DSC00930

Ilha Adana

Esta reportagem nada é mais do que a apresentação da região onde moro. Uma cidade que me encanta bastante……cidade natal chamada São Gabriel da Cachoeira- Amazonas. Como estava devendo um pouco de minha cidade a todos os internaltas Onlines, eis que apresento minha terra…que costumo dizer “Abençoada por Deus”.

São Gabriel é situado no Noroste do Amazonas, região conhecida como a “Cabeça do Cachorro”, possue belezas naturais como o pico da Neblina, Morro da Boa esperança, praias, corredeiras dentre outros…..

O município é considerado um ponto estratégico pelo país, e por essa razão a cidade é classificada como área de Segurança Nacional, tendo o nome de Terra Indígena do Alto Rio Negro e Médio Rio Negro.

A região do alto e médio Rio Negro é habitada tradicionalmente há pelo menos 2.000 anos por um conjunto diversificado de povos indígenas. Atualmente, ali convivem vinte e dois povos indígenas que falam idiomas pertencentes a quatro famílias lingüísticas distintas: Aruak, Makú, Tukano e Yanomami.

Outras belezas que você pode encontrar nessa região são as comunidades indígenas distribuídas em diversas partes totalizando 22 povos indígenas na região inteira. Abaixo você encontra um vídeo para demonstrar a comunidade de Mercês próximo ao município de SGC.

Destaque para a festa tradicional da comunidade e as partes secas no tragetório devido a mudança climática.

Partindo dessa realidade São Gabriel passa por uma mudança extrema onde lieranças indígenas puderam pela primeira vez ter como representante o prefeito e vice prefeito indígenas somandos com alguns vereadores.

Uma política totalmente voltado para essa cidade é a questão indígena. A assitência de saúde é de responsabilidade da FUNASA (comunidades) e no municipio fica por conta do Hospital de Guarnição HgU do exercito brasileiro.

O meio de transporte para a capital Manaus é de duas formas: via “estradas fluviais” sendo de barco (comum 3 dias de viagem ou expresso 24hs) e outro de avião com um total de 2h:30min de vôo.

A educação fica por conta de uma escola salesiana residente desde os anos 70 sendo agora estadual chamada de Colégio São Gabriel, outra estadual é o Dom Jão Marquesi, duas escolas municipais 2 estaduais e o instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia.

Nas comunidades do interior as escolas ficam por conta da Escolas indígenas, denominadas de acordo com o povo e cultura trabalhando a educação bilingue, pois a cidade é a primeira no Brasil com três línguas co-oficializadas sendo: Tukano, Nheengatu e Baniwa.

As principais comunidades de São Gabriel são Yauaretê, Pari-Cachoeira, Taracuá (formando o triângulo tukano), O rio Içana (habitadas pelo povo Baniwa), Maturacá do povo Yanomami dentre outras.

prai

Praia de São Gabriel da Cachoeira.

sã

Praia de São Gabriel no período de seca.

merc

Viagem a comunidade Mercês, próximo a São Gabriel- Am.

São Gabriel da Cahoeira- AM

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena do Povo Tukano. Natural de São Gabriel da Cachoeira- Amazonas- Brasil. Estudante de Biologia pela Universidade de Brasília- DF

3 COMENTÁRIOS

  1. Materia massa mesmo!
    parabens!!!!
    Alem de Biologo tu eres um bom reporter e documentalista!!!
    Acho que esta deve ser a imagem mais ao NORTE deste PORTAL!
    Abrindo novas frentes!
    Valeu LUIZ

  2. Parabéns Luis Tukano !!! Realmente sua região é linda , preservada , e deve esconder uma infinidade de ervas medicinais que ainda não se tem conhecimento, além da riqueza na fauna , flora , e diversidade de povos distintos. Tanta riqueza só aqui no Brasil mesmo. Não temos que nos orgulharmos mesmo de tudo isso? Porisso desperta tanta cobiça de estrangeiros !!!! Um abraço !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here