PREPARANDONOS PARA O FORUM:

PARA QUE SERVE UMA ASSOCIACAO? COMO SE ABRE? COMO SE ADMINISTRA?
SERVE? QUAL É SUA EXPERIENCIA? QUAL É SUA VISAO?
EM BREVE UM ESPAÇO ESPECIAL PARA “TROCAR” SOBRE TUDO ISTO E MAIS!

No relatório da assembléia de uma associação indígena da região do Rio Negro, no Amazonas, foi registrado que:

“Associação é como ferramenta de trabalho.
É ferramenta de trabalho dos brancos
que precisa ser mais bem entendida
para que com isso se fortaleça cada vez mais”.

Uma ferramenta precisa ser bem feita e de bom material. Quem a utiliza, precisa saber para que ela serve e como manejá-la para atingir seu objetivo.

Neste fórum queremos discutir como os índios têm se apropriado dessa ferramenta criada pelos brancos e transformado também em uma ferramenta indígena: qual é o papel e a importância das associações dentro da organização dos povos indígenas, como estão funcionando, quais as dificuldades que têm sido encontradas, quais os resultados que têm sido conseguidos para a melhoria das condições de vida e, principalmente, como podemos melhorar o entendimento sobre essa ferramenta, como utilizá-la melhor e como conseguir melhores resultados.

Como é um fórum, não tem professor e não tem aluno. Todos contribuem com o que sabem. Vamos trocar conhecimentos e experiências.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ¿Para que sirve una asociación, unirnos en grupos o comunidades?
    Sirve para ser mas fuertes.
    Podemos tener diferencias, pero que sean hacia adentro, o sea que las discutamos entre nosotros, los que sentimos el llamado de la sangre, el llamado de nuestros ancestros. Hacia afuera, espalda con espalda.
    La unión hace la fuerza.
    Discutir internamente las diferencias que puedamos tener distintos grupos, o distintas etnias de pueblos originarios, (no me gusta decir indios), (no somos de la India, lo que queria encontral Colón)y unirnos hacia afuera para proyectarnos hacia el verdadero enemigo. No permitir que agentes externos decidan por nosotros, pues dividen para gobernar.
    Regirnos por los valores que nos legaron nuestros ancestros.
    La Libertad antes que la vida.
    2 Solamente la verdad diremos de nosotros.
    3 No se traicionara la palabra dada.
    4 Debemos conocer la Memoria de nuestro Pueblo.
    5 A ambos amarlos y defenderlos como sagrados.
    6 En nuestro pueblo un hermano no es ni mas ni menos que otro hermano.
    Algo está muy claro el Pachacutec ha llegado. Somos la flecha lanzada al borde del abismo, indetenible por siempre jamás ….
    Huebilú.

  2. Associações permitem que sejamos fortes. UM galho dearvore sozinho quebra-se facilmente, mas vários galhos juntos e amarrados, fazem um feixe e ninguém consegue quebrar. Criar a unidade ( o feixe) na diversidade ( que são os diferentes galhos, não é fácil,por isso épreciso respeitara opinião dos outros e quando der a sua opinião, que ela seja para o grupo decidir se vale ou não. Outra coisa que precisamos conhecer bem é a burocracia, uma forma de poder pouco inteligente criada pelos não índios para dificultar muitas coisas, com o argumento da organização…Uma associação, também vai servir para aprendermos sobre a burrocracia… Só se pode vencer o inimigo que se conhece, não é mesmo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here