NO DIA 14 TERÇA FEIRA NOS REUNIMOS EM DUZENTAS PESSOAS NA ALDEIA DE PAMBU EM UM COLEGIO A ESPERA DO CARRO DA FUNASA E TRÊS PESSOAS QUE NELE ESTAVAM ESSO OCORREU EM UMA MANHÃ, QUANDO ELES CHEGARAM SUPREENDEMOS E LEVAMOS PARA UMA SALA. NA ESCOLA, TRATAMOS BEM, TIVERAM ALIMENTAÇÃO, ÁGUA,TEVE MÉDICO PARA ATENDER SE CASO PRECISASSE.

LIGAMOS PARA A FUNASA PARA AVIZAR SOBRE O PROTESTO ISSO ERAM 8:30 DA MANHÃ DO DIA 14, TELEFONAMOS PARA AS PESSOAS QUE ESTAVAM FORA DA COMUNIDADE, DEPOIS SEGUIMOS COM O NOSSO RITUAL,O TORÉ.
OS FUNCIONARIOS QUE SURPRENDEMOS NA NOSSA ALDEIA EMFORMA DE PROTESTO,ESTAVAM NA ALDEIA TRABALHANDO ENTREGANDO FILTROS PARA QUEM NÃO TINHAM EM CASA.
QUANDO FOI AS 17:00 DA TARDE O ADMINISTRADOR DA FUNASA SILVO MARQUES DA SILVA CHEGA, ESTAVAMOS DANÇANDO TORÉ.
COM ELE O CACIQUE CICERO E A ESPOSA QUE ESTAVAM EM PAULO AFONSO RESOLVENDO COISAS DO POVO TUMBALALA. O CACIQUE JA ESTAVA DE VOLTA PARA A ALDEIA QUANDO O ADIMINISTRADOR CONVIDOU ELE E A ESPOSA PARA VIR COM ELE ATÉ A NOSSA ALDEIA.FIZEMOS UM DOCUMENTO ONDE FOI ASSINADO PELO ADMINISTRADOR SILVO MARQUES DA SILVA, COMPROMETENDO ACOMPRI AS REIVIDICAÇÕE QUE FOI FEITA PELO POVO TUMBALALÁ,ENTRE ELAS: CONTRATAR DOIS CARROS UM JA FOI CONTRATADO E O OUTRO ESTA A SER CONTRATADO, FOI TAMBEM COBRADO HOSPEDAGEM NO MUNICIPIO DE ABARÉ E CURAÇÁ, UM RESTALRANTE EM ABARÉ E UMA POUSADA EM CURAÇÁ,CONSTRUÇÃO DE UM POSTO MÉDICO NA ALDEIAMENTO PAMBU, OS REMEDIOS QUE NÃO TIVEREM NAS FARMACIAS BASICAS VAI TER O VALOR DE 600 REAIS PARA ABARÉ, E 600 REAIS PARA CURAÇÁ, FICOU DE PROCURAR COMO VER CONVÊNIO EM CLINICAS ESPECIALIZADAS EM DOÊCIAS ESPECIAIS, VAI PROCURAR RESOLVER OS PROBLEMAS DE BARBEIROS E CURPINS NAS CASAS DO NOSSO POVO, AGILIZAR O MAIS RAPIDO PORSIVÉL O FUNCIONAMENTO DA EQUIPE MÉDICA DO PSFI DO MUNICIPIO DE CURAÇÁ, O PRASO DAS RESOLUSÕES. DIZ NO DOCUMENTO QUE É ATE 60 DIAS CASO NÃO FOR PODEMOS PRENDER QUALQUER CARO DA FUNASA QUE ENTRAR NO TERITÓRIO TUMBALALÁ DOCUMENTO ASSINADO PELOADMINISTRADOR SILVO MARQUES DA SILVA.
NOS REUNIMOS NA ESCOLA E LIBERAMOS OS FUNCIONARIOS COMO FOI CMBINADO, FICAMOS COM O ADMINISTRADOR E O CARRO COM AGENTE, TIVEMOS EM REUNIÃO DESCUTINDO AS REIVIDICAÇÕES A NOITE ATÉ 23:00 HORAS. DEPOIS FOMOS DANÇAR TORÉ E OUTRAS PESSOAS FAZER O DOCUMENTO.
NO DIA SEGUINTE QUARTA FEIRA DIA 15 FOI ASSINADO O DOCUMENTO PELO O ADMINISTRADOR EM REUNIÃO COM O POVO ANOITE A PARTI DAS 18:00 HORAS TEVE UM CHURASCO DE UM BOI EM COMEMORAÇÃO DAS REIVIDICAÇÕES QUE SERAM ATENDIDAS.

tumbalala@indiosonline.org.br

POVO TUMBALALÁ

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito crítica a assistencia da saúde indígena, e irônico, estou neste momento na I mostra nacional de saúde indígena em Brasília, e acho triste o descaso feito por este orgão público em meio a tanto gasto envolvido num evento de grande porte enquanto pessoas morrem por omissão de socorro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here