A se pudessem criar um remédio que combatesse todo o tipo de maldade que tem nos atingido durante Todos esses anos. Esse mundo tem espaço para todos nós vivermos bem. Tupã deu a cada um a sua responsabilidade tem pessoas que nasceram para ser médico, advogado, curador, pajé, cacique… Cada um de nós quando nascemos Tupã planta uma semente dentro da gente. Cada semente que tem como principio dá frutos diferente e importante para a harmonia.

O que temos de fazer é aceitar o que Deus nos deu e fazer a nossa missão.

A Palavra “amor” poucos que vivem na terra compreendem esse sentimento. Se agente ama a vida, consegue dividir coma vária pessoas esse sentimento. Hoje somos forçados a aceitar a cultura onde pregam “eu sem amor” o individualismos, primeiro que acabaram com o nosso espaço geográfico, onde o essencial para sobrevivência tinha em abundância, na natureza temos tudo para sermos feliz: Caça, peixe, frutas, raízes e folhas que curam. Tudo isso foi tirado de nós índios. Se pensarmos sempre no passado vamos está sempre sofrendo, o índio não é respeitado até hoje, somos descriminado, o que tentamos é fazer com que brota a raízes de nossos antepassados. O mundo não é da gente, os nossos dias de vida aqui na terra são tão pouco, apenas pertencemos ao mundo. Estão devastando a floresta e judiando dos Guardiões da floresta, destruíram com a nação indígena, estão terminando de acabar com a Mãe Natureza, com os rios, com os animais. Não sei por quanto tempo vamos agüentar mais você que mim houve faça a sua parte defenda a natureza. Um dia essas pessoas ambiciosas que manda e desmanda na lei dos homens verá que com o dinheiro não se come. Sorte que o mundo não sofrerá mais, já as futuras gerações sim. Acredite protegendo a natureza quando nossa carne votar para à terra o nosso espírito será recompensado pelas as sua obras. Mais o mundo ainda não passou pela a transformação final, podemos fazer muito por ele, esta muito difícil mais vale a pena fazer a nossa parte. A Mãe Natureza vai mostra para os filhos ingratos o quanto é grande o seu poder. A terra do Povo Pataxó Hãhãhãe foi reduzida para os fazendeiros criar gado e cultivar o cacau, antes dessa nova cultura a terra era fértil, era toda coberta de arvores, tinha varias espécie de animais selvagens. Hoje se encontra ainda no poder dos latifundiários e esta seca as terras, cheio de espinhos, em alguns lugares até acabou rios e córregos, estão improdutivas, atualmente só tem o sinal que um dia correu água por ali. Os Rios que ainda restam, não têm mais peixes como antigamente.

Queremos o direito de ter as nossas terras de volta mesmo poluídas, devastada, degradada e explorada precisamos cuidar dela. Criar Gado não é importante por que se continuarmos nessa cultura, valerá aquele provérbio “vai chegar tempo de muito pasto e pouco rasto”. Já vemos isso em nossas terras que estão na posse dos fazendeiros, a ganância e a ambição terá um triste fim. Vejo como o exemplo o cacau, quantos fazendeiros que matavam funcionários para não pagar os tempos, que trocava de carro novo todos os anos, que inauguravam o refere novo em seu inimigo, e hoje estão passando privação. Só que o corrupto ver os espelhos dos outros, mesmo assim não amolecem o coração. Este amor existe quando defendemos a natureza e preservamos para outras gerações ser beneficiada, se a humanidade continuar obcecadas por dinheiro e riquezas materiais. Teremos um triste fim, mais em compensação a grande Mãe será salva. E os Guardiões Terão consolo.

Fabio Titiá
Baenã Hãhãhãe
Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi,amigos
    Também acredito no AMOR e sei que é por causa dele que estou aqui com vcs, é por amor que nos encontramos neste espaço, que acredito ter sido aberto também por amor.
    AMOR é tbm Esperança e União e é por causa de pessoas como vcs que eu tenho esperança de ver um mundo novo, transformado. É a luta de povos como vcs que me dá essa certeza !
    Deus é esse AMOR e ELE está presente na luta e na história dos povos que dão suas vidas pela libertação! Esse é o Deus que acredito e que é VIDA EM PLENITUDE!
    Fiquem com Deus, meus irmãos!
    A LUTA CONTINUA…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here