A musica do povo xucuru kariri da aldeia mata da cafurna trouxe em se a arte de expor seus sentimentos nos cânticos.
O cântico indígena a principal maneira de louvar a Deus tanto na alegria quanto nas tristezas das conquistas e derrotas também fazer protesto diante da sociedade.
Cantamos e dançamos o toré quando estamos triste por esitar doente ou perdido alguma causa, pedindo força para ter coragem para reagir e não parar de lutar. Assim quando estamos contentes bastante quando conquistamos alguma graça de Deus ou por simplesmente por estar com saúde e de barriga cheia e sempre levando o nosso pensamento a Deus com amor e respeito para que venha realizar o nosso objetivo. Assim através de seu canto e conversa com Deus tanto pedindo quanto agradecendo, por que para nós ate o amanhecer é uma grande conquista concedida por Deus e que temos que agradecer.
O toré cantado é representado de varias formas e revela homenagem e respeito a Deus e a mãe natureza. Assim o toré identifica cada canto com seus gestos para cada homenagem feita.

ENTÃO TEMOS OS SEGUINTES TORÉS

*O toré do passarinho: revela que um dia foi livre, livre como um pássaro utilizando o seu território com total liberdade onde falava sua língua, cantava e dançava seu toré comia o queria na hora que bem entendia. Alem de nós lembra do passado revela a falta que nós faz aquele tempo de liberdade onde a necessidade fazer alguma coisa era o patrão.

*O toré da guerra: antes revelava apenas o guerreiro que lutava contra as doenças e por sua própria sobrevivência. Mas hoje revela seu espírito guerreiro que teve como principal objetivo lutar contra o massacre do homem branco, e foi e será esse espírito de guerreiro que nós fez continuar vivos resistindo as invasões que nós trans formaram aparente mente em brancos, mais esse toré da guerra também revela que essa transformação é só na aparência mais interiormente existe e viverá esse guerreiro que nunca morre, apenas se transforma graças a Deus de geração em geração.

*O toré cruzado: revela a união do homem com a mulher, pois a mulher indígena passa para seu companheiro uma grande força espiritual e tem uma intuição muito forte, assim essa mulher guerreira representa a força, o amor, a família ninguém mais do que ela para estar ao lado do seu companheiro diante de qualquer circunstancia.
*O toré da chuva: revela pedidos e agradecimentos a Deus. Dançamos e cantamos esse toré para pedir a Deus perdão e fartura de alimentos e saúde, paz, união, e força. Como também para agradecer as conquistas concedidas por Deus. Também para superar ou ter superado qualquer derrota, como perda de parentes e doenças.
*O toré de roda: revela que o progresso daquele povo é responsabilidade de todos, que temo dever de estar juntos, para ganhar ou perder e unidos enfrentar seja qual for o resultado.

Aldeia Mata da Cafurna(xucuru kariri)
swyani2006@yahoo.com.br