DIVULGUEM!!

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a Fundação Universidade de Brasília (FUB), considerando o convênio firmado em 16 de fevereiro de 2004, comunicam a realização de processo seletivo destinado a selecionar candidatos indígenas para provimento de vagas nos cursos de graduação.

Bom, quanto as novidades foi acrescentado mais um curso o de Ciências Sociais com 2 vagas, e a indicação dos estudantes indígenas deve conter cópia da ata de reunião, realizada pela comunidade, associação ou organização indígena que formalize a indicação do candidato para concorrer a uma vaga no Processo Seletivo da UnB, contendo a assinatura de pelo menos duas lideranças, com telefone de contato e de todos presentes a reunião.

Antes de tudo é importante comunicar  AS LIDERANÇAS QUE OBSERVEM A RESPONSABILIDADE DA INDICAÇÃO DO ESTUDANTE, PARA QUE NÃO HAJA QUESTIONAMENTOS QUANTO A SUA REPRESENTAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO ou até mesmo SUSPEITAS DE FALSIFICAÇÃO!!
Só assim, podemos ter a certeza de que o estudante indígena é de fato um membro/morador da comunidade ou região!

COMUNIDADE, ALDEIA, MORADORES vocês são RESPONSÁVEIS pela indicação!

LOCAIS DE PROVA:
As provas serão realizadas nos seguintes polos regionais: Barra do Garças/MT, Boa Vista/RR, Cruzeiro do Sul/AC, Porto Velho/RO e Tabatinga/AM.
Em face da indisponibilidade de locais adequados ou suficientes nas cidades de realização das
provas, estas poderão ser realizadas em outras cidades.
PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo, será restrito a candidatos indígenas, que tenham cursado (ou estejam cursando) todo o ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular, desde que por meio de bolsa de estudos integral.
As inscrições deverão ser efetuadas pelo candidato em formulário próprio, que deverá ser enviado, no período de 9 de fevereiro a 29 de abril de 2011, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento, para a Central de Atendimento do CESPE/UnB – Processo Seletivo FUNAI/UnB – Caixa Postal 4488, CEP 70904-970, Brasília/DF.

O formulário de inscrição estará disponível na Internet, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/vestibular/conveniofunai_unb2011, na sede da Fundação Nacional do Índio, em Brasília, e nas demais coordenações regionais e coordenações técnicas locais.
VAGAS:

Agronomia 01 vaga
Ciências Sociais 02 vagas
Enfermagem e Obstetrícia 02 vagas
Engenharia Florestal 01 vaga
Medicina 02 vagas
Nutrição 02 vagas
TOTAL 10 vagas.
PROVA:
As provas de conhecimentos abrangerão os objetos de avaliação constantes.
Prova Objetiva: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Geografia, História e Química
Redação em Língua Portuguesa. Geralmente com uma temática indígena. Ex: Educação, meio ambiente etc.

APROVAÇÃO:

A relação dos candidatos aprovados para a primeira chamada do Processo Seletivo de 2011 será
divulgada na data provável de 19 de julho de 2011, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/vestibular/conveniofunai_unb2011, e na Fundação Nacional do Índio, na sua sede, em Brasília, bem como nas administrações executivas regionais ou núcleos de apoio locais.


Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena do Povo Tukano. Natural de São Gabriel da Cachoeira- Amazonas- Brasil. Estudante de Biologia pela Universidade de Brasília- DF

26 COMENTÁRIOS

  1. Parentes,nós sabemos do que nossos antepassados sofreram quando lhes arrancaram do chão os pés ,nem lhes deram a permissão de consigo levar o bem que por direito tupã dera a todos, mulher e filhos que por uns malvados foram usados em nome de uma sociedade que se achava no direito da terra mãe tirar os filhos que por ela fora paridos, para livrar o mundo desta degradação.A nossa Cacique Valdelice terá asua liberdade sim pois é de Tupã que virá as bençãos. Mesmo toda a justiça do mundo for contra cairá por terra e a Tupã REVERENCIAREMOS E AGRADECEMOS pela nossa JAMOPOTY FILHA DE TUPÃ,como agradecemos porJACY,GUARACY,AMANA,POIS DELE É O PODER E A JUSTIÇA ELE NOS CONHECE DE DENTRO PRA FORA E DE FORA PARA DENTRO DELE E A JUSTIÇA.AUERE

  2. É grande a injustiça feita a Cacique VALDELICE,uma mulher que está numa luta com um povo que a quer como se deseja uma mãe ,pois por causa dela, muitos índios sairam das sargetas ,famílias inteiras sairam da vida que tinham e hoje estam vivendo com dignidade,mostrando a sociedade que ser indio e´sinonimo de coragem de ir a luta por justiça reinvindicando na hora certa a quem de competência for.ParenTES PRECISAMOS ESTÁ ATENTO AO QUE ESTÁ ACONTECENDO.

  3. Graça jacy tupinamba´
    -Estes cursos são necessários para nós, no entanto aqui em Olivença na cidade de Ilhéus precisamente no estado da Bahia fica muito longe.com certeza as vagas estão muito aquem das demandas e fora da realidade do número de indigenas Precisamos de convênios aqui na UESC, PARA QUE ACONTEÇAM CURSOS ESPECÍFICOS PARA INDÍGENAS.Esta é uma sugestão,

  4. Bom Dia, sou indígena, Caingangue de Nonoai/RS, gostaria de fazer o vestibular de Medicina da UNB, porém o local de prova mais próximo de onde moro é Barra do Garça/MT, não tem como realizar esta prova em Chapecó/SC em alguma das universidades?

  5. Cara jaqueline da Silva, o vestibular da UNB é realizado anualmente através de um edital onde são avaliados os pólos das provas- cidade, estado etc. A forma de avaliação leva em consideração a região onde não possui sistema de cotas ou ações afirmativas para indígenas. Dessa forma, afim de regionalizar o vestibular foram escolhidos Pólos que possuem população abrangente e que de certa forma as universidade não conseguem ingressar estudantes indígenas dentro da instituição. A princípio a Região Norte fica contemplado, porém a idéia que nos próximos vestibulares outras regiões sejam contempladas. Aconselho a sua região apontar formalmente essa demanda para que futuramente possa ter embasamento na escolha das regiões.

  6. Caro, Carlos como vc pode vê as provas serão realizados nos seguintes pólos:
    Barra do Garças/MT, Boa Vista/RR, Cruzeiro do Sul/AC, Porto Velho/RO e Tabatinga/AM.

  7. olá Luiz Tukano parente,
    sou indigena tikuna amazonas, quero informação sobre essa vestibular indigena, aqui na parte nosso região não há vaga para os tikunas sempre nós incluido e nenhum tikuna estudando em Brasilia por que. parente tukano melhor comunicar para o coordenador regional do Tabatinga Ismael Adercio Costodio ele não informando passa informação para ele. atraves do telefone ou email. e por favor mande email ele.

  8. Sou india Tuxá, da aldeia localizada na cidade de Rodelas-BA. Acredito que irei fazer o vestibular,afinal,é uma oportunidade enorme para todos nós indigenas.
    Então,só peço que sempre postem alguma novidade quanto ao assunto.

    Obrigada!
    Um forte abraço!

  9. Caro Tiago o EDITAL do vestibular foi enviado para todas as coordenações regionais da FUNAI, inclusive do Amazonas. Portanto, cabe a comunidades sempre fazer essa fiscalização da regional divulgar de forma transparente. Mais qualquer coisa as informações necessárias já estão nesse site ok.

    Abraços

  10. Erica, não tem como realizar a inscrição pela internet, pois se faz necessário enviar as assinaturas (ata de reunião da comunidade) das lideranças.

  11. Parentes, são muito poucas as vagas para os indigenas, tendo em vista a grande quantidade de povos existentes, precisamos aumentar esse número!

  12. Ola sou pataxó, da aldeia Coroa Vermelha-ba
    Gostaria de saber porque este ano ovestibular não sera realizado na sede UnB?
    moro tão longe dos locais de realizaçao das provas!
    outra duvida…é necessario os candidatos indigenas ter uma copia com as assinaturas das linderanças presentes em tal reunião. ou só o que foi postado para voces! abraço.

  13. Olá Mara Pataxó, esse ano realmente não teremos o Pólo de Brasília, por conta do objetivo do processo seletivo que é regionalizar o vestibular para os indígenas da Região Norte com exceto Barra do Corda que já teve vestibular, porém não obteve nenhum aprovado no último ano. Dessa forma, provavelmente a Bahia poderá ser contemplada em próximos vestibulares que irá incluir as outras regiões do Brasil – Sudeste, Sul etc.
    Por fim, gostaríamos de lhe informar que temos estudantes na UnB de Coroa Vermelha, é o caso do Uelzo Pataxó, Joseildes Pataxó e outra estudante Joseane Pataxó, no total temos aproximadamente 6 pataxós da UnB.

    Grato.

  14. Como voce mesmo resaltou temos sim ,estudantes de coroa vermelha na unb…. até mesmo ”joseildes salles” que é minha irmã! mas todos estes entraram em um periodo onde o vestibular foi realizado na sede ”UnB”.. mas vou até o local mas proximo..que acredito que seja (Barra da Graças-MT) irei presta o vestibular!agradeço a atenção
    abraços

  15. Pode sim Jordana, no entanto as incrições encerraram. Agora só no próximos edital, que por sua vez não tem previsão!

  16. pq ha um candidato que esta fazendo um curso na ufmt, terceiro ano de enfermagem e é bolsista da funai,isso pode ser aceito?

  17. Jordana, não há nada do edital que possa proibir qualquer indígena de realizar a prova, a não ser se o mesmo não for indígena ou não tiver indicação da comunidade ou lideranças. No entanto, a prova é aberta para todos os indígenas do Brasil, seja eles formados no Ensino Médio, estudantes de outras universidades ou faculdades particulares etc. Pois se trata de um direito que o candiadto possui.

    OK.

  18. Sou Darlan Marcelino,índio kaimbé,minha aldeia fica localizada no municipio de Euclides da Cunha-BA.vejo que muitas universidades em todo o Brasil já aderiram ao sistema de cotas para indígenas,assim como também auxiliam os indígenas,até mesmo financeiramente,ao ingressarem na universidade.Sei que essa oportunidade dada a nós indígenas é resultado de uma longa jornada conjunta de reivindicações por parte desse povo unido e guerreiro do qual eu faço parte com muito orgulho.Mas ainda precisam ser melhoradas as politicas de permanência para os indígenas que já são universitários,principalmente em Brasilia onde o custo de vida é muito alto.

  19. olá Luiz tukano, sou de boa vista RR, e gostaria de saber quando vai abrir as inscrições para o vestibular de 2012 para a UNB?

  20. são poucas as vagas oferecidas para as comunidades indígenas,porque nós como indígenas temos que sofrer a exclusão como sempre? se hoje em dia nós como indígenas temos a mesma capacidade de entendimento que um não índio tem, por isso digo que são poucas as oportunidades que são nós oferecidas, mas mesmo assim ,estamos ai marcando presença no meio daqueles que se senten encomodado com nossa presença, para fazer diferença,só queria saber porque há poucas vagas para nós indígenas,se há uma grande demada de indígenas?

  21. Caro Junior Macuxi, é provavel que tenha nesse primeiro semestre de 2012. Fique atento no site do CESPE.UNB ou da Fundação Nacional do Índio- FUNAI, onde os mesmo são responsáveis pela divulgação e inscrição. O site da UnB também publica algo relacionado ao vestibular indígena.
    Edileide, o que posso dizer para você que estamos lutando para que as vagas indígenas sejam realmente ocupadas pelos mesmos. Porém isso é um dever que tem que vim principalmente da BASE, ou seja, da comunidade indígena ao qual indica seu representante. As vagas indígenas são poucas, porém a luta é nacional, tem Estado que tem cotas outros lugares não, pois depende da luta de cada comunidade indígena local, isso requer a união e esforço da comunidade, jovem, adultos, ongs, entre outros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here