Pólo Base Ilhéus 10 de Abriu de 2006

Índios das comunidades de Pau-Brasil, Serra do Padeiro, Nova Vida e Olivença chegaram a Ilhéus com o objetivo de ocupar o Pólo Base reivindicando a falta de atendimento medicamento etc. Pólo este que é responsável por todas estas aldeias citadas acima, devido a várias falhas que o Pólo vem cometendo aos povos indígenas, nós ocupamos com o pensamento fixo em melhorar a saúde das comunidades indígenas, queríamos também a saída de Raquel chefe responsável do DSEI, (Distrito Sanitário Especial Indígena).

Por volta das 11 horas da manhã, depois de uma longa conversa entre as lideranças ali presentes chegaram a uma conclusão e ocupou a FUNASA, depois de várias tentativas de localizar a Raquel, uma reunião foi marcada para as 13h30min da tarde e com uma hora de atraso por volta das14: 30 ela compareceu no Pólo.

Na reunião vários pontos importantes foram citados, entre eles o mau atendimento para com os povos indígenas, o crescimento de verba da FUNASA que este ano já ultrapassou a casa dos 250 milhões de reais e ainda assim continua o mau atendimento e a falta de medicamento, todas essas questões foram discutidas e bem esclarecidas, Raquel por sua vez quis arrumar justificativas para as nossas necessidades, mais os índios disseram que já estavam cansados de sempre ouvirem a mesma coisa. O bate papo durou cerca de 3 horas, um documento foi feito e assinado e a decisão tomada foi o afastamento de Raquel como chefe do DSEI.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Caros guerreiros é muito justo a decisao que tomaram pois somente desta forma é que conseguismos fazer com que resolvam os nossos problemas,e,ainda mais se tratando do setor de saúde pois as doencas nao tem hora nem dia para atacar e sao muito os males que afeta o nosso povo.Continuem firme pois quem sabe dos problemas dos índios sao os proprios indios.Um abraco.Havana-Cuba

  2. É isso ai parentes, avante na luta!!!!!! Aquí no litoral sul de São Paulo, na cidade de Peruibe, a comunidadeTupi-Guarani da aldeia Piaçaguera só tiveram suas reinvidicações atendidas, após sequestrarem os funcionários da Funasa. Atualmente está em construção na aldeia um novo posto de saúde que irá beneficiar toda à comunidade, um forte abraço a todos!!!!!!!!!!!

  3. Sou Cirurgião Dentista, e gostaria se possivel de informações sobre a possibilidade de exercer minha profissão junto a comunidades indígenas.
    Muito obrigado
    Daniel Donadoni Junior

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here