Esta é uma entrevista com Alexandre Pankararu. Ele é um índio preocupado com seu povo e por isso ele participa do Movimento Jovem Pankararu e de outros movimentos. Para ele, participar desses trabalhos sociais é uma forma de ajudar seu povo.
Alexandre tem 32 anos, mora na aldeia Brejo dos Padres, em Pankararu. Em 2001 trabalhou como professor de “Educação física diferenciada” (é uma educação física para indígenas) e desde 2005 vem trabalhando com os jovens Índios On-line (índios on-line é um projeto de inclusão digital para sete povos indígenas do Brasil).
Alexandre falou assim: “Trabalho com jovens, pela preocupação social, tento retirar os jovens da ociosidade (da falta do que fazer). Hoje os jovens andam muito alienados à mídia, em critérios de beleza, comportamento, estética, totalmente dependentes; essa é a visão que tenho. Se os jovens tivessem o que fazer, seja na área esportiva, cultural, profissional e ou política (uma forma de organização em geral), eles automaticamente se tornariam autônomos, com capacidade de seguir seus próprios sonhos, objetivos. Hoje as minhas expectativas são boas mesmo que não tenha causado um efeito visível ainda, mas a logo prazo acredito que os jovens apreenderão a caminhar com suas próprias pernas e dar seqüência a esse trabalho esportivo, político, cultural, profissional, que venho exercendo hoje com todos os jovens Pankararu, seja ele ou ela de que aldeia for de Pankararu sem restrições”.

Esse projeto índios on-line trás propostas inovadoras para a comunidade Pankararu, o qual promove e possibilita aos índios pesquisar, resgatar, preservar, atualizar, valorizar e proteger suas culturas além de estimula o dialogo intercultural. Promove o respeito pelas diferenças, a cultura da paz. Conhecer e refletir sobre o índio de hoje, socializar os conhecimentos das tradições em beneficio do planeta. Que vem dando frutos, pois resgata o jovem para uma questão de reflexão, do que é uma cidadania, um jovem pankararu com sua cultura, com objetivos próprios sem restrições.

Sandra Monteiro (sandrapank)
Sandra_monteiropank@yahoo.com.br