As atividades internas de trabalho e formação continuam. Os manifestantes iniciaram revezamento de grupos para manutenção da participação e a retomada da terra pelos índios.

Alguns grupos que participaram da ocupação e montagem do acampamento retornaram para suas regiões, enquanto novas caravanas começam a chegar para reforçar a resistência na área, dar continuidade às atividades de preparação da terra e levantamento dos abrigos que devem alojar as famílias indígenas.

Para marcar dois anos do assassinato de dois índios e celebrar a retomada das terras, o povo Truká organizou um grande Toré – principal ritual, até a madrugada de hoje (01). Eles dançaram e cantaram toda a madrugada ao som de maracás e iluminados por uma grande fogueira.

Reunião de governadores
Segundo informações da assessoria de comunicação do governo pernambucano – divulgada no site oficial, os governadores de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – Eduardo Campos, Cássio Cunha Lima e Wilma Faria – se reunirão em Recife, amanhã (02). O encontro acontece em caráter de urgência e servirá para tratar das manifestações contra o projeto de transposição, como a que acontece na tomada de água do eixo norte.

A coordenação do acampamento acredita que a reunião poderá provocar uma reflexão sobre as mobilizações contrárias ao projeto e a forma impositiva como este tem sido colocado, inclusive com a utilização do exército. Espera-se que os representantes estaduais contribuam na manutenção do caráter pacífico da manifestação em Cabrobó (PE). Além disso, que estimule o debate público sobre os verdadeiros beneficiados pela obra.

Serviço:
Acampamento em Cabrobó (PE)
Local – BR 428 KM 29, entre Cabrobó e Orocó (PE)
Envolvidos – MST – MPA – MMC – MAB – APOINME – MONAPE – CETA – SINDAE – CÁRITAS – CIMI – CPP – CPT – ASA – AATR – PJMP – CREA/BA – SINDIPETRO AL/SE – CONLUTAS – Federação Sindical e Democrática de Metalúrgicos do Estado de MG – Terra de Direitos – Fórum Nacional da Reforma Agrária – Rede Brasileira de Justiça Ambiental – Fórum Permanente em Defesa do Rio São Francisco / BA – Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte de MG – Fóruns de Organizações Populares do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco – Frente Cearense Por uma Nova Cultura da Água Contra a Transposição – Projeto Manuelzão/MG – STRs, Colônias de Pescadores, Comunidades Ribeirinhas, Indígenas, Quilombolas, Vazanteiras, Brejeiras, Catingueiras e Geraiseiras da Bacia do Rio São Francisco
Contatos
Ruben Siqueira
Clarice Maia (Comunicação)Ministério Público Federal
Sérgio Rodrigues de Castro Vara Federal

divulgador na rede
coanpank.
coan@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here