A Justiça Federal do Brasil desencadeou ações contra Lideranças Indígenas –  perseguições, torturas e prisões arbitrárias – se intensificaram nos dois últimos anos do segundo mandato do governo Lula e no inicio desse novo governo, baseadas em acusações infundadas.

 “Parece que outros indígenas foram presos no nordeste, ainda não confirmado, dessa vez a prisão foi de: Wassu Cocal (nome a confirmar) e da Cacique do Povo Tupinambá de Olivença – Maria Valdelice (Jamopoty Tupinambá). Rumores apontam que existem mais 20 mandados a serem cumpridos.

 A PF está fazendo varias prisões de indígenas nesta semana.

 NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS HOUVE TANTOS INDIGENAS PRESOS…”

 Pedimos alerta e atenção dos organismos nacionais e internacionais que lutam contra as violações dos direitos humanos que acompanhem e investiguem urgentemente, pois estamos sob ameaça constante.

É preciso que PAREM!

 Como se não bastasse os descasos e desmandos dos governos que promovem o etnocídio, o assistencialismo, a fome, a miséria, a corrupção, e tantas outras mazelas em nossas comunidades, a Justiça, a favor dos Poderosos resolveu CRIMINALIZAR nossas LIDERANÇAS a fim de inibir ações na luta pela garantia dos nossos direitos constituídos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Em nossa aldeia temos uma anciã a D. Maura TITIAHR que nos fala que “ser índio não é fácil”, esta fala nos traz uma reflexão como os povos indígenas vêm sofrendo, seja no passo ou presente os maltrato continua marcado.
    Mesmo a justiça reconhecendo que os povos indígena tem direito a suas terras, o incrível pareça eles negam este direito, e com tentativa de impedir que estes povos lute na reconquista do seu território, procura um meio de calar a voz do índio com a prisão, isto é triste para todos nós, os poucos de índios que restam são obrigado sair da suas terras e os membros que pensa fazer alguma coisa pela sua nação é impedido, e a justiça brasileira trata este caso sem importância , gostaria que isso não acontecesse , mais infelizmente estamos vendo mais uma fez o nosso povo sendo perseguido pela justiça federal, mais tenho fé em nosso pai Tupã que este tormento vai acabar.

    Yonana

  2. Parentes, Akuy e Yonana, veces tem razão realmente os povos indígenas tem sido ao longo do período vítima, e precisamos nos mobilizar em nossas comunidade. Está na hora de nós indígenas, nos unir e fazer uma marchar para poder mostrar para o mundo que nos deixe em paz….
    Chega de tanto sofrimentos para os povos indígenas!

  3. Criminalizam na tentativa de enfraquecer o movimento dentro das comunidades.
    Estratégia antiga e muito usada por covardes. Eu não sei se um dia isso vai parar, sei apenas que é preciso lutar e não desistir. O objetivo de alguns é tentar colocar medo na comunidade para ela parar de exigir seus direitos. Quem age assim é porque está com medo e sabe que está perdendo essa luta. Perdendo principalmente por achar que estamos ainda em 1500, que podem fazer tudo e ninguém vai impedir.
    Estão enganados e sendo burros em agir assim. Apesar de alguns ainda achar que estamos na ditadura, não estamos e por isso mesmo não podem ”censurar” ou ”barrar” pessoas por lutar pelos direitos garantidos na constituição.

  4. Parente Fábio, a hora está chegando, é preciso despertar desse sono profundo, ou melhor dizendo do efeito das drogas admininistradas pelo sistema capitalista que narcotizam e torna o indivíduo massa de manobra, o Povo tem a força, e a decisão, é hora de unir todas as classes oprimidas, ou que se sentem lesadas de alguma forma: os Povos Originários, os Quilombolas, os Afrodescendentes, os Homossexuais, os Trabalhadores, os professores, os Estudantes, as Donas de Casa, os Religiosos, etc, e fazer um LEVANTE NACIONAL (uma marcha), até Brasília, levando nossos anseios, e dizer em um grito uníssono para governantes e parlamentares o Brasil que queremos, afinal em um regime democrático a voz é do POVO, não é isso que eles dizem?

    BRASIL ACORDA ESTÀ PASSANDO DA HORA DE SAIR DESSE BERÇO ESPLÊNDIDO É HORA DE UNIÃO, A PRESIDENTA NÃO VAI CONSEGUIR MUDAR ISSO SOZINHA, ELA ESTÁ EM UM NINHO DE COBRAS!

  5. Certo ! Quando o cacique babau estava presso , achavam que era o unico que ficaria presso, lembra yakui??? Pois é precisamos nós unir, somos indios somos irmão, espero que resolvam logo esses grandes problemas nos povos indigena. Que a justiça seja feita!!!

  6. Parente Tauanewa, acredito que nenhuma liderança indígena acredita estar livre da égide dessa justiça mascarada, afinal desde 1500, que nós povos Originários estamos sob ameaça, antes de Babau, depois de Babau, foi assim, é assim, e continuará sendo assim, se continuarmos de braços cruzados, ou olhando para nosso próprio umbigo. Ás lideranças do meu Povo sempre tiveram ameaçadas, sejam Caciques ou representantes de apoio, afinal estamos na ragião cacaueira, mesmo falida ainda perdura o coronelismo. A idéia é enfraquecer o movimento, é calar a voz mais uma vez, é impedir o avanço na luta pelos nossos direitos escritos na Constituição, e fazer com que a opinião pública se volte ainda mais contra nós, acreditando que somos o que eles dizem há 510 anos.

  7. É necessário divulgar muito o que está ocorrendo e esclarecer a razão e denunciar . O povo brasileiro em geral é realmente muito ignorante com relação às questões indígenas. Voces devem se unir e fazer muito barulho e chamar atenção inclusive da imprensa internacional. A nacional vai sempre do lado dos que tem mais força ou mais grana.
    Gostaria de compartilhar no facebook.

  8. Por que cacar os indios?
    Por que cacar o povo brasileiro?
    Por que cacar as criancas abandonadas na rua vitima de descaso nacional, da hierarquia, do capitalismo e tudo quanto e ismo.
    Por que tanta violencia urbana, o descaso com os idosos
    trabalhadores brasileiros, sem hospitais, escolas, casas,saneamento basico, comida e desemprego…o Brasil esta falido, para o povo, mas nao para o milhonario, que constroe mansoes, e ainda fala mal do povo.
    Somos todos indio, branco e negros filhos do passado que construiu o brasil que hoje e dominado pelo capitalismo imundo que destroe o mundo e estamos vendo a resposta da natureza.

  9. Eu, Eledilson (Kauíxe) Corrêa Dias declaro e relato que na data e local acima mencionado, tive minha casa danificada e fui ameaçado com uma ferramenta de marcenaria (pé – de – cabra) por um secretário da Câmara do Município em questão, Sr. Vando, esposo da Sra Avanilda, tambem secretária do município, fui solicitado e escoltado até a Delegacia do MUNICÍPIO. Chegando ao local fui detido na sela até o dia seguinte, quando fui li berado pelo delegado que pediu para que eu deixasse as entrigas de lado e que aquele fato fosse posto no esquecido. Eu passei a ser acusado ao tentar registrar o fato fou – me negado o pedido, devido o envolvimento Político dos dois secretários. O que gerou a contenda entre os secretários e eu Eledilson foi à reivindicação que fiz em prol da minha família do òrgão de assistencia social do Município, onde a Sra. avanilda é a representante.
    Fui ameaçado com palavra e negligencias que caracteriza: racismo, preconceito e discriminação por parte dos agressores, onde até mesmo a porta da minha casa está arrombada, foi um tratamento desrrespeitoso, tentativa de omicídio e invasão domiciliar esijo punição por todos os abusos e os mesmos serem penados conforme determina a Constituição Federal e C/c e exijo indenização do estado e dos agressores. Por este motivo recorro à FIUPAM na pessoa do amigo Sr. Moura e Amiga Veronica que enviar documentos aos setores competentes do nosso Brasil.

    Certo de contar com o apoio de Vossa Senhoria, agradecemos a sua atenção e subscrevemo-nos

    Respeitosamente

    Eledilson (Kauíxe) Correa Dias
    Coordenador Geral da COIKAS
    Lider do movimento indígena.
    adjho

  10. Amigos Ás 22:25 do dia 30 de janeiro de 2011, na Delegacia de Policia Militar do Município de Santo Antonio do Içá/ AM.

    Descaso no Alto Solimões.

    Eledilson (Kauíxe) Correa Dias
    Coordenador Geral da COIKAS
    Lider do movimento indígena.
    adjho

  11. Querem casar o Indio? isso é um vergonha nacional.
    Que País é esse? Os índios eram dono e para sempre serao dono de suas terras.
    Nós brasileiros devemos é ter orgulho do índio, devemos respeitar, ser amigos deles e pedir perdao por viver na terra deles e destruir. Vejam a natureza em acao pelo que o homem e fez e continuam fazendo.
    Todo nós somos indios moramos no Brasil.
    Temos muito que aprender com o índio do Brasil e de todo continente americano pois sua sabedoria é milenar, eles sao os verdadeiros guardioes do portal da Natureza.
    Ananau, Tatanka, Yeha Noha

  12. que coisa besta esse negocio de “caça ao indio” que povo imbecil retardado idiota quem faz essa merda deve ser uma baita de um viado nojento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here