Há aproximadamente 09 meses atras nós do Povo Tupinambá fizemos Retomadas na Região do Santana no Município de Ilhéus como forma de pressionar o Estado Brasileiro a concluir o processo de Demarcação de nosso Território Tradicional.  Durante as nossas Retomadas nós indígenas fizemos a cobertura indígena da Retomada documentando tudo o que acontecia em vídeos e fotos e diariamente eram publicadas aqui nos Índios on Line. Queríamos com tais matérias mostrar ao Mundo o nosso modo de agir e mostrar que tudo estava ocorrendo de forma pacífica.

 

Este ano no mês de março fui surpreendida com uma intimação, sobre um processo que corria contra mim e contra a Thydewa no Juizado Especial de Itabuna promovido pelo que se diz proprietário de uma das fazendas Retomadas – Faz. São José –  por se sentir ofendido pelos vídeos sobre a nossa Retomada. Este processo foi extinto pelo Juizado pelo fato de eu  (uma das ré) ser indígena. Não se contentando com este fato e agindo de má fé entraram novamente com uma ação desta vez apenas contra a Thydewa.

 

Deste processo foi concedida liminar favorável aos fazendeiros e fomos obrigados a retirar de nosso portal a matéria e os videos de nosso Canal Celulares Indígenas sem ao menos o vídeo ser visto e analisado pela Justiça, sob pena de multa de R$ 400,00 por dia de não cumprimento. O fazendeiros se dizem “constrangidos, humilhados,  e colocados em situação vexatória”. O nosso vídeo apenas mostrava os fatos. Mostrava que a Retomada foi pacífica e que eles puderam retirar todos os seus bens materias. Aliás, a Tv local Santa Cruz,  filiada à Rede Globo também fez uma matéria informativa… será que processaram também?

 

O Processo ainda está correndo… tivemos no dia 01 de Agosto uma audiência de Conciliação onde apresentamos com o auxílio do Advogado Jerônimo Mesquita gentilmente cedido pelo Deputado Federal Emiliano José (grande militante pelo Direito de Liberdade de Expressão), a nossa defesa.

 

A Thydewa, parceira dos Índios on Line, está sendo incriminada por apoiar o protagonismo e a causa indígena. Sabemos que na verdade o que querem é calar a nossa voz, mas não conseguirão pois somos Etnojornalistta, fazemos um trabalho sério e assim como existe o Direito de Imagem também existe o direito á Livre Expressão, o Direito de Imprensa e um Índio on Line ao noticiar fatos de seu cotidiano está fazendo isso em primazia do Interesse social.

 

Leia também:

http://www.emilianojose.com.br/index.cfm?event=Site.dspMandato&mandato_id=4&proposicao_tipo_id=1&link=discursos

http://www.oreconcavo.com.br/2011/08/08/justica-censura-ong-indigenista-da-bahia-decisao-proibe-veiculacao-de-videos-sobre-retomada-de-terras/

 

 

 

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Advogada Indígena, militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. Potyratupinamba@indiosonline.org.br

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here