Treinamento Sobre Museus Indígenas!

Objetivos

Apoiar atividades da casa de memória Pankararu visando a sua organização / estruturação e o fortalecimento da iniciativa junto ao povo Pankararu, tendo em vista a elaboração de um diagnóstico para nortear a gestão e manutenção do espaço museológico.

Ementa

Conteúdo Programático

Unidade I- componentes básicos para a ação educativa em museus .

1.1- O sentido pedagógico no museu: possibilidades da ação educativa na especificidade de museus em comunidades indígenas;

1.2-  Estrutura e funções básicas de museus : salvaguardas , pesquisa e comunicação ; núcleo educativo ( visitas orientadas , pesquisa , aulas de História e material didática); exposições ( longa duração e curta duração); reserva técnica; procedimentos da documentação/ identificação do acervo (livro de tombo , marcação  e medição dos objetivos, ficha de catalogação/inventário);

1.3-  Conceitos básicos da museológica: ação musealização , coleção , museografia.

Unidade II- Problemáticas centrais na organização do museu indígena  indígena.

2.1 vestígios arqueológicos

2.2 Identificação de acervos- repatriamento de objetos;

2.3 Formação de acervo ;

2.4 Capacitação técnica e conceitual ( gestão e funcionamento );

2.5 Parcerias : escola x museu x lideranças x comunidade;

2.6 Atividades no museu indígena.

Unidade III- O diagnóstico Participativo.

1.1- O diagnóstico participativo enquanto metodologia de organização de museaís em grupos indígenas;

1.2- Processos de estruturação de unidades museológicas;

1.3- Processos de organização /adaptação de casa de cultura ás funções de unidade museológica ;

1.4- Diagnóstico e mobilização comunitária : escola , associação e museu indígena.

Instrutores : Alexandre Gomes e Nilvânia Barros

Patrícia  Pankararu

Professora Indígena Pankararu!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Foi um primeiro encontro que procurou fortalecer as iniciativas de valorização da memória do Povo Pankararu, onde tivemos uma grande alegria em perceber a riqueza da expressão cultural do povo e a força de anos de luta. Muita obrigada a todos que participaram da oficina e também a todos aqueles que nos receberam e partilharam momentos conosco. Agora o empenho é ainda maior, mas com vontade e comprometimento em breve veremos viabilizados várias propostas e projetos que serão grande ferramenta de luta pela manutenção da tradição e do saber Pankararu.

  2. Foi um teinamento que com certeza nós estavamos precisando, pois estas pessoas que nos deram este treinamento são muito esperats nesta área de museus indígenas, e nós da Casa de Memória do Tronco Velho Pankararu só temos a agradecer aos colaboradores e a parceria com o NEPE, através do professor Renato Athias…Estamos esperando mais momentos como este para que possamos dar andamento a nossa iniciativa…

  3. Foi um teinamento que com certeza nós estavamos precisando, pois estas pessoas que nos deram este treinamento são muito esperatas nesta área de museus indígenas, e nós da Casa de Memória do Tronco Velho Pankararu só temos a agradecer aos colaboradores e a parceria com o NEPE, através do professor Renato Athias…Estamos esperando mais momentos como este para que possamos dar andamento a nossa iniciativa…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here