Um dia antes da inauguração do nosso ponto de cultura ,os convidados que chegaram primeiros tiveram que nos ajudar a limpar ao redor da ciberoca para que o local estivesse limpo pra inauguração.
Hoje felizmente a FUNASA e a prefeitura se unirão e colocaram alguns túneis para juntar o lixo e duas vezes por semana o caminhão da prefeitura passara para recolher . o antigo prefeito ,depois de algumas reclamações mandou coletar o lixo mais só durou duas semanas e depois mandou parar e além disso ele jogava o lixo nas terras indígenas e em um local onde poluía o ar .mais agora a aldeia se encontra mais limpa e o lixão foi retirado ,agora todos nós devemos fazer a nossa parte e ajudar a aldeia para que se torne um lugar melhor ainda .

Yarw(yarw.indiosonline@gmail.com)=(josemar)

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom!

    Quero lembrar aqui o poder da COMUNICAÇÂO.

    Tanto na primeira como na segunda vez, foi a PRESSAO DE INFORMAÇÂO-COMUNICACAO que mobilizou os politicos e outros orgaos competentes a realizar sua obrigação.

    Desta ultima vez agora, tenho entendido que alguns indios KARIRI_XOCO fizeram uma materia relatorio sobre o LIXO e a apresentaram para as autoridades anunciando a sua publicação no site… Antes mesmo da materia sair, assim que a PRESSAO DESSA INFORMAÇÂO chegou ao conhecimento de autoridades, elas tomaram as previdencias.

    Não só foi desta vez e não só aconteceu com os KARIRI-XOCO, mas foi a partir de muitas materias – que funcionando como PRESSÃO – voces, INDIOSONLINE conseguiram seus DIREITOS!!

    Sigam em frente!!!!

  2. Legal sua matéria Yarw , mobilização é a palavra !!! Comunicar , cobrar e também reconhecer e manter limpo faz parte de todo este contexto. Só assim se tem uma vida mais saudável. Parabéns ao povo Cariri-Xocó e as autoridades e orgãos responsáveis pela limpeza. Agora: O antigo prefeito hein ??? Que exemplo … Descobrir um santo para cobrir outro ??? Tirar de um lugar e deixar em outro dentro da área indígena ?? ” Se a moda pega hein !!!” Dá liçença né !!!!!

  3. Olha muito bem devemos mesmo falar e botar pra fora tudo q sentimos pois enfelizmente ñ existe só coisas belas em nossas aldéias ,deveria mas ñ é assim.
    Parabéns

  4. Parabéns pela ação correta com resultado mais correto ainda!
    Agora é fiscalizar o poder público pra não permitir interromper este serviço essencial ao qual vocês têm todo direito.
    Muito bom pra aldeia e eu fico feliz por vocês.

    Um abraço a todos.

  5. Aí está um bom exemplo de como as matérias colocadas na internet vão influenciar opiniões e fazer acontecer ações em benefício da comunidade. O uso do site indiosonline por meio da internet,o bom da ciberoca é esse mesmo, quando resulta num benefício para a comunidade. Através da ciberoca, por meio do site indiosonline e outros sites governamentais e de outras organizações indígenas, com as matérias de denúncias e também comunicando as boas coisas que acontecem na aldeia, vocês indiosonline, que são guerreiros cibernéticos, podem ajudar sua comunidade a se desenvolver, e agir junto aos orgãos governamentais ( estado, prefeitura, ,FUNAIFUNASA e outros) para conseguir serviços como esse da coleta de lixo, básico e essencial para a saude de todos! Parabéns e um abraço aos amigos de Kariri-Xocó.

  6. Sim a ideia e imteressante, mas faltou disser onde fica a aldeia que prefeitura?
    Para que todos ficam sabendo, mas de qualquer forma valeu a interssaão.
    Vamos cuidar do que é nosso.

  7. Q bom que aí o prefeito tem ajudado em relação ao lixo!!!
    sem comentarios aqui em Dourados no MS, eles so recolhem lixo dos PS de saúde na aldeia…
    não tem uma coleta de lixo…
    fala sério!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here