UNIÃO DA JUVENTUDE PANKARARU

100_7422

 

Em meio o ano de 2009 ;tivemos um trabalho de conscientização nas escolas da nação Pankararu, para que os estudantes indígenas participassem das discussões a nível nacional em relação a educação.

 

100_7445

 

Pois sabíamos que havia vestibular, cotas e espaços  para os estudantes indígenas em algumas universidades e isso não era divulgado, poucos tinham esse acesso.

 

100_7454

 

Algumas pessoas tinham esse privilegio, acesso a essas informações, estudavam fora   , sabíamos que faziam curso superior, mas não sabíamos como foi o acesso e como fazer para chegar lá, isso não era repassado.

 

100_7477

 

O principal objetivo  dessa conscientização nas escolas da Nação PANKARARU era para que os jovens tivessem acesso à esses benefícios. Então  nasceu  a U J P   UNIÃO DA JUVENTUDE PANKARARU.

100_7461

 

Que vem contribuindo para que nossos indígenas tenham esses acessos a essas  informações e também seja inserido nesse contesto social, pois o que faltava era oportunidade. Hoje podemos dizer que oportunidade estão tendo, basta escolher o curso que os mesmos mais se identifique.E ter um tempinho para os estudos para fazer um bom vestibular. Porque sabemos que não é fácil.

 

100_7440

 

Então os jovens que estão reunidos nesta reunião foram convidados pela U J P, para discutirem sobre vestibular,cotas, bolsa permanência para indígenas,quilombolas e pessoas com menos condições oferecido pelo Governo Federal. E também discutirem sobre o vestibular  na cidade de Feira de Santana-BA. A  U J P, vem fazendo esse trabalho. Parabéns galera e continuem trabalhando .

 

ujppan2

 

Pois muitos dos estudantes indígenas desistem dos cursos por não conseguirem se manter nas universidades e com essa bolsa será uma ótima oportunidade e vai ajudar os estudantes com menos condições  jovens indígenas e não indígenas. Para que eles possam conclui seus cursos. Já que a FUNAI joga sempre para o MEC essa problemática.

 

Patrícia Pankararu