dsc00690

Aconteceu hoje dia 24 de Novembro o segundo dia da 5ª Oficina da Esperança da Terra com o tema Sabedorias de Geração em Geração: da transmissão oral, das plantas e da saúde.

O dia foi bastante produtivo e intenso e em roda, com o bastão da fala na mão todos puderam compartilhar um pouco do que sabiam sobre os conhecimentos tradicionais das comunidades que pertenciam.

Conhecemos um pouco sobre as Parteiras Pankararu que vêem desenvolvendo um belíssimo trabalho na Aldeia Pankararu com o resgate do parto natural. Ficamos sabendo que elas estão organizadas e sempre se reunem para trocar suas experiências e juntas aprender mais. Está presente na Oficina uma das parteiras a Sª Ana Pankararu. Ela contou que aprendeu a fazer partos com sua avó e que usa remédios com ervas para estimular as contrações e também para fazer banhos de acento depois do parto. Para ela os partos em casa são mais humanos e que as mães são melhor cuidadas.

Imagem de Amostra do You Tube

Houve também durante a oficina uma grande roda onde todos contaram um pouco sobre as ervas tradicionais que usam e para que serve cada uma, como a Erva Pitó que serve para febre, o carrapicho de agulha que serve para próstata, a pedra do peixe Corvina que serve para cólica, café beirão para Hemorróida, batata de purga para amenia.

Ficamos com a certeza de que as ervas tradicionais são de grande importância e que a fé no seu uso é fundamental. É preciso introduzir no curriculum escolar o ensino destas atividades tradicionais para que este conhecimento continue sendo repassado de gerações em gerações.

Ao final do dia foi plantada as mudas trazidas pelos participantes da Oficina e também outras coletadas pela visinhaça para formar a FARMÁCIA VIVA  da Esperança da Terra.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Advogada Indígena, militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. Potyratupinamba@indiosonline.org.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Que bom saber disso!
    Percebemos o quanto somos ricos de conhecimento…Nossas comunidades precisam manter essa historia viva, e repassá-la adiante pois é de grande riqueza para nós!
    Parabénsss a todos!

  2. É bom saber que eventos como estes estão acontecendo com mais freguência, pois a sabedoria dos nossos antepassados é muito rica e deve chegar ao conhecimento de todos. O mundo atual tem muitas vezes esquecido de valorizar formas mais saudáveis de se viver como é o caso dos tratamentos naturais que não agridem o organismo como os químicos. Parabéns a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here