Por que o nosso povo Pataxó Hã hã hãe não é mais tão ricos em matérias prima?
Por que as nossas matas não são mais abundantes?.
São perguntas como essas que as vezes me vem na cabeça na forma de uma grande duvida, e que ao mesmo tempo me vem a resposta, resposta essa que serviria para aqueles que fingem não saberem da verdade e insistem em nos criticar descriminar o nosso povo.
Bem, para ser mais claro, em uma certa época estive conversando com uma idosa da nossa comunidade que me disse que aproximadamente em 1936, ela juntamente com outros troncos (outros velhos(idoso)foram expulsos de nossa terras devido a corrupção da antiga FUNAI (Fundação Nacional do Índio) conhecida na época por SPI (Serviço de Proteção ao Índios), que juntamente com os fazendeiros, usuráveis por terra, expulsaram nós índios de nossa terra. Porem ela me disse que naquela época era bem diferente, havia muita mata e caças, hoje só se vê pastos, porque os fazendeiros derrubaram as arvores, contribuindo para o desmatamento em nossa terra.
Ainda que conseguimos conquistar o nosso território nosso povo jamais vai apagar este ato cruel da nossa historia. Com tanta injustiça e crueldade, com seguidas mortes de parentes lideres assassinados na luta pelo o nosso objetivo, que é a conquista de nossos direitos, que até o momento lutamos com fé em nosso pai Tupã e que iremos conquistar.
Porem agora deixo a pergunta, se esse ato de pura crueldade e massacre não houvesse ocorrido como estaria o nosso povo hoje? Haveria conflitos? mortes? Fome?
É claro que não.

SandOCA Pataxo.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, Sandoca
    Gostei muito de seu texto!!!
    Só nos resta continuar lutando mas sem esquecer de algo muito importante em todas as lutas…
    UNIÃO…….. PRECISAMOS NOS UNIR COM TODOS QUE SOFREM PELOS MESMOS MALES…A UNIÃO COMEÇA EM NOSSA CASA…SEMPRE!!! Sem UNIÃO não se ganha nada!
    Estou com vcs!
    Um grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here