Nossa nascente acompanhou as gerações passadas que aqui viveram, embora hoje esteja precisando de um cuidado especial.
Hoje o nosso povo sofre com a falta de água, mesmo com a nascente a dois ou três quilômetros de sua casa, pois muitas famílias não têm uma renda familiar suficiente para fazer um encanamento de água, da nascente, até a sua casa.
Mesmo com esse histórico negro, nossa nascente sobreviveu aos obstáculos impostos pelo tempo e hoje está ai para nós, firme e não muito, mas forte. Dessa maneira, à medida que o tempo vai passando, a nossa nascente vai se fortalecendo como patrimônio histórico do nosso Povo Pankararu.
Sendo a nascente, a nossa maior riqueza natural, ela se tornou constante no calendário escolar indígena, seja para lazer quanto para a sua preservação.
Hoje em algumas comemorações (o dia do índio, o dia da criança, dia da árvore e etc), os professores monitoram seus alunos, em pequenos passeios pela região da nascente.
Em fim, esse é um pouco da história, de nossa maior riqueza natural, pois se formos contar todo o enredo que traduz a historia e desenvolvimento da nossa nascente, ficaríamos aqui por um bom tempo.
Preservemos o meio ambiente!

Marilene da Silva Santos
silapank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Oi Sila,
    Gostei muito da sua matéria sobre a nascente, é importante ensinar a crianças e adultos também para não deixar cair lixo perto das nascentes e manter a mata nativa crescendo nas proximidades. Quem protege as nascentes tem sempre água boa e limpa.

  2. ola sila!
    eu sou zico ribeiro,sou da tribo kaingang da reserva indigena do guarita do rs.
    muito boa a iniciativa,na minha comunidade também ja organizamos esse tipo de atividade em parceria com as escolas atraves de visitas a mata e rios. e deste modo consequimos passar a mensagem as crianças que alem de saberem preservar descobriram que existem diversos lugares maravilhosos dentro da nossa reserva que poucos sabiam que existiam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here