No dia 15 de maio de 2002

No dia 15 de maio de 2002 a Nação TUPINAMBÁ foi reconhecida etnicamente, e no final de semana de 17 e 18 de maio de 2003 a THYDÊWÁ esteve presente para comemorar junto a comunidade. Comemorar o reconhecimento oficial da Nação TUPINAMBÁ foi uma alegria imensa para todos os índios.

Para muitos guerreiros e guerreiras que tem participado nessa luta foi um dia de festa. Mais de 100 índios Tupinambá, mulheres, crianças, idosos se encontraram na casa de seu Alicio, no Acuipe do Meio para dançar seu PORANCIM. A comunidade aproveitou para fazer suas avaliações e dialogar sobre sua realidade. A Thydêwá se fez presente levando 1000 livros: TUPINAMBÁ – ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS que fazem parte dos 1680 livros que a comunidade tem a responsabilidade de gerir. Depois, de escrever e fotografar a vida Tupinambá chegou a alegria de poder distribuir e encarar o desafio de vender os livros como forma de auxiliar nas necessidades da comunidade. Os Tupinambá sofrem muito a falta de transporte, por isso querem destinar as vendas para comprar um veículo adequado a “sua terra”. O livro foi lançado oficialmente por um grupo de cinco índios Tupinambá que se fizeram presentes em Salvador- Bahia em abril, de onde retornaram com livros para distribuir entre os muitos índios que escreveram, tiraram fotos ou foram retratados bem como para acompanhar as visitações escolares que estão realizando na região.

Silmara (14 anos) “Foi uma alegria ver que nosso livro ficou tão bonito e eu acho ele muito importante porque conta a historia dos índios de antigamente!. Silene (16 anos) “O livro tem muitas coisas importantes, eu aprendi mais sobre as historias dos massacres. Acho que com o livro seremos mais reconhecidos ainda, porque agora muitos meninos de escola terão a oportunidade de tirar suas curiosidades”. A Cacique Jamopoty estará em Salvador na Quarta feira 11 de Junho para relançar o livro TUPINAMBÁ, junto ao cacique LÁZARO que estará relançando KIRIRI, se dispondo juntos a dialogar com o público. O evento acontecera na livraria Sabor dos Saberes, no pelourinho as 18:30 horas. Logo depois estarão retornando a suas comunidades para lançar oficialmente nas cidades vizinhas, desenvolver campanhas de Educação e buscar vender seus livros.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu precisava de algum materia sobre os Índios Tupinambás, como surgiu onde moram ,cultura ,alimentação.Obrigado

  2. nao era exatamente o que eu queria,eu queria saber como foi o dia a dia dos tupinambas…entendeu da para colocar isso ai tem muita gente querendo saber disso .BEIJOS ALINE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here