Assim falavam e falam os nossos mais velhos, verdadeiros sábios, que pela tradição oral transmite seus conhecimentos a novas gerações, para a cultura continuar e assim como a planta absorve a água da terra, este conhecimento tradicional germina nas pessoas em forma de ações para o desenvolvimento do povo.
E é com grande satisfação, que nós do povo indígena Pankararu, homenageamos a índia Pankararu Elisa urbano Ramos, pala conquista digna, de hoje estar fazendo parte do Conselhos Estadual de Educação Escolar Indígena de Pernambuco, na qualidade de Membro Titular. Afinal, são mais de 15 anos de jornada, de luta, de amadurecimento, de contribuição pedagógica e social tanto para o seu povo quanto para os demais povos indígenas. E nada mais justo, embora se tenha passado todo esse tempo. Mas é como diz os nossos mais velhos, “Tudo tem o seu dia, tudo tem há sua hora, nem é mais e nem é menos, é como Deus marcar”.
Parabéns guerreira Elisa, pelo seu empenho, pela sua determinação, pela sua habilidade, pela sua responsabilidade, pelo seu compromisso com a luta por uma educação escolar indígena de qualidade, não só para o seu povo, mas para o desenvolvimento de uma política educacional que respeite o projeto de futuro de todos os povos Indígenas.
Muitas vezes, a vida nos amarrota, nos envelhece, nos tritura e nos humilha. Mas na jornada cotidiana, é preciso armazenar FORÇA e CORAGEM. E que nessa sua nova jornada, Deus primeiramente e as forças da Natureza te proteja, te guarde, te ilumine, te de forças, luz, equilíbrio e serenidade. Que os nossos pais Encantados te dêem a devida sabedoria e coragem, para continuar sendo essa brava Guerreira que você é e sempre foi.
Lembre-se no universo, tudo está baseado no equilíbrio natural das forças. Isso pode ser observado quando atravessamos momentos de grandes dificuldades. Nada chega até nós, sem que exista um propósito para o nosso crescimento e que no meio do caos que nasce a ordem.
O povo Pankararu está muito feliz por Elisa. Não se trata de um otimismo cego ou inconseqüente, mas sim da compreensão, de que quando ocorre uma mudança, ela é necessária para apagar arestas e abrir caminhos.
E para finalizarmos, gostaríamos de dizer enquanto povo Pankararu, que a participação de nossa guerreira no Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena, para nós, é algo justo, pois trata-se de um reconhecimento, pela sua amplitude e transparências nas diversas dimensões.

COEPP – Central de Organização das Escolas Publicas Pankararu

coepp.pankararu@gmail.com