Os indígenas na UEFS, Tuxá e Aticum da Bahia, aguardam a entrada de parentes de outras etnias e regiões.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) poderão firmar parceria para fortalecer a política de permanência de alunos indígenas já desenvolvida pela Universidade. O assunto foi tratado em reunião na Uefs entre o vice-reitor Washington Almeida Moura, o representante da Coordenação de Educação Indígena da Funai, Gustavo Almeida, e representantes de comunidades indígenas.

As ações afirmativas da Uefs voltadas para os alunos indígenas foram consideradas, pelo representante da Funai, um exemplo para outras universidades. Gustavo Almeida, entusiasmado, afirmou que a Uefs é a única instituição do país a oferecer residência exclusiva para o índio, contribuindo para a inserção social de grupos historicamente excluídos.

Segundo o vice-reitor Washington Moura, “firmada a parceria com a Funai, a expectativa da Uefs é de conseguir recursos para ampliar a capacidade da residência do indígena”. Ele espera apoio financeiro para a oferta de bolsas para os indíos.

A Funai se comprometeu a divulgar a política de ações afirmativas desenvolvida pela Uefs com o objetivo de atrair estudantes indígenas para a instituição, tendo em vista o próximo vestibular a ser realizado em 2011, já que as vagas oferecidas para esse e outros grupos não são totalmente preenchidas.

A política de ações afirmativas da Uefs prevê 50% das vagas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos da 5ª a 8ª série na rede pública. Destas vagas, 80% são destinadas ao aluno que se declarar afro-descendente. Além disso, são destinadas duas vagas a mais, por curso, para alunos de comunidades indígena e quilombola.

FSA, 28/05/2010

Ascom/Uefs

Texto retirado do portal da UEFS.

Uefs é referência em política de permanência de alunos indígenas.

Jandair – Tuxá.

jandairribeiro@hotmail.com

(75) 8807-6332.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. estou aki so para deixar meus parabéns para vcs…….
    a e dizer que………
    tem um monte de gata ai……..
    valeu

  2. Queridos parentes indigenas, sou Josias [jatuzã] atikum; filho do cacique Aderson [daçuré] estamos aki em redenção sul do pará, numa luta constante mas estamos sempre na batalha; somos mais de 100 idigenas já reconhecidos. estamos batalhando por uma terra para dar cotinuidade com a nossa cultura, como as danças; toré, praiá, cansação urubu, comadevéia e etc: se alguen se enteressar em conhecer-nos, entra em contato comigo estarei a disposição com muito praser. abraço a todos fik com Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here