Despois de muitos pedidos e lutas,no dia 23 de outubro do corrente ano, do municipio da cidade de Pau Brasil o prefeito Antonio prado colocou o funcionamento do trator para comessar o conserto da estrada na Aldeia Pataxó Hã hã hãe (Água vermelha). Pôs estavamos passando por sérios riscos de vida.Os alunos que estudam no colégio da Aldeia Pataxó-Hahãhãe estudam no turno da tarde e só voltan as 19:30 no horário normal,imagine quando o ônibus escolar quebrava, nos eramos obrigados a ir de pé até em casa que não é nada perto.
Não só os alunos do colégio Pataxó-Hahãhãe, mas como os índios mas velhos que vão fazer feira e comersializar os seus produtos na cidade de Pau Brasil, ficavam com medo de infrentar a estrada, princisipalmente quando o tempo esta de chuva.
Mas com muitos pedidos e lutas nós índios Pataxó-Hahãhãe conseguemos mas uma vitória, e daqui para frente a nossa estrada sera de bom para melhor.

ediva Pataxó-Hahãhãe
edivanmiixx@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. CAROS COMPANHEIROS EU DIGO O SEGUINTE, ESTE ELIGIOS NÃO É A HORA CERTA, TEMOS QUE COBRAR O QUE O MUNICIPIO TENHA PARA NOS OFERECERN DIGO MAIS OS RECURSOS QUE VEM DOS GOVERNNOS P/ O MUNICIPIO NÓS FAZEMOS PARTE DESTE É OBRIGAÇÃO DO MINICIPIO, EU ACHO MEUS PARENTES JÁ FORAM 03(TÊS) ANOS DE MADATO E AGORA ESTÁ APARECENDO, PRESTANDO O SERVIÇO QUE É DIREITO NOSSO. O TRABALHO TINHA QUE SER BEM FEITO, COM O ACOMPANHAMENTO DO CACIQUE E DEMAIS, SABER QUANTO FOI GASTO, O QUE FOI FEITO POR QUE EU OLHEI O SERVIÇO NÃO ACHEI LÁ ESTAS GRANDE COISA, SÓ PASSARAM AMAQUINA, NÃO JOGARAM CASCALHO NÃO ABRIRAM VALETAS NAS LATÉRAIS EU QUE NÃO SOU ENGENHEIRO ACHEI UMA PORCARIA!!! ESTOU SENDO FRANCO.
    FICA UMA PERGUNTA SERÁ QUE NÃO ESTÃO QUERENDO VOLTO MINHA GENTE ACORDA PRÁ VIDA NÓS JÁ PERDEMOS DEMAIS….
    NADA MIAS UM BRAÇO.

    EMAIL.JOVANILDOTITIA@HOTMAIL.COM
    TEL:(73)81245667

  2. OI TODOS MEUS PARENTES FICO MUITO FELIZ QUE O PREFEITO
    COMPEROU CM ALGUMA COISA.
    PORQUE O PREFEITO DAQUI DO MUNICIPIO AQUI DA NOSSA ALDEIA É UM TROSSO QUE NAO VALE NADA!!!
    ESPERO QUE MELHORE CADA DIA MAS!!!
    ABRAÇAOOO!!!

    ASSS: Luiz Antônio Da Silva
    aldeia cumaru (paraiba)

  3. queria fazer mais amigos , apesar de ter amigos branco mas que fosse de outras tribos . Espero que possam ver meu comentario e começasse ter outros amigos ..

  4. queria fazer mais amigos , apesar de ter amigos branco mas que fosse de outras tribos . Espero que possam ver meu comentario e começasse ter outros amigos ..

  5. queria fazer mais amigos , apesar de ter amigos branco mas que fosse de outras tribos . Espero que possam ver meu comentario e começasse ter outros amigos ..

  6. Tudo bem para algumas pessoa pode ser até uma porcaria, mas para quem estava corendo risco de vida não é, a estrada nao esta or cento, mas está mais melhor do que era antes, temos que olhar sempre os dois ponto o negativo e positivo. Todo esse trabalho que nos vem fazendo não é nada politico pois o nosso dever é mostrar a sociedade a nossa realidade, mas que tambem acatamos a opinião de todos e tambem boas proposta para que as coisa venha melhorar para nosso povo, as coisa vão acontecedo desta maneira surge erros e nós vai concertando não tentando a amonturar fazer um tudo para solucionar.

    Não devemos só criticiar e acha que tudo esta otimo, temos que sempre pensar nas consequencia que aconteceu com nós que trafega esta estada todos os dias com um onibus cheio de pessoas criancas, mulheres e idosos passando um risco de vida horososo quem mora longe nao pode mem se importar mas que mora por perto chora todos os dias, o que ele fez foi uma bença pode até ser que fez mau feito, mas que esta muito melhor do que antes, a proposta que tem que ainda vai jogar o cascalho porque esta esperando a estrada secar porque nesta região é muito chuvosa e não queremos que faça um trabalho disperdicado, o que nós quer todos a nossa comunidade creça e nao se dispardeça.

    Grata:

    Yonana

  7. A minha ópinião é o segunte estou com o companheiro,jovanildo essa é a verdade, eu conheço a região sepre estou pasando ´pra lá e pra ká, sou amigo de algun indios Os TITIAS,o povo de NAILTON,o povo de ZÈ GRANDE seu DAVI D. MAURA e outros que não mim lembro não gosto do povo de GERSON. por que são baderneiros…O que o Jovanildo escreveu, ele achou uma porcaria, e na minha ópinião aquilo ali ficou uma BOSTA, foi dinheiro jogado fora, eu mesmo quebrei a trezeta do meu carro ali, já vi varios carros quebrados, os acidentes de motos aumentaram esta YONANA, coitada deve estar sendo usada por que nas palavras dela deu p/ ver que é uma coitada, eu so digo uma coisa eu sou motorista proficional catégoria ‘d’ e já dirigi em varios lugares muito pior que Agua Vermelha, já passei em lugares que não chaga os pés de agua vermelha, digo uma coisa ficou muito pior depois que passaram a maquina, os própios motorista da FUNAI e FUNASA estão reclamando que eu já ouvi… não conheço esta YONANA, mais uma coisa eu tenho certeza ou ela está com enterece em alguma coisa ou ela não tem noção de estradas ruim e tão pouco sabe dirigir, quero deixar bem clero este prefeito e merda é a mesma coisa e o companheiro está certo é obrigação do municipio e por que agora em cima da politica, vamos colocar pessoas que tem compromisso com oe indios, não ANTONIO PRADO, que não gosta de indio, vc deve bem saber quem apoiou ele foi pessoas que não gosta de vocês indios.
    Na minha ópinião se vocês estivesse todos unidos, tinha condições de colocar o prefeito de vocês, o prewsidente da camara de vocês e o vereador de vocês.
    Mais o boato que rola está saindo mais canidato a vereador do que tudo. Eu na politica passada votei em GERSON não vou mintir não, mais agora, Deus mi livre, foi a maior besteira que fiz na minha vida, o homem não faz nada nem para o povo dele, vai fazer pra quem? é capitalista e ditador, não serve, para o povo. Se o indio que voltar em um cara como GERSON, è ser muito discarado… e digo mais meu voto é de DILSON pataxó é filho de NACIMENTO é um menino bom nesse eu volto, mais o resto pela amor de Deus…

    um abraço

  8. A iniciativa foi muito boa, valeu a luta, embora tenha que melhorar bastante, conta sempre com o povo Pankararu…Parabéns.
    Queria deixar minha opinião a respeito dos comentários acima: O site indios online veio pra trazer atualizações e informações sobre o que acontece em nossas aldeias e serem repassadas, onde todos têm espaço pra expressar opiniões, mas a partir do momento que começamos a criticar destrutivamente a opinião do próximo estamos quebrando a corrente de força que une todos os povos indígenas e desrrespeitando nosso irmão.
    Por isso, Viva a diferença, viva o respeito e as vitórias conquistadas a cada batalha…
    Grande abraço!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here