ufmg

Saiu o edital para estudantes indígenas ingressarem na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Mas antes disso, escrevo aqui uma pequena reflexão a ser analisada em três pontos centrais: A conquista, o que falta e o desafio.

A CONQUISTA!

Com o crescimento do movimento indígena no Brasil, muitas universidades tem aberto vagas para estudantes indígenas. Universidades como UnB, UFMG, UNEMAT, UEA dentre outras são exemplos de acadêmias dispostas a trabalhar com as diferenças, tentando tratar como mais um conhecimento a acrescentar para a universidade. Com isso, está acontecendo uma alteração do ambiente acadêmico, e de certa forma os estudantes têm contribuido bastante para que aquela visão do indígena como um “objeto de estudo” seja apagado de vez e tornando o estudante indígena como protagonista de sua própria história.

O QUE FALTA ?

Uma reflexão a ser analisada são as condições necessárias para que o aluno indigena possa estudar, e isso em muitas vezes não ocorre.  Pois o estudante sai de sua terra de origem e sem condições financeiras e moradia o aluno acaba desistindo da sua graduação.

O DESAFIO!

Dessa forma, nosso desafio agora não é adquirir vagas para o indígena nas universidade, mas sim exigir que o ESTADO forneça ferramentas para que esse estudante possa concluir sua graduação.

…………………………………………………………………………………… Luiz Tukano

A UFMG assinou convênio com a FUNAI e com a SECAD para garantir os recursos necessários para bolsas e outras despesas dos cursos.
São 12 vagas, duas em cada um dos seguintes cursos:
Medicina, Odontologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Agronomia.

Atenção para os prazos e documentos exigidos:

INSCRIÇÕES: 21 de janeiro a 09 de fevereiro de 2010 – no site da UFMG/ COPEVE (Comissão Permanente de Vestibular), www.ufmg.br/copeve.
Não haverá taxa de inscrição.  Deve ser preparada também documentação a ser enviada pelo correio.

PROVAS: 07 de março de 2010, em Belo Horizonte, Campus da UFMG na Pampulha.

INFORMAÇÕES:
Secretaria do FIEI (Formação Intercultural de Educadores Indígenas)
Tel: 31- 3409-6371
Tel: 31- 3409-6368