Eu Bainan, juntamente com minha família temos a honrara de relatar a labutar com trabalho da nossa roça, e ao mesmo tempo redigir uma enorme luta que o nosso povo batalha para conseguir o sustento das suas famílias.

Pra nós conseguir um pouco de dinheiro temos que trabalhar muito
Pra nós conseguir um pouco de dinheiro temos que trabalhar muito

Aqui na nossa roça cultivamos o plantio da laranja, banana da terra, banana da prata, e andu.

separando o andu verde do seco
separando o andu verde do seco

 Mais as bananas e os andus são produtos que mais nós vendemos na feira, para conseguir recurso para ajudar no sustento de todos, porem para adquirimos o pouco de dinheiro que fazemos durante a vendagem não é nada fácil é preciso que todos trabalhem com enorme esforço.

aqui nós se reune para debulhar o andu, durante este dia ficamos trabalhando o dia todo
aqui nós se reune para debulhar o andu, durante este dia ficamos trabalhando o dia todo

 Porem quando as bananas caem à produção nos se apegamos com a produção do andu que durante a semana de terça a quarta-feira nós todos vamos colher andu na roça, após a colheita é separado o andu verde do seco, depois é debulhado andu verde e ensacado para ser vender no dia de sexta-feira e sábado na cidade de Pau-Brasil. 

 andu debulhado pronto para levar para feira pra vender.

O andu seco é servido para produção do café que chamamos de café do andu é substituindo pelo o café industrializado, também o nosso ancião fala que o café do andu serve para combater a doença do diabete.

Nós sabemos deste beneficio que este produto nos oferece fazemos remédio preparando o andu torrando numa forma construindo café e fornecemos para a pessoa doente para tomá-lo com iniciativa combater a doença.

Bainan Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here