Assim falavam e falam os nossos mais velhos, verdadeiros sábios, que pela tradição oral transmite seus conhecimentos a novas gerações, para a cultura continuar e assim como a planta absorve a água da terra, este conhecimento tradicional germina nas pessoas em forma de ações para o desenvolvimento do povo.
E é com grande satisfação, que nós do povo indígena Pankararu, homenageamos a índia Pankararu Elisa urbano Ramos, pala conquista digna, de hoje estar fazendo parte do Conselhos Estadual de Educação Escolar Indígena de Pernambuco, na qualidade de Membro Titular. Afinal, são mais de 15 anos de jornada, de luta, de amadurecimento, de contribuição pedagógica e social tanto para o seu povo quanto para os demais povos indígenas. E nada mais justo, embora se tenha passado todo esse tempo. Mas é como diz os nossos mais velhos, “Tudo tem o seu dia, tudo tem há sua hora, nem é mais e nem é menos, é como Deus marcar”.
Parabéns guerreira Elisa, pelo seu empenho, pela sua determinação, pela sua habilidade, pela sua responsabilidade, pelo seu compromisso com a luta por uma educação escolar indígena de qualidade, não só para o seu povo, mas para o desenvolvimento de uma política educacional que respeite o projeto de futuro de todos os povos Indígenas.
Muitas vezes, a vida nos amarrota, nos envelhece, nos tritura e nos humilha. Mas na jornada cotidiana, é preciso armazenar FORÇA e CORAGEM. E que nessa sua nova jornada, Deus primeiramente e as forças da Natureza te proteja, te guarde, te ilumine, te de forças, luz, equilíbrio e serenidade. Que os nossos pais Encantados te dêem a devida sabedoria e coragem, para continuar sendo essa brava Guerreira que você é e sempre foi.
Lembre-se no universo, tudo está baseado no equilíbrio natural das forças. Isso pode ser observado quando atravessamos momentos de grandes dificuldades. Nada chega até nós, sem que exista um propósito para o nosso crescimento e que no meio do caos que nasce a ordem.
O povo Pankararu está muito feliz por Elisa. Não se trata de um otimismo cego ou inconseqüente, mas sim da compreensão, de que quando ocorre uma mudança, ela é necessária para apagar arestas e abrir caminhos.
E para finalizarmos, gostaríamos de dizer enquanto povo Pankararu, que a participação de nossa guerreira no Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena, para nós, é algo justo, pois trata-se de um reconhecimento, pela sua amplitude e transparências nas diversas dimensões.

COEPP – Central de Organização das Escolas Publicas Pankararu

coepp.pankararu@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quero nesta oportunidade registrar os meus PARABÉNS a esta Guerreira, que se mostra tão preocupada com o próximo e com o coletivo.
    Como diria Paulo Freire
    “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” e tb
    “Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”
    Por tudo isso e por “Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura”, que eu te desejo AVANTE grande senhora, para se cumprir o seu destino de EDUCAÇÃO e VIDA MELHOR para a sociedade indigena de Pernambuco e porque não desejar que se torne referencia Nacional.
    Parabéns,
    Atenciosamente
    Profa. sandra Soares

  2. “Hay que endurecer-se pero sin perder la ternura”

    Frase célebre do Ernesto Che Guevara, parece falar desde a camiseta de Eilsa, falar do jeito em que eu a conheço e a admiro.
    Vejo nela uma grande guerreira por combinar a perseverancia nos objetivos e seu gigante respeito por todos os seres humanos, seu lado carinhoso.

    Espero que agora, as vitorias aumnetem a cada dia mais as conquistas dos povos indigenas de PE.

    “Hasta la vitória, siempre!” …

  3. Quero aqui deixar registrado a minha alegria de saber que pankararu deu mais um passo,um passo longo para mais uma area que faz parte de um contexto tão importante pro povo pankararu é pro Brasil,que é a educação.
    PARABÉNSSSSSSS…Elisa que a seriendade,honestidade,verdade e a luta continuem fazendo parte de todas as suas conquistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here