O lancamento do livro Historias Tuxa sera realizado em duas datas: nesta sexta-feira (18), no Centro Cultural, em Rodelas (BA), e no dia 23 de abril, em Salvador, na Biblioteca dos Barris. Em Salvador, o evento contara com a presenca do Diretor Geral da Fundacao Pedro Calmon, Ubiratan Castro, e da doutora em educacao pela Ufba, Clelia Neri Cortes. Historias Tuxa e uma publicacao do Governo da Bahia, atraves do Fundo de Cultura.

Na profundeza das aguas tem um mundo adormecido. Nosso territorio antigo, que jamais sera esquecido. Velha aldeia onde nasci, na ilha onde me criei, tambem foi meu territorio, na memoria guardarei.
Maria do Socorro, professora Tuxa.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Parentes parabens por este lançamento do livro da História Tuxá, é através dstes livros que nos povos indígenas conseguimos mostrar a nossa verdadeira história, a nossa realidade e a nossa convivência. E é isatamente isso que nos temos que fazer, lutar por nosso ideais, por nossos direitos e deveres. temos que mostrar que somos capazes de lutarmos pelos nossos objetivos. parabens.
    Edmar Itohã Pataxó Hãhãhãe.

  2. Parabéns a todo povo Tuxá pelo registro de sua história , uma história de lutas, garra , e de exemplo a ser seguido por todos povos indigenas . Contado por vcs , fica melhor ainda ,tem um sabor especial , um sabor de vitória !!!!

  3. O Povo Tuxá está de parabéns, não só por que nesse momento se registra parte da história dessa comunidade, mas, sobre tudo o trabalho educacional que suas professoras vêem prestando as suas crianças. É este livro iniciativa importante para que as presentes e futuras gerações possam conhecer um pouco do que foram e o que são os Tuxás.

    Parabéns Povo Tuxá – continuem buscando suas raízes e fortalecendo cada vez mais sua cultura…

    Saudações FULNI-Ô

    Clemilton Cunha (Professor Dadinho)

  4. sempre que vou a rodelas visito a tribo tuxá.nada melhor do que manter a tradição viva.meu avó era de origem tuxá e com o tempo perdeu a identidade mas sabendo que a história e a cultura tuxá continua presente e forte serve de alento e contento para nós.

  5. eu achei orrivel num tem nada falando sobre os indeos tuxá isso é unha autarquia un caminha carregado de lanparina.unha possa cheia de musquito..

  6. SOU TUXÁ COM MUITO ORGULHO.

    ORGULHO MAIOR É SABER QUE VOCES CONTINUAM FORTES E GUERREIROS E GUERREIROS JAMAIS DESISTE DE LUTAR.
    PÚBLICAÇÃO DE UM LIVRO QUE CONTE UM POUCO DA HISTÓRIA DO NOSSO POVO,
    QUE BRILHANTE INICIATIVE, FIQUEI DESLUMBRADA EM SABER DESSA PÚBLICAÇÃO E GOSTARIA MUITO DE CVONSEGUIR UM LIVRO DESSE PARA QUE OS MEUS FILHOS POSSAM
    CONHECER MELHOR A NOSSA HISTÓRIA.

    PARABENS.
    ANA NERI TUXÁ

  7. ESSE LIVRO É MAIS UM PASSO PARA CONQUISTARMOS NOSSO LUGAR. ONDE A BRAVURA DESSAS ÍNDIAS, QUE FORTALECE NOSSA COMUNIDADE, PARA NÃO DESISTIRMOS DE NOSSA LUTA, QUE É ETERNA. NÓS ÍNDIOS TUXÁ E OS ÍNDIOS DE TODO O BRASIL NOS ORGULHAMOS DE VOCÊS!!!
    UM ABRAÇO A TODOS…

  8. ESSA É MAIS UMA DAS ACÕES QUE OS PROFESSORES DA ESCOLA INDÍGENA DE RODELAS QUE COM MUITA LUTA E TRABALHO VEM DESEMPENHANDO UM TRABALHO DE REVITALIZAÇÃO DA CULTURA DOS TUXÁ COM MUITO ÊXITO E SUCESSO.
    PARABÉNS A TODOS DA COMUNIDADE E A TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE PROJETO E QUE TRABALHAM COM MUITO AFINCO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INDÍGENA DE VERDADE ESPERO QUE OUTRAS COMUNIDADES POSSAM TAMBÉM FAZER DAS SUAS ESCOLAS ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE PROJETOS E TRANSFORMAÇÕES POIS O QUE FALTA HOJE EM DIA NAS ESCOLAS DO BRASIL E ESSE RESPEITO A DIVERSIDADE E A DIFERENÇA.
    ESSE TRABALHO SÓ VEIO A COLABORAR COM A NOSSA HISTÓRIA E COM A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MODELO NÃO SÓ PARA OS INDÍGENAS MAS PARA TODO TIPO DE EDUCAÇÃO, POIS O VALOR QUE A ESCOLA INDÍGENA DE RODELAS DÁ A QUESTÃO DAS HUMANIDADES É UMA PRÁTICA A SER SEQUIDA.
    NOTA 10 PARA O LIVRO E PARA ESSE POVO INTELIGENTE E GUERREIRO QUE COM MUITA SABEDORIA SOUBE BURLAR OS DANOS CAUSADOS PELO COLONIZADOR, NA BAHIA TEM ÍNDIO SIM E OS TUXÁS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR POIS SABE DIVIDIR SUAS CONQUISTAS E ATÉ SABEDORIAS COM OUTRAS ETNIAS INDÍGENAS SER PARENTE É ISSO!!!!!!

    PARABÉNS A TODOS EM ESPECIAL A SOCORRO QUE SEMPRE ESTÁ LUTANDO PELOS ESTUDANTES DA UEFS E ENCANTANDO A TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES COM SUAS PALAVRAS É UMA VERDADEIRA GURDIÃ DA CULTURA TUXÁ E INDÍGENA DE TODO BRASIL!!!!!!

    ESPERO TB UM DIA ELABORAR PROJETOS QUE VENHA A AJUDAR A TODOS OS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL NO SETOR DA EDUCAÇÃO … VALEUUUUUUUU BJOSSSSS!!!!

  9. Que ótimo a história do povo tuxa estar sendo resgatada.
    espero que seja difundida para todas as regioes do Brasil
    e que esse trabalho feito pelas professoras da aldeia Tuxá seja reconhecido com relevancia por todos que tiver acesso
    a obra. Parabéns por esse trabalho de fundamental importancia para o nosso povo, nossas crianças, isso só faz aos nossos estudantes, crescer culturalmente.

    Abraços a todos os conterrâneos, rodelences.

  10. Queria parabelizar aos nossos educadores por esse livro que me fez relembrar da minha infancia na aldeia,das estórias que minha bisavó contava.Sucesso

  11. Eu como um legitimo tuxa q sou assim como todos os irmãos tuxa q temos espalhados em todo territorio brasileiro,e q sofrem em estar longe de nossa terra tão amada e querida e q ñ vemos a hora de estar-mos de volta ao ponto de partida o inicio de tudo.Tenho muitas magoas em relãção as pessoas q até então querem e se dedicam em dividir as naçoes indigenas,ñ vou mais me alongar pq até então todos sabem bem a Historia, bem meus amigos venho parabenizar a iniciativa de publicar algo tão siguinificativo para nosso povo gostaria de estar presente sempre mas estou com meu coração presente amo todos vcs,um bj no coração de toda nação TUXA estou indo no fim de ano com fé no nosso senho Deus.

    ass.Pra sempre guerreiro tuxa

  12. oi, gostaria de saber bem mais do que consegui descobrir sobre o intercâmbio entre os povos da ilha do sorubabel, itacuruba, e rodelas, porém, tenha adorado as informações colhidas na pesquisa q realizei através da internet.
    Alem de adorar as histoias das formações dos pequenos municipios banhados pelas aguas do rio são francisco, para mim em especial pois trata-se da minha etinia, pois faço parte da etinia tuxá.
    sendo possivel gostaria de saber como será possivel saber mais sobre oque coloquei em pauta.

  13. Quero usar este espaço para dizer que tenho muito orgulho de ser índia Tuxá.Quero também parabenizar o governo do estado da Bahia que através da Secretaria de Cultura, FUNAI, todas os povos indígenas da Bahia, e demais parcerias, pela realização do I Encontro das Culturas dos 14 povos indígenas da Bahia E 14 na Aldeia Tuxá Rodelas no período de 16 ,17,18 e 19 de outubro de 2008, o qual nos proporcionou grande riqueza cultural através do intercâmbio entre os povos indígenas.

  14. oi…
    gostaria de saber mais um pouco sobre os tuxá..p q sou descendente dessa tribo minha bisa vó foi india ..minha familha veio dos marques goataria de saber o local esato da tribo…porque na minha cidade a muito tempo tinha a tribo dos tuxá…

  15. A semana do Índio, transmitida pela TV educadora, foi o ponto de partida para poder fazer a genealogia da minha família, e que tiver mais informação por favor me enviar. Contava minha avó Antonia Alves Tuxá, que na ilha não sei qual! ela caçava jacaré, nar margens do são Francisco, ela remava de Pirapora para Casa Nova (Eu vi afundar nas aguas da Barragem em 1969) com sua canoa carregada de abóbora.A minha preferência em fazer Belas Artes, inicialmente minha avó me ensinou fazer cerâmica eu fazia seus cachimbos pintados com Tabatinga. Os primeiros quadros que pintei era feitos com óleo de mamona e tabatinga existe até hoje!Ela me ensinou fazer e caçar com flexlas, me ensinou comer buriti com leite, pescar surubin (Bacalhau Brasileiro)e temperar com leite de licuri. A sabedoria sobre as plantas minha avó me deixou muitas delas, hoje pesquiso uma planta da caatinga e região São Francisco para osteoporose, com grande sucesso Ah! como era boa minha vida!

  16. parabens para todos quer colaboraram para quer essa obra se tornassem uma realidade, gostaria de saber como faco para obter um livro desse. quem poder me ajuda ficarei muito grato so me envia um EMAIL OBRIGADO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here