JÁ ESCREVI AQUI MINHA OPINIÃO CONTRÁRIA A CRIAÇÃO DE UM PARTIDO INDÍGENA. NÃO SIGO APENAS UMA LINHA DE RACIOCÍNIO CRÍTICA, MAS ANALISO TODO O CONTEXTO HISTÓRICO POLÍTICO E A CONJUNTURA NACIONAL E LATINO AMERICANA.

SABEMOS QUE NÃO TEMOS CORRELAÇÃO DE FORÇAS PARA ENFRENTAR UMA BANCADA RURALISTA E EVANGÉLICA, QUE SÃO MAIORIA NO CONGRESSO BRASILEIRO E QUE SÃO QUEM APROVAM PROJETOS ANTI-INDÍGENAS.

NESTE CONTEXTO DE MINORIA, UM PARTIDO INDÍGENA TERIA DESVANTAGEM EM RELAÇÃO A ESTA BANCADA, QUE IRIA OBRIGAR O PNI A FAZER ALIANÇAS. ORA SABEMOS QUE POLÍTICA SE FAZ COM IDEOLOGIAS E NÃO COM ETNIAS. CASO CADA ETNIA OU POVO RESOLVER FAZER SEU PARTIDO, O QUE ESSE CAOS QUE É A NOSSA POLÍTICA IRIA SE TORNAR? OU QUANTAS GUERRAS MAIS IRIAMOS TER QUE ENFRENTAR E NÓS INDÍGENAS CONTINUARIAMOS MINORIA.

AINDA ACREDITO QUE POR DE TRÁS DA CRIAÇÃO DESTE PARTIDO INDÍGENA HÁ INTERESSES ANTAGONICOS AOS INTERESSES DOS POVOS INDÍGENAS. ACREDITO QUE ESTEJAM ENVOLVIDOS E OCULTOS NO PROCESSO NOSSOS INIMIGOS HISTÓRICOS E CONJUNTURAL.

DEFENDO MESMO POSICIONAMENTO DO PARENTE Anápuáka Muniz Tupinambá E DOS COMENTÁRIOS DO PARENTE Denilson Baniwa NESTE VIDEO

https://www.youtube.com/watch?v=FsGlKZ8t9bU