No povo Pankararu, deu inicio ao programa Semana de Americana de Vacinação Indigena, no dia 24/04/2006 e vai até o dia 25/05/2006. Esse programa de iniciativa do Ministério da Saúde e FUNASA – Fundação Nacional da Saúde, com a finalidade, de imunizar que nunca tomaram vacinas, e os que estão com suas vacinas em atraso.
As vacinas são para imunizar varias doenças como gripe, hepatite, febre amarela, pneumoco, varicela, triplesseviral, tetravalente, póliomelite, DPT e DT. O programa em Pernambuco está sendo monitorizado pela FUNASA “DSEI” – PE, que está disponibilizando desde a chefe do “DSEI” Fátima Brito, o Analista de Saúde Indígena o Sr° Antonio Fernando e a equipe de Enfermeiras, especializadas em Saúde Indígena, tendo a coordenação da Consultora de Enfermagem a Drª Marinacio Ciqueira.
A equipe de especialistas do DSEI – PE, dos agentes de saúde Pankararu, auxiliares de enfermagem, coordenadora do Pólo Base e de todas as Lideranças das comunidades Pankararu.

O programa está atendendo, todos os 6.800 índios Pankararu, de todas as idades, isso está sendo fundamental para o povo Pankararu, pois muitos índios, não tinham conhecimento, da importância de se vacinar, devido o difícil acesso, de certas aldeias Pankararu.
Os Pankararu só tem a agradecer, por, mas essa iniciativa, do Ministério da Saúde, deixando a mensagem, que o sucesso dessa campanha, dos que formam a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena – EMSI, com as comunidades indígenas, que juntos fazem as coisas acontecerem.

Alexandre Pankararu
E-mail: alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ana Paula

    Parabens, xandaõ linda materia vc e uma pessoa muita batalhadora vai em frente ti admiro muito continue escrevendo suas matéria………..abraços

  2. Toda e qualquer campanha que esteja voltada a medidas preventivas, precisa ser aplaudida , porque leva a saúde a população antes que ela adoeça, derrubando o estigma da medicina curativa, que ainda se faz presente na saúde publica do nosso país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here