DSC00930

Ilha Adana

Esta reportagem nada é mais do que a apresentação da região onde moro. Uma cidade que me encanta bastante……cidade natal chamada São Gabriel da Cachoeira- Amazonas. Como estava devendo um pouco de minha cidade a todos os internaltas Onlines, eis que apresento minha terra…que costumo dizer “Abençoada por Deus”.

São Gabriel é situado no Noroste do Amazonas, região conhecida como a “Cabeça do Cachorro”, possue belezas naturais como o pico da Neblina, Morro da Boa esperança, praias, corredeiras dentre outros…..

O município é considerado um ponto estratégico pelo país, e por essa razão a cidade é classificada como área de Segurança Nacional, tendo o nome de Terra Indígena do Alto Rio Negro e Médio Rio Negro.

A região do alto e médio Rio Negro é habitada tradicionalmente há pelo menos 2.000 anos por um conjunto diversificado de povos indígenas. Atualmente, ali convivem vinte e dois povos indígenas que falam idiomas pertencentes a quatro famílias lingüísticas distintas: Aruak, Makú, Tukano e Yanomami.

Outras belezas que você pode encontrar nessa região são as comunidades indígenas distribuídas em diversas partes totalizando 22 povos indígenas na região inteira. Abaixo você encontra um vídeo para demonstrar a comunidade de Mercês próximo ao município de SGC.

Destaque para a festa tradicional da comunidade e as partes secas no tragetório devido a mudança climática.

Partindo dessa realidade São Gabriel passa por uma mudança extrema onde lieranças indígenas puderam pela primeira vez ter como representante o prefeito e vice prefeito indígenas somandos com alguns vereadores.

Uma política totalmente voltado para essa cidade é a questão indígena. A assitência de saúde é de responsabilidade da FUNASA (comunidades) e no municipio fica por conta do Hospital de Guarnição HgU do exercito brasileiro.

O meio de transporte para a capital Manaus é de duas formas: via “estradas fluviais” sendo de barco (comum 3 dias de viagem ou expresso 24hs) e outro de avião com um total de 2h:30min de vôo.

A educação fica por conta de uma escola salesiana residente desde os anos 70 sendo agora estadual chamada de Colégio São Gabriel, outra estadual é o Dom Jão Marquesi, duas escolas municipais 2 estaduais e o instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia.

Nas comunidades do interior as escolas ficam por conta da Escolas indígenas, denominadas de acordo com o povo e cultura trabalhando a educação bilingue, pois a cidade é a primeira no Brasil com três línguas co-oficializadas sendo: Tukano, Nheengatu e Baniwa.

As principais comunidades de São Gabriel são Yauaretê, Pari-Cachoeira, Taracuá (formando o triângulo tukano), O rio Içana (habitadas pelo povo Baniwa), Maturacá do povo Yanomami dentre outras.

prai

Praia de São Gabriel da Cachoeira.

sã

Praia de São Gabriel no período de seca.

merc

Viagem a comunidade Mercês, próximo a São Gabriel- Am.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6nkay2962pE[/youtube]

São Gabriel da Cahoeira- AM