Últimos dias para Inscrição no Vestibular Indígena da UFRR – 150 vagas em cursos do ensino superior

0 14

Termina no dia 8 de abril (sexta feira) as inscrição para o Vestibular UnificadoIndigena da UFRR. São 15o vagas específicas para indígenas em 16 cursos de ensino superior da UFRR. Assim distribuídos: Licenciatura Intercultural (60 vagas), Gestão Territorial Indígena (40 vagas) e em mais 14 cursos regulares que, no total, estão ofertando 50 vagas.

Condição para inscrição no Vestibular Indígena: (1) ser indígena e possuir o RANI(Registro Administrativo de Nascimento Indígena) e (2) ter concluído o ensino médio. No caso do curso de Licenciatura Intercultural o candidato precisa ainda comprovar que: (3) atua em uma escola indígena, ou que é professor e estar exercendo uma função administrativa ou técnica no âmbito do sistema de ensino, ou do movimento indígena.

No curso de Gestão Territorial Indígena o candidato deverá apresentar, no momento da inscrição, tanto o currículo quanto um memorial, que fazem parte do processo eletivo.

Documentação necessário para inscrever-se: (1) Ficha de inscrição devidamente preenchida (obtida na CPV da UFRR), (2) pagamento da taxa de R$ 50,00 (efetuada na CPV), (3) documento oficial de identidade (fotocópia), (4)Fotocópia do RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena (FUNAI) e (5) uma fotografia 3×4 recente.

DOS CURSOS:

Licenciatura Intercultural (60 vagas) – curso do Instituto Insikiran que tem como fim assegurar a formação e habilitação dos professores para atuarem na Educação Básica (ensino fundamental e médio), no âmbito das escolas indígenas. O curso se destina prioritariamente a garantir a formação de profissionais que já estão atuando nas escolas indígenas, seja como professores efetivos, por meio de contrato temporário e até mesmo como voluntários.

Gestão Territorial Indígena (40 vagas) – curso de bacharelado do Instituto insikiran que tem como propósito garantir a formação e habilitação de indígenas para aturem profissionalmente na área de gestão territorial, no âmbito de Roraima e norte da Amazônia setentrional, particularmente na formulação, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de políticas, projetos e ações que garantam a sua autosustentação, a defesa de seu patrimônio cultural e natural e a gestão da infra-estrutura e os empreendimentos necessários para viabilizarem a qualidade de vida de sua população.
Processo Seletivo Específico Indígena – PSIE (50 vagas em 15 cursos) – programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) destinado a garantir o acesso e a permanência de indígenas nos seus cursos regulares, particularmente de Roraima, no ensino superior. As vagas deste programa são adicionais às vagas disponibilizadas por meio do Vestibular, portanto, não tendo havido perda ou diminuição da oferta de vagas nos cursos que aderiram ao programa.
A seguir a relação dos 15 cursos com os respectivos números de vagas, que ao todo são 56 vagas: Agronomia (6 vagas), Biologia (2 vagas), Ciências da Computação (3 vagas), Ciências Econômicas (05 vagas), Ciências Sociais (4 vagas), Comunicação Social (05 vagas), Direito (05 vagas), Engenharia Civil (5 vagas), Matemática (5 vagas), Medicina (2 vaga), Psicologia (2 vagas), Relações Internacionais (2 vagas), Secretariado Executivo (2 vagas) e Zootecnia (2 vagas).

Equipe do Projeto Insikiran – SIIES

SEM COMENTÁRIOS

Partilhe um comentário