A estrada da minha aldeia está terrível, buracos que todos os dias têm aumentados, ônibus escolar que não tem recebido supervisão da secretaria da educação do estado e quem mais sofre são os alunos indígenas.

O motivo que as estradas não são consertadas devido à discriminação dos gestores do município de Pau Brasil só por que somos índios, a esfera estadual já tem conhecimento de nossa situação, mas o que esses políticos, que na maioria são mentirosos querem é roubar o nosso único arma que é o volto, com promessas mentirosas. Sou pai de três filhos, tenho 2 estudando, moro em Água Vermelha que fica uma distancia de 25 Km do colégio na aldeia Caramuru, entretanto a maioria das crianças da 1ª        há 4ª série, vão pegar o ônibus 6 horas da manhã, algumas não tomam café direito, outras nem toma café de manhã. Enfrentam lamas, por que a maioria não tem botas, o que faz que muitos peguem resfriado nesse período de chuva. Quando a crianças sair nós pais ficamos muito preocupados e com uma forte dor no coração, na realidade é um desespero nosso. As crianças Pataxó Hãhãhãe estão sofrendo bastante. O fato que aconteceu ontem meu filho foi estudar junto com outros colegas, no colégio do Caramuru, a aula foi rápida e então ficou andando no colégio até os outros alunos ser liberados, a merenda foi um copo de suco e meio pacote de biscoito de sal (65 gramas), imagine para uma criança que está com fome se conter com essa regrada merenda, após terminar as aulas começou um novo desafio, voltar para casa. A empresa SETRAN, que tem um contrato de transporte com A Secretaria de Educação do Estado, que todos os anos muda de nome, por exemplo o ano passado se chamava SINAI.  Para conduzir os alunos indígenas da nossa aldeia não tem dado a assistência necessária aos alunos, aqui os ônibus quebram constantemente, e quando isso acontecem quem é o maior prejudicado são os alunos, por exemplo, ontem meu filho que sai junto com um grupo grande de alunos indígenas as 6 horas da manhã só chegou as 14H:40mm em casa, ele mim contou que já estava para entrar em desespero, a mesma realidade dele é a dos demais, hoje cedo o meu filho não queria ir mais estudar, com medo de acidente devidos as péssimas  condições da estradas, e falta de uma merenda escolar de qualidade. Realmente faz com que os pais entram em desespero, por que isso vem acontecendo freqüentemente o que nos deixa mais preocupados.  Objetivo desta Carta:

  • Pedir aos governantes do estado que autorizem o conserto das nossas estradas, já que é um dos fatores que tem mais colocado em riscos a vida de nossos alunos. Quem está dentro do ônibus fica parecendo quando está na montanha russa, a sensação de medo quando se passa nos lugares de auto risco.
  • Melhore a merenda escolar dos alunos, porque a merenda é insuficiente de baixa qualidade nutritiva na maioria das vezes.
  • Reveja o contrato com a empresa SETRAN, pois os transporte precisam de revisão e vistoria do estado, sabemos que essa empresa é muito bem remunerada e por isso precisam nos dá a confiança em andar nesses transporte que quebram muito, também a estradas colaboram com isso.
  • A nossa aldeia os local que acostumam quebrar o ônibus tem sinal de celular, e a empresa  deveriam ter outro ônibus reserva e não deixar a nossa crianças sofrendo nas  estradas, esperando a vinda de um mecânico para consertar o transporte  para depois que todos estão massacrado ser levado de volta para casa, quero ainda dizer que tem crianças pequena que não conseguir voltar para casa de pé é muito longe. A empresa teria duas possibilidades, 1ª mandar outro transporte de imediato socorrer os alunos, ou 2ª providenciar alimentação para as crianças quando as mesmas ficam esperando o mecânico consertar. assim evitaria um as tortura as nossas crianças.

 

Caríssimos Parentes e amigos, faço um apelo para que essa carta chegue até as autoridades competentes para que esse situação repugnante possa ser resolvido, o meu desespero é o que todos os pais de alunos indígenas da minha aldeia  vem passando pela mesmo sofrimento.

Atenciosamente

Fabio Titiá

Pai dos Alunos Fabrício Titiá e de Bruna Titiá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

10 COMENTÁRIOS

  1. hoje nós estamos no caminho de calamidade publica com cidadão nós não temos
    respeito esta sofredo grande discriminação do municipio de pau brasil,
    em Água vermlha sai muito produção da acricultura que é trasportado para cidade
    pau brasil,com leite ,é o cacau ,e a verdura etc …
    que eu quero fala que os indios da água vermelha outra regiões ,que ajuda na economia de pau brasil.
    o prefeitoira do municipio sou vem aqui em ÁGUA vermelha em busca de voto, nas politica, prometeiro para gente trabalhara com passeia com assiciação o funai o outro orgor a sinou uma carta de compromisso para associação haiav.
    ate agora nos estamos nesse sofremento mas nos não temos medo de fala o que esta si passado com a comunidade , por que nós pocuramos nosso direito de cidadão !

  2. É UMA TORTURA PARA OS ALUNOS, INDIGNAÇÃO PARA OS PAIS, VERGONHA PARA OS NOSSOS CACIQUES E LIDERANÇAS, UMA INRESPONSABILIDADE PARA NOSOS REPRESNETANTES POLITICOS… EU GOSTARIA DE SABER SE OS PAIS DE ALUNOS JÁ CONVOCARAM UMA REUNIÃO PARA TRATAR DO ASSUNTO COM O VEREADOR INDIGENA QUE SE DIZ REPRESENTAR A COMUNIDADE PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE, ISSO NÃO É OBRIGAÇÃO DOS PAIS MAIS JÁ QUE O VEREADOR FAZ VISTA GROSSA NAS NENSCESSIDADES DOS PROBLEMAS DAS ALDEIAS, ESTÁ NA HORA DE CHAMAR SE O MESMO NÃO TIVER ENTERECE, PODE SER UM OUTRO PALARMETAR DO MUNICIPIO, PQ ELES SÃO PAGOS PARA DEFEDER OS DIREITOS DOS CIDADÕES INDOS E NÃO INDIOS, EU FICO TRISTE COM ESSA SITUAÇÃO, AGORA ESTÁ NA HORA DO POVO SE CONCIENTIZAR E DAR UMA RESPOSTA NA ELEÇÕES, VOLTAR EM PESSOAS QUE REALMENTE TEM COMPROMICO COM O POVO, NÃO É ESTES POLITICOS QUE SÓ SABE DEFENDER SEUS AUTISSIMOS SÁLÁRIOS, FICO TRISTE QUE EXISTE NAS NOSSAS COMINIDADES PESSOAS LEIGAS QUE NÃO É CONHECEDOR DOS SEUS DIREITOS GARANTIDO POR LEI… AINDA NÃO VI NADA DE BENEFICIO EM PROL DAS NOSSAS COMINIDADES, SÓ VEJO O MESMO TRANTANDO DE FOFOCAS E ALIMENTANDO A BRIGA INTERNAS DENTRO DAS COMUNIDADES, E CALUNIANDO PESSOAS DE BEM QUE QUEREM ALGO DE BENEFICIO PARA O POVO… JAQUES WAGNER, FOI O GOVERNO QUE ABRIO AS PORTAS PARA OS INDIOS SÓ QUE FAMOS MAUS REPRESENTADOS E NÃO TIVEMOS NEM UM BENEFICIO TRAZIDOS PARA AS COMINIDADES, JÁ QUE O MESMO SE GRANDESSE E SE DIZ AMIGUISSIMO PARTICULAR DO GOVERNO.. ATÉ UM TRATOR QUE FORAM PROMETIDO, FICA AQUELA BRIGA DE PODER QUE ATÉ HOJE NÃO FORAM LIBERADO ISSO JÁ FORAM 04 ANOS SÓ DE PROMESSA, OS TANQUES DE REFRIAMENTOS DE LEITE FORAM APROVADOS E AINDA NÃO FORAM LIBERADOS.DEVIDOS OS PROBLEMAS INTERNOS…QUANDO O PAI INDIGNADO RELATA O ASSUNTO DA MERENDA ESCOLAR,
    FICA UMA PERGUNTA: JÁ FIZERAM UMA FISCALIZÃO??? JÁ FORAM SABER A QUANTIDADE DE MERENDA QUE O ESTADO LIBERA PARA OS ALUNOS??? SE NÃO MIM FALTA A MEMORIA JÁ HOVE DENUCIAS NESTE SOTE INDOS ONLINE, SOBRE ESTA MERENDA ESCOLAR, TEM QUE VER SE FARAM APURADAS AS MENSIONADAS DENUCIAS DE “ROUBO DE MERENDAS” ISSO É DIREITO DO CIDADÃO INDIOS E NÃO INDIOS, SÃO DINHEIROS PUBLICOS NÓS TEMOS QUE TER CONHECIMENTO, SABER O NUMERO DE ALUNOS QUE FAZ USO DOS BENEFICIOS DO GOVERNO, OS TRASPORTES ESCOLARES, VER SE AS LICITAÇÕES FORAM FEITAS DE FORMAS LEGAIS TER ACESSO UMA COPIA DO CONTRATO, SE REALMENTE ESTÁ CORRESPONDENDO O QUE ESTÁ ESCRITO, EM FIM SE NÃO ESTIVER CORRETO EXISTE O MINISTÉRIO PUBLICO PARA DENUNCIAREM, SE NÃO RESOLVER POR AQUI, TER 6ª CAMARA (PROCURADORIA GERAL) EM BRASILIA, COM CERTEZA AS AUTORIDADES COMPETENTES VÃO TOMAR PROVIDENCIAS SÓ NÃO PODEMOS DEIXAR OS NOSSOS JOVENS SEREM HUMILHADOS, POR FALTA DE PESSOAS COMPETENTES E HONESTAS. EU FICO AQUI CO MINHA OPINIÃO E DIGO MAIS NÃO FIQUEM CALADO MEUS PARENTES BOTA A BOCA NO TROBONE, VCS É QUEM SABE E SENTE O SOFRIMENTO, VCS PODEM ATÉ CONVIDAREM A EMPRENSA E JORNAIS PARA REGISTAR OS FATOS, ISSO É CIDADANIA E DEMOCRACIA, CHEGA DE CORRUPÇÃO CHEGA DE SERMOS ENGANADOS POR UMA MEIA DUZIA QUE SÓ TEM ENTERESSE PROPRIOS..
    QUERO DEIXAR MEU ABRAÇO A TODOS INDIOS E NÃO INDIOS…
    jovanildotitia@hotmail.com,

  3. meus claros parentes indios estamos passamos por varios situaçaos de des respeito e discrisminaçao sobre nossa estrada da nossa aldeia de agua vermelha,que esta toda estragada, buracada, o Onibus da empresa SERTRNS que leva o nosso estudante para o colegio esta ocorendo um grande perigo . o nosso povo que presisa tambem esta nesta situaçao como pais de familia, e criança mulheres gestantes, anciao ,todos passam essa fasse de sofrimento ,pedidos varias vezes pedimos aos veriadori para reforma as estradas mas elis disseram que nao podia.ea secretaria do estado da Bahia e da educaçao mas nada resolvel, isso e muito lamentavel nos todos cidadao passa risco de vida, e ser culpado para sempre e meus Amigos sao triste realidade que esta acontesendo em minha aldeia, presisamos de ajuda para resolver esta situaçao a que colabore sera bem gratificado e nos agradeçe com muito prazer.

    FABRICIO TITIAH
    http://WWW.INDIOSONLINE.ORG.BR

  4. bom meus amigos sao triste realidade que nos indios pataxo hãhãhãe,estamos passando poresta estrada toda buracada e pessma condição. onde eu moro fica muito distante da cidade, e nos como estudate, passa por risco de perigo todo ano.como estamos com este tempo chuvoso;a estrada fica bastante esqureguenta.os buracos comeca a funda, quero dizer que onte dia. 30/07/2010 de agosto ocorreu um fato de perigo. onibus da empresa SERTRNS.frequenta levando os estudate para o colegio, tombou dentro do onibus estava crianças mãe de familia mulheres gestante, anciões jovens que estavam gritando de deseperados.pedimos a juda o prefeito vereador do municipio de pau-brasil.a sercretaria do estado da bahia mas não fio resolvido são tanta situacões que passamos todos so dias.portanto estamos pedindo clarisidamente uma a juda de apoio. a todas as autoridades que possa abraça esta causa.

    AGRADECIMENTO ETINIA PATAXÓ Hahãe

    BAINAN PATAXÓ

    http://WWW.INDIOSONLINE.ORG.BR

  5. Caro amigos indigenas pataxó hãhãhãe, eu tenho vergonha de ser BB, brasileiro e bahiano são tantas discriminação contra vocês.!! eu pensava com esse governo Lula e Jackes as coisas estivesse melhor para as comunidades indigénas. O que mim surprendeu que existe um vereador indio do partido do governo dentro da comunidade de vocês eu não sabia, isso que o Aratimbó diz é verdade??
    se realmente for, isso é uma vergonha mim descupas meus companheiros, esse vereador não deve ser indio, ele pode está se passando por indio pelo o que conheço da história vocês vocês não pensa dessa forma, sei que são guerreiro sempre lutou defendendo os direitos de vocês. Reune toda a comunidade e caça o mandato desse cara já que não quer trazer beneficio para seu povo e fica criando problema, não se cale meus amigos quem sente a dor é quem geme. E eu gostei do depoimento do Aratimbó é isso mesmo que ele digitou, tem que buscar o direitos de vocês ele é logo direto..!! rsrsrs indio inteligente..!! blz um abraço meus amigos sucessos.

  6. Responsabilidade do Estado

    Seguindo as lições do professor Celso Antonio Bandeira de Mello, a responsabilidade do Estado nestes casos é subjetiva, o que vale dizer que não basta comprovar que os danos causados à vítima são provenientes da ausência do serviço (no exemplo acima, da falta de manutenção da via pública). É necessário demonstrar, igualmente, que o Estado tinha o dever legal de prestar o serviço, que não foi realizado por sua culpa (negligência, imprudência, imperícia). A partir disso, fica o Estado responsável pelo pagamento de indenização aos particulares vitimados pelos danos morais e patrimoniais sofridos.

    A responsabilização do Estado (Administração Pública – é o aparelhamento do Estado destinado à realização de serviços, visando à satisfação de necessidades coletivas) pelos públicos ou por particulares que prestam serviços públicos sempre o Estado será responsabilizado, independentemente de culpa porque provem de um ato e de uma decisão do Estado. Um ponto importante a ser frisado é que, quando a lesão ou o dano decorrerem de culpa (negligência, imprudência, imperícia) do empreiteiro, pode o prejudicado buscar a responsabilização também deste.

    Leia mais: http://transitoescola.blogspot.com/p/ma-conservacao-das-vias-e.html#ixzz0vS9ukyWk

    Desta forma parente vc mesmo pode lutar pelos seus direitos, lute tem coragem faça passeatas, documentação, abaixo assinados procure acidentes que já ocorreu por motivo das condições da estrada mostre que vc é um guerreiro indígena entre na historia de sua comunidade ajudando não será fácil mais se vc fizer uma boa articulação será possível.

  7. É HORA DE CAMPANHA, OS DEPUTADOS VEREADORES E UM MONTE DE CANDIDATOS PROMETERAO O FIM DO SOFRIMENTO DE TODAS AS FAMILIAS, TAIS COMO MELHOR ATENDIMENTO A SAÚDE, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E TUDO.
    O NOVO PRESIDENTE DA REPUBLICA VAI SE ELEGER, O MESMO VAI ESCOLHER O MINISTRO DA JUSTIÇA, E ESTE O ULTIMO ESCOLHE O NOVO PRESIDENTE DA FUNAI. ENQUANTO QUE ELES VAO SENDO PROMOVIDOS PARA OS CARGOS SUPER-IMPORTANTE, OS PROBLEMAS CONTINUAM PELOS QUATRO CANTOS DO BRASIL.

    E AI ATÉ QUANDO VAMOS VIVENDO NESSAS CONDIÇÕES DIANTES DOS SUPER FARTURAMENTO, ESQUEMAS DE CORRUPÇAO ? COMO NESSE EM QUE A EMPRESA GANHA BEM, MAS NAO PRESTA SERVIÇO DIREITO, NOS CONTRATOS EXISTEM PROMESSAS DE SERVIÇOS ESCRITOS E QUANDO O MINISTÉRIO PUBLICO APARECE A EMPRESA ALEGA:

    – TA TUDO BEM COM O TRANSPORTE, OS INDIOS ESTAO MENTINDO!

    ENQUANTO QUE O PROBLEMA DE FATO EXISTE.

    E POR ONDE ANDAM OS INDIOS ADVOGADOS, OS FUNCIONARIOS INDIGENAS DA FUNAI??????
    HUM, HOJE É DIA 02 DE AGOSTO O DIA DO PAGAMENTOS DOS FUNCIONARIOS DA FUNAI.

    PATXON METUKTIRE

  8. O texto TORTURA AO ALUNOS PATAXÓ HÃHÃHÃE,

    está bastante comentada, pessoas aos amigos e parceiros que comente e der a sua opinião, e se tiver acesso a emails da autoridades pessoas que enviem por favor.
    Aqui essa semana, a situação está tão grave que os ônibus escolar Pararam de funcionar na região de Agua Vermelha,
    Na sexta feira um ônibus escolar quase Tombou cheio de alunos, foi terrível, muitos gritos, o motorista quase enlouqueceu. nós Pais estamos aflitos.
    Pelo amor de Deus nos ajude!

  9. Aos Hahahae:

    Listem os emails dos vereadores, secretarios e prefeitos de vossos municipios…. Listem os emails de algumas autoridades estaduais sobre Rodovia, Transito, DIREC, FUNAI, atrade, correio da Bahia, tirem umas fotos ou video da coisa…E vamos espalhar com copia para todos a situação….

    Essa interpresão e o movimento dos indigenas e seus solidarios, farão com que o servidor responsavel se sensibilize e viabilize a resolução do conflito.

    Apelese sempre a divulgação pública e massiva dos fatos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here