A mídia influência cada vez mais o dia à dia de nós índios Pankararus.
Essa influência vêm atingindo principalmente os jovens, fazendo com que eles se afastem da sua própria cultura, passando a valorizar e vivênciar outras culturas. Começam a vestir e a falar como não-índios, e como pessoas que são vistas apenas através da TV.
E também por estarem próximos de algumas cidades, a mídia tenta desvalorizar e fazer com que nós índios passemos a renunciar cada dia mais,nossa própria cultura podemos observar claramente esta invasão cultural.
pois grande parte de nossas crianças possuem nomes de não- índios, e com isso podemos nos perguntar!
onde foram parar nossos nomes indígenas?
Toda essa influência tenta fazer com que nós índios deixe nossa cultura de lado, e passe a viver como os não-índios, que um dia invadiram nossas terras e costumes, com o objetivo de tirar proveito da nossa cultura, conhecimento e nossas terras. É preciso que tomemos consciência de tudo o que acontece ao nosso redor, e que possamos entender que somos índios e filhos da terra.
Terra esta, que um dia acolheu nossos ancestrais e que hoje nos acolhe com o mesmo amor, nos dando condições de trabalho, para dela tirarmos nossa sobrevivência. E devemos retribuir esse amor, fortalecendo nossa cultura, resgatando nossas raízes, ensinando aos nossos filhos para que no futuro tenham essa cultura, e orgulho de serem índios Pankararu. E que tragam consigo essa essência guerreira que existe em cada um de nós.
Esse encanto grandioso que envolve e protege nosso povo Pankararu, essa força que nos deixa em sintonia com Deus e com a natureza, que nos torna filhos desta terra querida, herdeiros daqueles que um dia souberam vivenciar, valorizar e prestigiar sua própria cultura.

Sheila Cibeli Pankararu
e-mail:sheilapankararu10@hotmail.com