A Assembléia do povo xukuru ao longo dos anos está se tornando um espaço de mobilização para todos os índios do nordeste.
Houve participação de cerca de 1000 pessoas entre indígenas e entidades parceiras.
Os parentes de todos os povos de Pernambuco marcaram presença, além de 8 povos do Maranhão, o povo Tuxá da Baía, Pitaguary do Ceará e Potiguara da Paraíba.
As discussões foram bastante produtivas e o ponto central foi o problema de criminalização de indígenas como em Xukuru se tem o caso de várias pessoas entre elas as lideranças Agnaldo e Rinaldo que acredito serem os casos mais recentes.
Os assuntos acabaram se tornando comuns entre os povos presentes onde cada liderança compartilhou suas vivências.
Deixando as discussões de lado, este encontro nos trouxe grandes surpresas pois os jovens Xukuru mostraram do que são capazes e que realmente trabalham de maneira séria e independente.
Eles exibiram filmes produzidos por eles próprios e que foram motivo de grande emoção para todos. Um dos filmes contava a história do assassinato do cacique Xicão onde toda plenária se emocionou.
A caminhada para cidade no último dia foi uma das mais lindas e fortes que já presenciei.
As ruas da cidade de Pesqueira tremeram.
Foi um momento muito alegre e após a caminhada um palco estava armado para que as lideranças e os convidados se pronunciassem.
Um dos convidados foi o Governador de Pernambuco Eduardo Campos que ouviu os anceios dos povos do estado e se copmprometeu a contribuir no que fosse possível.

Parabéns a todos os Xukurú em especial a sua juventude que realizaram um ótimo trabalho!!!!

Irembé Potiguara
irembe.indiosonline@gmail.com