A Justiça Federal do Brasil desencadeou ações contra Lideranças Indígenas –  perseguições, torturas e prisões arbitrárias – se intensificaram nos dois últimos anos do segundo mandato do governo Lula e no inicio desse novo governo, baseadas em acusações infundadas.

 “Parece que outros indígenas foram presos no nordeste, ainda não confirmado, dessa vez a prisão foi de: Wassu Cocal (nome a confirmar) e da Cacique do Povo Tupinambá de Olivença – Maria Valdelice (Jamopoty Tupinambá). Rumores apontam que existem mais 20 mandados a serem cumpridos.

 A PF está fazendo varias prisões de indígenas nesta semana.

 NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS HOUVE TANTOS INDIGENAS PRESOS…”

 Pedimos alerta e atenção dos organismos nacionais e internacionais que lutam contra as violações dos direitos humanos que acompanhem e investiguem urgentemente, pois estamos sob ameaça constante.

É preciso que PAREM!

 Como se não bastasse os descasos e desmandos dos governos que promovem o etnocídio, o assistencialismo, a fome, a miséria, a corrupção, e tantas outras mazelas em nossas comunidades, a Justiça, a favor dos Poderosos resolveu CRIMINALIZAR nossas LIDERANÇAS a fim de inibir ações na luta pela garantia dos nossos direitos constituídos.