Morar na Ilha é mais saudável.


(I)Morar na Ilha é mais saudável. Aqui é todos por um e um por todos. Lá na cidade, você se vira, ninguém é parente seu, ninguém é nada seu. Se disser que é índio lá é caçar confusão, é discriminação.

Com meu primo aconteceu assim:

(P)Por que não sou??

(I)Porque não é! Nunca vi índio branco!

(I)Comigo eles dizem:

Tu não é índio não, tu morava perto de casa!

(I)Tem umas professoras que nos chamam de ladrão, diz que nós roubamos a terra.

Rodrigo

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. concordo com vcs o indio na cidade é muito discriminnado, e se não tiver os traços físicos de nativos da amzonia é mutivo para chacota, mais não são esses desprovidos de conhecimentos que vão tirar de nós o amor a liberdade e o prazer de fazer parta dessas lindas comunidades, onde o respeito e a união fazem parte de nossa vidas , eu já passei por isso pois no momento tive que me ausentar da aldeia, “tumbalala’ mais sei que nimguem muda nossas origens e costumes pois somos indios por nascemos indios e iremos morrer indios, felizes e satisfeitos por fazer parte desta tão simples e grandiosa em coração que é nossas comunidades, quando isso acontecer devemos estarmos preparados para testemunhar pelo nosso povo. Que deus nos abençoe e nos ilumine para que assim possamos adquirirmos forças para vencer todos esses preconceitos e lutarmos por um mundo mellor e igualitario, que aliáis esse principio começaram conosco. E essa sua professora deveria assistindo aulas e não ensinando o que não sabe,espero que ela leia esse comentário pois jamais fomos ladrões de terra ela precisa estudar hitória. Se ela quizer podemos ensinala, bjus meus irmãos!

  2. Fui chamado de índio não,
    Sim,traficante e ladão!
    Respondir com a minha terra
    Quadripliquei a plantação
    Hoje pra sobreviverem
    O arroz na mesa terem
    Devem aos índios da Assunção

    No processo de retomadas das nossas terras, fomos vítimas constantes de preconceitos com nossa identidade, hoje continuamos entre os crocodilos e leões que marginalizam nosso povo e a luta pela terra, assassinam jovens e lideres do povo, na intenção de desarticular o movimento de resistencia. Nos chamam de canelas cinzas, ladrões e preguiçosos, e nós provamos que os canelaz cinzas são hoje os maiores produtores de arroz do estado, graças as retomadas, aos encantos, as lideranças e a povo guerreiro, Aos canelas cinzas, negros de cabelos duros que são nosso índios Truká.

    Reina, reina!!!!! Assunção

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here