Após 35 anos de luta nós povos indigenas da Terra Indigena Raposa Serra do Sol, demostraremos nossas felicidades. A Raposa Serra do Sol foi demarcada em 1998 e no dia 15 de abril de 2005 o Presidente da república assinou o decreto que Homologava a T.I Raposa Serra do Sol. Desde esse dia vários epsódio ainda aconteceram no estado contra a homologação:

O Governador Ottomar Pinto (PSDB) decretou luto oficial de sete dias em todo o estado devido ao reconhecimento de Raposa Serra do Sol.

Foi lançada a operação “Upatakon ” pela policia federal para fazer a retirada dos não indios.Que foi dividida em três partes.

Os indigenas da Sodiur contrário a Homologação fizeram quatro policiais federais reféns durante oito dias. Um grupo de fazendeiros e de índios que os apoiam resistiram

O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, recorreu ao STF pedindo a suspensão da operação federal.

No dia 05 de maio dez indigenas foram baleados,por pistoleiros do rizicultor Paulo Cezar Quartieiro,quando estavam na construindo suas casa na.(Hoje essa comunidade existe com o nome de “dez Irmãos”) dez irmão viol

vioencia

No final do ano, os rizicultores pediram ao MJ que esperasse a colheita da safra do arroz para deixarem a terra indígena. No entanto, após a safra, eles não se retiraram.

Foram negadas duas liminares que pediam a suspensão da portaria que demarca terra indígena. Fazendeiros e não-indios contrário a homologação bloqueram a ponte que dá acesso a T.I.

Os não-indios vieram deixar a T.I só em 2009 Entre outros epsódios…

Passando os tempos de lutas e sofrimentos,os povos indigenas agora se unem para fazer a grande festa.Que será comemorada na Comunidade Maturuca,coração da raposa Serra do Sol. A programação é para cinco dias de 15 a 20 ,de acordo com o Conselho indigena de Roraima- CIR é estimado que participem do evento 18 mil pessoas,e contam também com a participação do presidente Lula.

convite raposa1convite raposa2progamação1programação2

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here