Como já sabemos o “homem branco” ou não indígenas, ainda alguns deles pensam que dia do índio se resume apenas o dia 19 de Abril, mais eles estão muito enganado, pois o dia dos indígenas é todos os dias.
Os indígenas lutam todos os dias pelos seus direitos já garantidos por lei. Mais lei essa que não são cumpridas pelos próprios brancos que colocarão no papel, mais nem por isso vamos deixar de lutar, pois enquanto houver vida indígena, haverá também esperança e gloria, pois acima de tudo somos brasileiros e não desistimos nunca, por mais que a dificuldade pareça extrema.

Esse dia 19 de Abril ficou marcado, pelo reconhecimento dos povos indígenas pelo então Presidente Getulio Vagas na época, o qual criou o Decreto de Lei nº 5.540 no dia 19 de Abril de 1943.
Para vocês entenderem um pouco esse decreto vamos ponderar como tudo aconteceu.
Em 1940 no México, aconteceu o I – Congresso Indigenista Interamericano, os representantes de diversos países americanos decidiram convidar os indígenas, tema central do Congresso, para o evento. Entretanto, a comissão encarregada de fazer o convite encontrou resistência por parte dos indígenas, pois não era pra menos uma vez que já estavam habituados a emboscadas, perseguições e traições, mantinham-se afastados das reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas.
Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os indígenas resolveram comparecer em massa, e nesse dia era 19 de Abril de 1940.
Essa data por sua importância na história indígenista das Américas, foi dedicada à comemoração do Dia do Índio. No entanto já mencionei anteriormente em outra publicação que o dia 19 de Abril, não é o dia do Índio, o mês de Abril não é o mês do Índio, mais de uma coisa temos a certeza absoluta. Todos os dias, meses e anos são dos povos indígenas, até o Brasil é dos povos indígenas.No entanto nos roubaram, mas vamos reconquistar nossos diretos.
Não podemos esquecer que os primeiros habitantes desta terra chamada Pindorama eram os povos indígenas, quando os portugueses invadiram o nosso país em 1500, os indígenas já estavam aqui e venhamos lutando no seu dia-a-dia desde ai, depois de varias emboscadas, massacres e etc… não é apenas mais um de 19 de Abril, mais sim data essa de 1500 que está cicatrizada em nossas mentes, vão lembrar de nós querendo ou não. Porque desde ai que nossos antepassados morreram por nós, lutando bravamente por defender nosso povo, nossas terras, nossas famílias e nossos direitos constitucionais, eles vão está sempre conosco para continuar a luta.
As mesmas leis que aprovaram nossos Direitos Constitucionais, são as mesmas que querem usurpar, mais já mais vamos deixar.
Chega de tanta violência contra nós povos indígenas, pois somos guerreiros e a luta por um país justo e democrático está por vim, pois temos a sabedoria divina e os “Homens Brancos” ou não indígenas tem muito o quê ainda apreender conosco, pois eles nem sabiam o quê era um banho.
O “Branco” ou não indígenas aprendeu a tomar banho vendo os indígenas tomar banho no rio, antes os portugueses passava somente um pano úmido no corpo, agora aprendeu o quê é um banho.
O mundo está ai a beira de um colapso natural, efeito estufa, vulcões, trovoadas, e etc… então os egoístas têm muito que aprender, para que vejam as alternativas viáveis para um futuro melhor do planeta.
Porque se eles continuarem a destruir a natureza do jeito que vem devastando tudo, a humanidade está perdida.

Edcarlos (Carlinhos)Pankararu
edpankararu@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS EDCARLOS PELO SEU TEXTO, SÓ SERVIU PARA VALORIZARMOS CADA DIA MAIS NOSSA CULTURA!

    CONTINUE NA LUTA PELOS DIREITOS!

    VC É UM GUERREIRO!

    GRANDE ABRAÇO,

    ISA KORDEIRO SOUZA

  2. Ola Edcarlos Pankararù, eu sou italiano mas falo um pouco Portugues, tenho plena consciência do mal que os meus antepassados fizeram e estào fazendo a Màe Natureza e aos povos que vivem na Armonia da Natureza, e por isso eu peço desculpa do profundo do meu coraçào para Màe Natureza e para Voçèis. A cultura ocidental acbou pra destruir muitas coisas incluido estamos destruido o ar e a agua….IMAGINA!!! O ABSURDO…..A LOUCURA destas politicas capitalistas, politicas do COME COME!! mas acredito que as coisas vào mudar em melhor para todos Brancos, Negros, Mulatos, Italianos e em primeiro lugar para os Povos Indigenas, todos os Povos Indigenas que tem a mais grande e antiga sabedoria do Mundo!! Muito obrigado pela sua materia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here