Hoje às 08 horas, as lideranças indígenas Tupinambá de Olivença, se reuniram na Retomada Fazenda Cachoeira entre Ilhéus/Una, organizada pelo Cacique Alicio Francisco do Amaral, onde fizeram um grande ¨poracin¨, e avaliaram a real situação que se encontra comunidade.

Neste dia considerado com DIA DO ÍNDIO, não se tem muito o que comemorar, mais só o fato de estarmos hoje reunidos, após 506 anos de genocídios, preconceito e discriminação, e buscar força na cultura para reivindicar nosso direitos já valeu, foi o que disse o Cacique Alicio, na sabedoria de sues 72 anos, um dos mais antigos índios desta aldeia, ou o que sobrou dela.

Neste dia as lideranças indígenas reunidas apresentarão aos órgãos competentes algumas de suas reivindicações. Na área de Educação onde nesta data seria entregue à comunidade a Escola Estadual Indígena Tupinambá, a notícia que nos deu a Secretária de Educação do Estado, foi que estava adiada a inauguração do escola, e o pior que o diretor da mesma foi exonerado, sem consulta previa e desrespeitando o conselho indígena. A pessoa indicada para o cargo, pela Portaria nº 5062/2006,publicado no D.O. em 17.04.2006, é de outra região , não é índia e desconhece nossa realidade. Pedimos imediata audiência com a Secretária de Educação que deverá ser articulada pelo Deputado Javier Alfaia, membro da Comissão de Educação de Assembléia Legislativa.

Na saúde, pedimos a imediata nomeação do Chefe de Pólo Indígena, e o aumento da verba para contratação do segundo PSFI para que possamos atender às 22 comunidades, que hoje ficam mais de um mês sem atendimento médico no sistema de rodízio.

Na demarcação de nossas terras, tivemos alguns avanços, na última reunião com o Presidente da FUNAI, Mércio Gomes, onde ficou acertado que seria feita algumas correção técnicas no relatório e nas fazendas já ocupadas seria feita um levantamento fundiário preliminar a cargo da Administração Regional, que ainda não o fez por alegar falta de recurso. Nossa reivindicação é que seja de imediato publicado o relatório conforme Decreto nº l.775/MJ/96.

Para Cláudio Magalhães, Presidente da Associação Cultural e Ambientalista dos Índios Tupinambá de Olivença, só assim poderemos comemorar o dia do índio como data festiva, hoje o dia do índio ainda é uma dia de luta e de reivindicação de toda a Comunidade. Cláudio informa ainda que amanhã estará entregando ao Reitor da UESC, Joquim Bastos, um pedido formal para que esta entidade estabeleça cotas, para o ingresso de índios nesta Universidade, visto que outras universidades do Estado já fizeram, e que a UESC faça projetos para formação dos professores indígenas.

Cláudio Magalhães

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. quando vcs se dividio vcs sabia que cada cacique tem sua organisação,cresa tradição.Como vcs tem so 30 familia e a cacique valdelici tem 750 claro que esta educação tem que ficar na mão dela porque ela tem a maioria ela não devidio vcs que peferio por questão politica sedo assim vcs não porde se inteveri nas desisões dela.
    Se vcs quiser uma educação vcs tem que corre atras de uma educação para vcs coisa que vcs não quere porque vcs so quere molesa usar tudo que aquela liderança tradisinal conseguio.

    CLADIO NÃO E DESSA FORMA QUE VC VAI SER ELEITO VC ESTAR FAZENDO A PIOR COISA DA SUA VINDA TENTANDO MACHUCAR UMA PESSOA QUE TE AJUDOU MUITO.TE AJUDOU MUITO QUE VC FOI UM CANIDATO A VERIADOR QUE FOI MAIS FOLTADO NESTAS URNAS VC CONSEGUIO COISA QUE SEU PAI NUMCA TINHA CONSEGUIDO ELE OCHE DEVE TAR MUITO TRISTE COM VC PORQUE VC TRAIO A PESSOA QUE MAIS TE AJUDOU .
    ELA NÃO FAZ NADA PARA LE DESTRUIR VC SO FICA FAZENDO DE TUDO PARA DESTRUIR ELA E O POVO TUPINAMBÁ .
    QUANDO VC QUIZER FALAR DELA VC FALA NA FRENTE PORQUE POR DE TRAIS E MUITO FEIO .
    VCS NÃO SAU OS MELHORES CORA ATRAIS DE UMA EDUCAÇÃO COM A CARA DE VCS VCS TEM UM CACIQUE QUE E VC ENTÃO VAI BUSCAR A EDUCAÇÃO DOS TUPINAMBÁ DE FORA E A TRAIS DA DE VCS.PORQUE ESSA JA TEM DONO QUE E DO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA LIDERANDA PELA CACIQUE MARIA VALDELICI CONHECIDA POR JAMOPOTY.
    E CANDO VC QUIZER FALAR DA COMUNIDADE VC TEM VIR MORRA NA BASE NÃO FICAR NA CIDADE DESTRUINDO TUDO O QUE FOI CONQUISTADO.
    ADEUS JOEDE FICA NA TUA TURMA PORQUE NESTA DE CAR NÃO DAR!

    HÁ HÁ 30 FAMILIA QUE QUE DIVIDIR TUDO QUE A 750 FAMILIA TEM ISSO E UM ABSURDO MAIS TUPÃ E MAIS FORTE .
    TE PREPARA QUE ESTAR VINDO MUITO MAIS AINDA.
    PORQUE SEMPRE QUEM GANHAR SÃO QUEM TEM A MAIORIA EMCANTO ISSO EU SO LAMENTO .

  2. ALICIO não e o indio mais velho dasa aldeia vc estar falando tanto da comunidade e não tem base nem uma so fica na cidade tentando prejudicar este povo que tinha tanto união se toca CLADIO MAGALHÃES que vc estar botando tudo a perder.

  3. eu gostaria de saber que e o cacique e ALICIO e vc cladio magalhães, gildo, nane,luiz ou valdenilso? comunidade de muito cacique dava para ser um de cada comunidade.

  4. e uma fergonha para um politico estar prejudicano um povo desse de tradição vc cladio tinha que ter vergonha de tudo que vc estar fazendo com este povo sovredor .

    eu tenho pra mim que vc estar querendo fazer nome mais vc estar se queimando com a sosiedade perante tudo o que vc vem fazendo

  5. EU TENHO PRA MIM QUE VC ESTAR FAZENDO ISSO TUDO PORQUE A COMUNIDADE PEDIO A PRESTAÇÃO DE CONTA E VC NÃO PRESTOU CONTA ATÉ HOJE DE FEZ VC FICAR TETANDO SUJAR O POVO TUPINAMBÁ VC TEM E QUE CORRER ATRIS DE PRESTAR CONTA PARA AQUELE POVO QUE VC TIROU 12 EM 12 REAIS ISTO E UM ABSURDO NOS ESTAMOS ESPERANDO VC PRESTAR CONTA CLADIO MAGALHÃES NOS ESTAMOS NA SUA COLA QUANDO VC CAIR NOS VAMOS TE AJUDAR A TE LEVANTAR.

  6. A direitoria e comunidade estamos esperando a prestação de conta da associação que vc e presindente .
    CLADIO MAGALHÃES nos queremos saber onde foi que vc colocou os 10 mil reais do projeto da carteira indugena que era para fazer casas de farinha e até hoje vc não fez nada as pessoas tem que andar serto se não que vai votar em vc porque eu não vou mais e vou fazer de tudo para vc so ter o seu voto,vc estar queimado e sem moral nem uma em olivença CLADIO MAGALHÃES

  7. Nós,da comunidade de Olivença,estamos muito tristes por ter colocado esse homem,como presidente desta associação,pensando que traria melhoria para a comunidade mais o que recebemos em troca?traição.
    Esse é o nome que se da a essa pessoa que ainda se encontra na presidencia de uma associação que deveria ser voltada para as comunidades, mais não ele só se enteressa em conseguir benéficios para si e para sua corja de trairás que apunhalaram a nossa caciqui Maria Valdelice (Jamopoty).
    Que acreditou,deu todo poder para fazer o que quiser dentro da comunidade apoio na sua candidatura a vereador, foi nas comunidades pedindo aos parentes para que votacem nele,pois se não fosse por ela,vc Claudio Magalhães,não seria o candidato mais votado dentro dessa aldeia.
    Achando pouco você se juntou a algumas professoras que foram demitidas por essa mesma cacique,por não esta prestando um serviço dentro da comunidade como deve ser feito,não olhando o bem da comunidade mais sim os proprios,pessoas que antes de entrar para a educação não participavam de nada tinha os professores voluntários,algumas dessas queriam?não. mais quando souberam que os professores teriam um salário essas logo comessaram a se chegar e o que fizeram tambem triram a cacique Maria Valdelice.
    Pessoas como essas deveriam ser banidas da comunidade por que não trazem o bem para nós só destruição e de destruiição já estamos cheios não basta o governo que tenta de todas as formas impedir o crecimento dos povos índigenais temos que aguemtar essa menoria que quer destruir a aldeia Tupinambá.e ainda dizem que só os brancos é que querem destruir os índios.

    sem mais do parente angaturama.
    força para a minha caciqui Maria Valdelice, que Tupã,abra os seus caminhos
    e te de forças para conseguir mais essa vitória.

  8. Poxa!!!!!não querendo se meter mas já se medendo, olha isso é muito feio povos da mesma nação brigando!!!!!e ainda mas pela internete isso aqui está isposto p/o mundo todo!!!! Anivel internacional!!!!!
    vamos mostrar união gente atráves da união é que trás força!!!
    EU sei que todas aldeias tem poblemas!!!é lamentavel isso tem gente que lutar para o bem da comunidade mas tb tem aqueles que só querem saber deles isso é muito ruim não temos que permitir isso, querer se benificiar a custa dos dos pobres coitados!!!é lamentavel isso!!!!!

  9. Tive a oportunidade e satisfação de conhecer Cláudio Magalhães. Acho uma grande injustiça e ignorância por parte de muitos aqui tentar desmoralizar a figura de Cláudio – que é mais índio do que muitos de vocês que hoje se assumem como tal. Sempre correndo atrás dos direitos indígenas dos tupinambás de Olivença frente ao governo federal tentando a todo custo que os projetos para a comunidade tupinambá sejam avaliados e aprovados, e já conseguiu muita coisa por vocês sim, nunca esqueçam disso! É isto que um índio tupinambá que defende com todas as forças e sacrifícios a sua raça e historicidade merece? Creio que não.

  10. Gente não dá mais, para continuar assim os indios brigando com os próprios indios, em vez de indios com branco para conquistarem seus direitos, isso é uma vergonha, vamos olhar cada quem para seu rabo e não para os dos outros, se errou volte e conserte seu prórpio erro, e não olhe para consertar os dos outro. A cada vez que isso acontece, mais distâncias a comunidade toma das decisões das aldeias, olha a COMUNIDADE DE ÁGUAS DE OLIVENÇA, vcs sabem que está para o que der e vier, mas se for para continuar assim não conte conosco, nem um passo se quer a mais, tomem suas decisões e resolvam por lá memso chega de tanta briga, chega de rivalidade, sabe o que é que está acontecendo??? “DISPUTA DE PODER” – – – – Isso é lindo para o nome dos “TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA”

  11. tem sim voce é que não pensa que índio não faz nada e nem a gente vá se ferrar

  12. Eu na vim pra escrever de problema nenhum eu moro no Rio de janeiro mais eu quero ter contato com o meu tio Alicio Amaral ou com meu primo Leandro

  13. Ficarei muito grata se ter contato com ele sou filha de manoel francisco amaral irmao dele ke e falecido muito obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here