Vamos valorizar nossas tradições

Antigamente nos mulheres indígenas tínhamos uma forma especifica de ganhar filhos, era de cócoras, uma forma segura que alivia a dor e que faz o bebê nascer mais rápido. Desta forma nos índias podíamos fazer nosso próprio parto. Certa vez um medico me perguntou se na minha aldeia os partos eram feitos de cócoras, e eu o respondi que não, que hoje muitas de nos iam para o hospital ter filhos pelo modo do branco, e ele me respondeu: que pena! essa é a melhor forma de se ter filhos. Ele então me disse que tinha adotado o nosso modelo de ter filhos, e que já tinha feito vários partos assim, e se eu quisesse ele iria na minha aldeia “por nos índias para voltar a ganhar nossos filhos de cócoras”.
O que eu quero mostrar é que nossa cultura tem muita coisa boa e é por isso que devemos resgatar-la. É um orgulho saber que estão aderindo a uma forma indígena de ter filhos, e podemos ter certeza de que os não índios estão fazendo isso porque é algo que vale a pena mesmo. A vida toda os não índios condenaram nosso modo de vida. Na melhor da hipóteses nos tratam como interessantes por sermos exóticos. Somos interessantes para eles, mas pensam que nosso modo de vida é bonitinho porem não é para se copiar, tem limites para isso. Contudo sabemos que hoje os não índios estão aderindo a muitas coisas do nosso modo de vida. Na verdade os não índios falam que estudam e descobrem novas formas de fazer as coisas, nunca falam que observaram nosso modo de vida, e não nos faltam exemplos para isso.
Deve partir de nós o maior exemplo de respeito por nosso modo de vida, e a forma de fazer isso é resgatando nossa cultura e evitando absorver, ou pelo menos selecionando melhor os valores que estamos absorvendo dos não índios.

Olinda Muniz

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. é bom saber que os indios estão unidos visando algo que futuramente servira para todos temos que nos unirmos indios com indios desejo toda sorte para vcs indigenas e qualquer coisa os tuxás estão em rodelas prontos pro que der e vinher, estamos cansados de ser masacrados tá na hora de dar a volta por cima e seguir.

  2. esta é uma das melhores materias que eu já li.

    é verdadee ate esta suavisada..
    porque é vergonhoso ver como os “brancos” descriminaram as sabedorias dos indios e hoje as roubam…..

    Mas ainda ha muita bagunça…indios querendo viver nas cidades à moda….e pessoas das metropolis querendo viver nos campo à estilos mais naturais….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here