Tupinambá estão sendo espulso de suas terras, sem nenhuma ordem e nem piedade, terreno que antes era o lar sem fronteira hoje é terra de quem manda e transforma as leis e justiça da republica: a cobiça e o capitalismo que só gera imprudência e ganância de quem tem dinheiro, mesmo sabendo que esse dinheiro foi ganho com sangue de muitos índios assassinados por defender seus direitos tradicionais e constitucional.

  4. Minha força ao Cacique Babau e aos irmãos Tupinambá, que essa terra abençoada pelo sangue dos seus ancestrais, volte para vocês em breve!

  5. Fico revoltado com essa situação, como pode um povo ser privado de seu chão, o povo que deu origem a tudo que conhecemos no Brasil. É uma vergonha, e não vou ficar de braços cruzados, vou fazer o possível para colaborar com a minha parte.

    Força irmãos!
    Lembrem-se que não há caminho que leve a paz. A paz é o caminho.

  6. awiry, guerreiros, estamos todos juntos nesta luta contra o odio, a intolerencia e o genocido praticado na terra do grande espirito.
    A uniao das Naçoes Indigenas JÁ!!! sera nossa unica saida!
    …/…

    A violência contra as NAÇOES INDIGENAS esta se firmando, bem no meio da administração do governo do Partido dos Trabalhadores.
    A menos que os preconceitos atingem justamente esses trabalhadores quem hoje se transformaram em patrões e fazendeiros poderosos.

    A FUNAI mais uma vez esta omissa, o faz de conta, talvez muito ocupada com outras coisas, outras atividades compromitentes.
    Quem são os diretores e responsáveis dessa agencia de proteção ao Índio? Quem são esses advogados e procuradores omissos da FUNAI?
    Dinheiro na FUNAI tem, no estacionamento destes Senhores Brancos chamados de Doutores.

    A FUNAI esta muito cega, surda e sem palavras talvez contratou um novo síndrome de doença, uma autentica epidemia generalizada no pais que tem o nome de republica de todos e poucos, um síndrome com sintoma da cobiça, com sintoma de espírito de galinha, um síndrome que esperamos que rapidamente as policias internacionais nos tragam o remédio… higienizam uma vez para sempre os 4 andares da FUNAI.

    Irmãos Indígenas, estes três barcos de Português fedorentas venceram com violência, mentiras, escravidão, latrocínios, difamação e entre outras ignorâncias as GRANDES NAÇÕES NATIVAS quem viviam no Brasil e invadiram a suas terras, se apropriando com pedaços de papel mentirosos.

    508 anos de campos de concentrações, de maltrates, de estrupas, o quem seja, um cinismo puxado no seu extremo, o genocídio mais longo da historia da humanidade e o tudo com a bíblia na mão, com o nome de JESUS na ponta da língua e da espada.

    Revisam-se!! Irmãos das três galeras, a doutrina de Jesus nunca permitiu de matar no nome dele, nem mesmo de tirar a dignidade dos outros povos, nem de negar a humanidade das outras nações da grande irmandade da Humanidade.

    Pedimos-nos a revisão da constituição, firmando que O Índio Nativo das Américas tem ALMA, possui RELIGIÃO própria, possui uma cultura diferenciada e valorizada pela sua cosmovisão, possui línguas, praticas e modos de viver próprios, possui o direito a TERRA pela ancestralidade.
    O que se nega até hoje é o direito de SER HUMANO, DIREITO DE HUMANIDADE.

    Nações Indígenas do Brasil, seus direitos estão escritos no livrinho da CARTA DAS NAÇOES UNIDAS, do estatuto da Corte Internacional de Justiça.
    – Artigo 1, Artigo2, Artigo 73 . Entre outros asseguram a sobrevivências dos povos e de seus direitos, mesmo vencidos pela violência e a truculência dos conquistadores se auto proclamando do BEM.

    IRMAOS DAS TRES GALERAS, PRECISAMOS REVISAR E MUDAR A NOSSA ÓTICA, SIM QUEREMOS ASSEGURAR UM FUTURO MAIS EM PAZ E HARMONIA, SIM QUEREMOS ASSEGURAR O FUTURO DA HUMANIDADE!

  7. Junto com o irmão Kenavo, presto a minha solidariedade ao povo Tupinambá. O Santuário dos Pajés está passando pelo mesmo problema: de ser invadido sem ter nem um mandato judicial.
    Se precisarem vir em Brasília para exigirem das autoridades alguma providência, não deixem de nos contactar!!! O Santuário dos Pajés está de porta aberta para vcs, parentes!!

  8. Codeno veemente a ação atraz da Polícia Federal contra os parentes da Serra do Padeiro. A PF é canalha, leviana e covarde. Bandidos fardados a serviço das forças oligarquicas desse país. Essa “AÇÃO” desastroz da PF deve ser denunciada a todos os orgãos competentes desse País. Crime como esse, contra a pessoa humana não pode continuar… Sou contra os abusos das forças policiais, pricipalmente contra cidadãos indefesos. Lamento muito e me solidarizo com os Irmãos da Serra do Padeiro. Coloco-me a disposição de vcs. Edmundo Santos Pataxó(Vereador do Município de Prado).

  9. Lamento mesmo sobre isso..
    é uma crueldade sem fronterias.. porem acredito que o povo indigina deveria se unir.. e lutar mesmo.. pelo seu direito..para que a tradição e os costumes nao se percam junto com o resto.. fico trsite… pois perdi minhas raizes….

  10. O SISTEMA, NÃO EXISTE PARA PROTEGER AS MINORIAS, O SISTEMA EXISTE PARA PROTEGER O SISTEMA.
    NÃO VEJO DIFERENÇA ENTRE OS INVASORES DE PORTUGAL E OS GOVERNANTES DE HOJE.
    ACREDITO QUE AS NAÇÕES INDIGENAS AINDA NÃO FORAM COMPLETAMENTE DIZIMADAS PQ. ASSIM AS”INSTITUIÇÕES DE PROTEÇÃO”PARARIAM DE RECEBER VERBAS PARA PODER DESVIAR, E ODERECER POSSES AOS”CAPITÃES HEREDITÁRIOS” OS NEGROS AFRICANOS RECEBERAM ATRAVÉS DA”ABOLIÇÃO” STATUS DE HOMENS LIVRES. E A NAÇÃO INDIGENA CONTINUA ESCRAVO DA UNIÃO. QUEM DISSE QUE O INDIO NÃO É CAPAZ DE VIVER SEM SER TUTELADO? É MUITA COVARDIA DESTES SENHORES COM A DESCULPA DE”PROTEÇÃO” MANTER AS NAÇÕES INDIGENAS A MARGEM DE TUDO , INCLUSIVE DE SUA PRÓPRIA NACIONALIDADE DE LEGITIMO DONOS DESTE PAIS. DE LEGITIMA NAÇÃO BRASILEIRA.

  11. SEMANAS DEPOIS ESTIVE NA ALDEIA TUPINAMBÁ DA SERRA DO PADEIRO (JUNTO COM OUTROS PARENTES QUE ESTAVAM NA OFICINA DE DISCURSSÃO SOBRE O ESTATUTO DO ÍNDIO EM ILHÉUS)E PRESENCIEI A INDIGNAÇÃO E A ANGUSTIA DESSE POVO QUE TEVE OS SEUS DIREITOS DESREIPEITADOS E MASSACRADOS PELA MÃO DAQUELES QUE SE DIZEM DEUSES, QUE ACHAM QUE PODEM TIRAR O DIREITO QUE TODOS NÓS INDIGENAS TANTO ZELAMOS, O DA TERRA, QUE É O NOSSO ESPAÇO SAGRADO, ONDE AINDA TIRAMOS NOSSAS FORÇAS PARA LUTAR.
    DEIXO AQUI O MEU SENTIMENTO DE INDIGNAÇÃO CONTRA AQUELES QUE SE DIZEM ESTAR DO NOSSO LADO E TENTAM TIRAR O NOSSO DIREITO.
    MAS NOSSO TUPÃ ESTÁ DO LADO DAQUELES QUE SÃO GUERREIROS, FORTES, UNIDOS, E QUE DÃO SEU SANGUE PELA TERRA (QUE PARA NÓS INDIGENA É O BEM MAIS PRECIOSO), QUE É O CASO DE VOCÊS POVO TUPINAMBÁ.
    DEIXO AQUI UM ABRAÇO PARA TODOS E QUE CONTINUEM A LUTAR, QUE ESSA LUTA É DE TODOS NÓS POVOS INDÍGENAS.

    JÚNIOR TYHÚ – ÍNDIO TUXÁ DE RODELAS/BA

  12. ESTOU HORRORIZADO COM TUDO QUE TEM ACONTECIDO CONTRA A NAÇÃO INDÍGENA POIS EU SOU MESTIÇO DA ALDEIA TUPINAMBÁ POR PARTE DE MINHA MÃE QUE ERA INDIA GUERREIRA TUPINAMBÁ.EU FICO MUITO TRISTE EM SABER QUE OS INDIOS CONTINUA SENDO PERSEGUIDO PELOS BRANCO COMO SE FOSSE BANDIDOS CREIS SERÁ QUE ELES SE ESQUECERAM COM O QUE OS PORTUGUESES FIZERAM QUANDO INVADIRAM O BRASIL MATANTANDO A MAIORIAS DOS ÍNDIOS E AINDA QUEREM REPETIR TOMANDO AS TERRAS DOS INDIOS EM GERAL? EU SOU CONTRA AS ATITUDES DAQUELES QUE NÃO TEM O MINIMO RESPEITO COM A NAÇÃO INDÍGENA JÁ É HORA DE PARRAR COM ESTA BAGUNÇA E DÁ PRIORIDADE PARA ALGUEM QUE PERDERAM SUAS VIDAS DEFENDENDO SUAS TERRAS E SUAS FÁMILIAS NAS SUAS PROPIAS ALDEIAS. EU SEMPRE ESTAREI DO LADO DOS INDIOS APESAR DE ESTÁ CIDADE JAMAIS IREI ESQUEÇER MINHAS RAÍZES TUPINAMBÁ E OS OUTROS INDIOS DE OUTRAS ALDEIAS. SÓ ESPERO QUE DEUS VENHA FAZER JUSTIÇA A FAVOR DA NAÇÃO INDÍGENA QUE TEM HISTÓRIAS DE GRANDES MASACRES..POR FAVOR SENHORES GOVERNANTES PAREM DE PERCEGUIR AS NAÇÕES INDÍGENAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here