Pólo Base Ilhéus 10 de Abriu de 2006

Índios das comunidades de Pau-Brasil, Serra do Padeiro, Nova Vida e Olivença chegaram a Ilhéus com o objetivo de ocupar o Pólo Base reivindicando a falta de atendimento medicamento etc. Pólo este que é responsável por todas estas aldeias citadas acima, devido a várias falhas que o Pólo vem cometendo aos povos indígenas, nós ocupamos com o pensamento fixo em melhorar a saúde das comunidades indígenas, queríamos também a saída de Raquel chefe responsável do DSEI, (Distrito Sanitário Especial Indígena).

Por volta das 11 horas da manhã, depois de uma longa conversa entre as lideranças ali presentes chegaram a uma conclusão e ocupou a FUNASA, depois de várias tentativas de localizar a Raquel, uma reunião foi marcada para as 13h30min da tarde e com uma hora de atraso por volta das14: 30 ela compareceu no Pólo.

Na reunião vários pontos importantes foram citados, entre eles o mau atendimento para com os povos indígenas, o crescimento de verba da FUNASA que este ano já ultrapassou a casa dos 250 milhões de reais e ainda assim continua o mau atendimento e a falta de medicamento, todas essas questões foram discutidas e bem esclarecidas, Raquel por sua vez quis arrumar justificativas para as nossas necessidades, mais os índios disseram que já estavam cansados de sempre ouvirem a mesma coisa. O bate papo durou cerca de 3 horas, um documento foi feito e assinado e a decisão tomada foi o afastamento de Raquel como chefe do DSEI.