Em sua sabedoria milenar, a cultura indígena valoriza muito o celebrar. Suas festas são manifestações alegres de amor à vida e a natureza. Têm como referência em suas tradições a espiritualidade, que é a dimensão da vida criada por um ser superior, tendo nos elementos da natureza – árvores, pássaros, animais, rios, lagos, matas – a grandeza da vida. A Comunidade Pataxó de Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália, mais uma vez se prepara para realizar os jogos indígenas, nasce então um novo conceito de se fazer, conhecer e se estabelecer uma relação de igualdade com a sociedade envolvente. Somente o esporte possibilitará esse momento de respeito às diferenças e de promover a diversidade cultural étnica que caracteriza os indígenas brasileiros. Na sua sétima edição os Jogos contará com a presença de Povos indígenas da Bahia, que foram convidadas para fazer deste evento uma interação entre índios, comunidade local e visitantes. Foram convidados os Pataxó de Barra Velha, Aldeia Velha e Pé do Monte, os Tupinambás, os Tuxás, os Kiriris e os Pataxó Há-há-hãe, que mostrarão nos Jogos aos visitantes que essa tradição não tem sentido de coisa passada e sim na busca da memória, que é transmitida e atualizada de geração a geração, respeitando-se assim esses valores, adquirindo o dom da partilha em comemorar uns com os outros, vivendo a gratuidade do festejar e reunir as comunidades indígenas desenvolvendo o aspecto lúdico da prática esportiva, revelando e resgatando as manifestações esportivas e culturais, com o anseio principal de fortalecer a identidade cultural, fortalecendo a confraternização entre tribos e entre a sociedade não indígena, além de ampliar a autoestima de seus participantes.

Por Karkaju Pataxó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns!!! parente por este jogo tão maravolhoso, digo isso por experiencia porque já participei como também o meu povo participa todo o ano.
    tenham um bom jogo e abraço para todos vcs..

    yonana pataxó hãhãhãe

  2. como sempre a comunidade indígena de Coroa Vermelha está de parabéns pela iniciativa e pela forma de conduzir suas atividades…espero
    que esse ano como todos os outros seja uma festa maravilha e de muita partilha entre todos os povos presentes…parabéns a todos…

  3. bom karkaju, nós pataxos hãhãhães particularmentes adoramos essa sétima edicão dos jogos indigenas, esperamos que no praximo ano seja tudo assim novamente, que todos possamos competir sem rivalidade e sem suberania, mostrando assim para sociedade que nós indigenas do brasil e principalmente da bahia apesar das diferencas somos unidos , unidos pela forca que vem lá de cima , que o nosso pai tupã nos abencoe, e que esse laco de harmonia e fraternidade prevaleca por toda eternidades…
    bracos de Puhuy, pataxo hãhãhãe

  4. Gostaria de ver fotos dos VII Jogos Indigenas Pataxós, principalmente aquelas em que estão evidentes o uso de meias pelos lutadores ou pelos parrticipantes. Aguardo que editem pela Internet ou que me enviem pelo e-mail. Obrigado.

  5. Texto muito interessante , mais gostaria que as matérias fossem um pouco mais focadas para um público menos exigente ( Crianças do Ensino fundamental ).

  6. Renovo meu pedido anterior de que me contatem para que possa receber novsas fotos de indígenas calçados de meias, poara ampliar o álbum que já tenho. Estou nas redes sociais e no me-maol. OBRIGADO. Deusarino de Melo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here