Eu sou José Evandro de Carvalho, indio da tribo Kariri-Xocó, e também jovem, digo jovem por que hoje aqui em nossa comunidade nós jovens estamos evitando de ir para a cidade (Porto Real do Colégio) para nos divertir, por isso nós nos reunirmos e quase todo a os domingos fazemos tipo uma festa de dança em uma escola daqui, isso é uma coisa muito boa para a gente, poís evita que nós índios fossem a cidade onde com certeza a maioria dos brancos não gostam de nós índios, acho que deveriamos levar mais a sério e continuar além de nos manter fora de confusões com os brancos.
Esse apoio deve começar não só de todos os jovens da aldeia, é muito importante que também os adultos nos dê esse apoio tão fundamental para que nós não tenha mais que passar por confisões fora da tribo.
Pesso a compreenção de todos os adultos da tribo, que isso é uma coisa muito boa para nós jovens, entendam por favor, não queiram acabar com a única forma que encontramos pra nos divertir aqui mesmo, dentro da aldeia.Queria fazer um apelo a funai, que faça uma casa por menor que seja pra continuar esse desejo muito importante e legal para todos nós jovens da aldeia Kariri-Xocó.

JOSÉ EVANDRO DE CARVALHO

evandrokaririxoco@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Achei muito importante tua materia.
    Concordo que saindo muito da aldeia…e saindo principalemnte a noite, quando jovem, se corre muitos riscos….de violencia..de ignorancia…..e alem disso esse convivio, com esse clima da noite dessas cidades pequenas sem opçoes culturais não faz voces crescer…e serão muito chamados para sair dos valores humanos de sua tradiçãoe cultura para fazer algumas farras que nem sempre sao muito legais!!!!!

    Duas coisas:
    1)”escola aberta” é um programa da UNESCO, muito adopatado por muitas escolas para diminuir a violencia…..sabadoe domingo , as escolas abrem, e dao possibilidades, oçoes aos jovens fazer coisas boas….conversem ai com a diretora!!!

    2) Esse Ponto de Cultura… CiberOca..se Organizando pode virar também um:
    CINECLUBE
    BIBLIOTECA
    LUGAR DE ENCONTROS E DIALOGO…
    leiam o programa do Governo MAIS CULTURA…em http://www.cultura.gov.br

  2. Olá, Evandro [:)]
    Adorei sua matéria!
    Muito interessante essa iniciativa de organizar eventos dentro da aldeia.
    Procigam assim, organizem-se cada vez mais e não esqueçam dos valores culturais de vcs.
    Um grande abraço!
    Juliani (RJ)

  3. José Evandro eu sou Kâhu Werimehi sou da etnia Pataxó de Coroa Vermelha, quero lhe disser que estou formando um grupo de afirmação cultural, o qual irá fazer pesquisa sobre determinada etnia e tambem estará construindo centros culturais p/ enventos culturais.
    estou indo a Brsília para viabilizar este projeto e embreve estarei dando noticias.

    txãgô (tchal)

  4. Adorei o que ele comentou sobre o que está acontecendo aqui, como de fato é verdade porque a estrada está muito perigosa a respeito do que está acontecendo hoje como violência dos brancos contra nós índios principalmente agora que está havendo as demorcação das terras, eles não concordam com essas demarcação por isso que nós resolvemos nos divertir por aqui mesmo…E sempre que tem festa e nós índios participam quandotem brigas colocam a culpa nos índios…

    yakyra-@hotmail.com

  5. muito boa sua matria parente , nós aqui na aldeia serrinha em pankararu também nos reunimos nos finais de semana fazmos passeios as nossas serras contamos muitas historias de nosso povo damos nossas cachimbadas, nosso toré.

  6. Evandro eu concordo com voçê,temos mesmo que ter direito,seu pedido esta certo queremos que a funai nos ajudem. não estamos pedindo muita coisa.

  7. concodo com você,pois na cidadi não tem como se diverti, pois na aldeia è muito mais melnho por esta em casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here